A pedra miracema é um tipo de granito, bruto, que não passa por nenhum polimento. Isso confere a ela uma aparência mais natural e rústica. Você pode encontrá-la no mercado em diversos tons de cores e tipos.
Além disso, essa pedra é conhecida por sua resistência, durabilidade e facilidade de manutenção e limpeza. Assim, se tratada da forma apropriada, você terá um revestimento com um ótimo custo benefício e uma longa vida útil.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Portanto, se você está interessado em usá-la como revestimento, confira a seguir as principais características desse tipo de pedra e os cuidados que precisa ter com ela.
Imagem 01: Este tipo de pedra pode transformar a decoração de ambientes internos e externos.
Para que serve a pedra miracema?
A por sua durabilidade e resistência, a pedra miracema é uma das opções favoritas para vários revestimentos, como por exemplo:
- Calçadas;
- Garagens;
- Escadas;
- Caminhos rústicos;
- Revestimentos de áreas externas e internas em geral.
Além disso, você também pode utilizar essa pedra para decorar ambientes internos.
Dessa forma, ela é ideal para quem escolhe um estilo de decoração mais natural ou mais rústico, sem perder o charme e a sofisticação.
Imagem 02: Um item atemporal e versátil para qualquer tipo de obra. Além disso, também cabe no seu bolso.
Tipos e cores da pedra miracema
Você pode encontrar no mercado a pedra miracema em diversas cores e tonalidades. As cores mais comuns são cinza, amarela, branca e rosa, algumas mais difíceis de ser encontradas do que outras.
Nesse sentido, uma das vantagens da pedra miracema é a sua heterogeneidade: as cores da pedra geralmente são pigmentadas com tons de cinza, o que dá a elas um charme especial. Confira a seguir.
Imagem 03: São várias cores para você escolher e combinar em seu projeto.
Pedra miracema cinza
A pedra miracema cinza é a mais comum e, consequentemente, a mais conhecida. Muito utilizada para revestir áreas externas, como calçadas, escadas e locais com muito tráfego de pessoas.
Afinal, por conta da sua cor, o acúmulo de sujeira fica menos evidente, fazendo com que as limpezas não precisem ser muito frequentes. Além disso, seu tom neutro ajuda a combinar com várias outras cores e estilos de decoração.
Imagem 04: Um modelo clássico e que esconde sujeiras.
Pedra miracema rosa
A pedra miracema dessa cor é mais difícil de ser encontrada. Sua raridade e suas tonalidades fazem com que sua preferência de utilização seja em áreas internas.
Assim, ela é ideal para ambientes com uma decoração mais sofisticada e diferenciada.
Imagem 05: Traz sofisticação e elegância a qualquer espaço.
Pedra miracema amarela
Essa tonalidade de pedra miracema é mais conhecida. Seus tons variam de um amarelo intenso até alguns tons de bege.
Dessa forma, seu uso preferencial é em fachadas de casas, revestimentos de muros, calçamentos decorados e paredes de áreas de piscinas.
Imagem 06: Assim como a rosa, a pedra amarela também possui muito charme em suas composições.
Pedra miracema branca
A pedra miracema branca é mais difícil de ser encontrada, assim como a rosa. Sua tonalidade pode variar de um branco mais parecido com gelo até um tom bem claro de cinza.
Além disso, é mais comum que você encontre com pigmentos acinzentados, sendo muito mais difícil encontrá-la em um tom totalmente branco.
Nesse sentido, sua cor a torna pouco recomendada para áreas externas e locais com grande circulação de pessoas, pois ela tende a acumular e aparentar mais sujeira.
Dessa forma, você pode utilizar a pedra miracema branca para revestir muros e áreas internas, fazer mosaicos e decorar fachadas de casas.
Imagem 07: Perfeita para trazer delicadeza e harmonia a qualquer tipo de combinação.
Vantagens da pedra miracema
A pedra miracema é conhecida e preferida por sua grande durabilidade, resistência e variedade de cores. Além disso, você terá um excelente custo benefício por conta do seu baixo custo de manutenção. Confira a seguir.
Resistência: A pedra miracema é o granito em forma bruta, o que a torna muito resistente. Assim, você pode utilizá-la para diversos fins, revestindo áreas internas e externas, sem precisar se preocupar se o local tem muita ou pouca circulação de pessoas;
Cores variadas: A variedade de cores da pedra miracema faz com que você consiga utilizá-la em diversos locais e adequar sua utilização a qualquer estilo de decoração que preferir;
Baixo custo de manutenção: Se conservada da maneira correta, a pedra miracema não precisa de manutenções grandes nem muito frequentes. Assim, o seu custo com manutenção é sempre baixo;
Custo benefício: A facilidade de manuseio e seu baixo custo de manutenção, fazem com que a pedra miracema tenha um excelente custo benefício;
Segurança: Por não passar por um polimento, a pedra miracema é antiderrapante. Isso proporciona muito mais segurança para as pessoas que circulam pelo local;
Durabilidade: Se tiver todos os cuidados necessários e um bom assentamento, a pedra miracema, por ser dura e resistente, tem uma longa vida útil.
Imagem 08: São práticas e podem combinar facilmente com diversas ideias.
Desvantagens
Como todo revestimento, a pedra miracema apresenta algumas desvantagens. Todas elas ligadas à própria natureza da pedra e a forma de manuseio. No entanto, esses problemas podem ser facilmente contornados, se você tomar os cuidados necessários. Confira:
- Acúmulo de sujeira: Por mais que, em seus tons mais escuros, a sujeira seja menos aparente, a pedra miracema é porosa por natureza, o que faz com que acumule mais sujeira. No entanto, com a limpeza periódica correta, isso não será um problema muito grande;
- Precisa de um bom assentamento: Se não tiver um bom assentamento, a pedra miracema pode começar a se soltar do piso, o que seria um péssimo inconveniente, principalmente em locais com circulação de carros e pessoas. Assim, o recomendado é que você contrate um profissional para fazer um bom assentamento desse revestimento.
- Pode manchar com óleo: A pedra miracema não fica manchada com facilidade, exceto com óleo. Nesse caso, é possível limpar as manchas, mas você terá um pouco de trabalho para conseguir.
Imagem 09: Mesmo com suas desvantagens, esta peça ainda vale a pena.
Como limpar a pedra miracema
A pedra miracema é irregular e porosa, e por conta disso, pode acumular sujeira com mais facilidade.
Além disso, com o tempo, o acúmulo de sujeiras pode fazê-la mudar de tom. Dessa maneira, o recomendado é que você a lave semanalmente com água, sabão e uma vassoura de cerdas duras. Isso basta para que você consiga remover o acúmulo de sujeiras do dia a dia.
Entretanto, também é recomendado que você lave bimestralmente com uma mangueira de pressão para limpar as sujeiras mais profundas que se impregnam nos poros do revestimento.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Ademais, lembre-se que essa limpeza é mais agressiva e pode desgastar a pedra, se feita em excesso.
Imagem 10: Deixar a sua pedra sempre limpa não é nenhum bicho de sete cabeças
Como conservar
Primeiramente, para que a pedra miracema tenha uma longa vida útil, você precisa tomar os cuidados necessários desde o início. Para isso, fique atento aos seguintes aspectos:
- Nivelamento: Não dispense um bom e experiente profissional na hora de assentar as pedras. Um bom nivelamento vai evitar que as pedras se soltem ou até mesmo quebrem;
- Circulação de pessoas e veículos: Antes de colocar esse revestimento, observe quais são os locais de maior circulação de pessoas e veículos. Principalmente porque as pedras recebem todo o peso dos veículos que passam por cima delas. Assim, dê uma atenção especial aos locais por onde eles vão passar, para que as pedras fiquem o mais assentadas possível;
- Manutenções: A pedra miracema pode não precisar de muitos cuidados, porém, como todo revestimento, precisa de manutenções periódicas. Se notar que alguma pedra começou a se soltar, providencie para que a fixem no piso novamente o mais rápido possível. Isso vai evitar que as pedras ao lado comecem a soltar também;
- Cuidados com a limpeza: Uma boa alternativa para limpar, clarear e dar brilho a esse revestimento é usar produtos de limpeza específicos para a pedra miracema. Evite fazer misturas caseiras e utilizar produtos que não sejam indicados para ela. Isso vai evitar que a vida útil do seu revestimento diminua.
Imagem 11: Cuide bem de sua pedra que ela irá durar por anos!
Inspire-se nessas ideias
Imagem 12: Para começar, veja só mais esta ideia com pedras como revestimento para banheiro.
Imagem 13: Você também pode encontrar este tipo de pedra com outros formatos.
Imagem 14: Assim, os seus projetos ficam ainda mais exclusivos.
Imagem 15: E personalizados.
Imagem 16: Podem ser aplicados tanto no chão, como nas paredes.
Imagem 17: Além disso, você ainda pode utilizar mesclagem de tons.
Imagem 18: São várias ideias para seguir.
Imagem 19: Mas, claro, não deixe de lado o poder da sua imaginação.
Imagem 20: Combinado ao seu bom gosto.
Imagem 21: Então veja mais esta opção.
Imagem 22: Mescle com a madeira e outras opções de pedra.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 23: Dentro do box elas ficam um verdadeiro encanto.
Imagem 24: Mas você também pode utilizar como revestimento para a parede do espelho.
Imagem 25: Deixe a banheira ainda mais evidenciada.
Imagem 26: Peça a pedra miracema em formato de filetes.
Imagem 27: Não tenha medo de aplicá-la também em fachadas de casas de alto padrão.
Imagem 28: Sua versatilidade de estilos de projeto é enorme.
Imagem 29: Afinal, ela combina com qualquer um!
Imagem 30: Por fim, fique com mais esta bela inspiração para seu projeto.
Pedra miracema para calçada
Imagem 31: As calçadas de fachadas de residências ou de passeios no jardim também podem ser feitas com esta pedra.
Imagem 32: O mais legal é que você pode brincar com a disposição dessas pedras.
Imagem 33: Utilizando qualquer uma de suas cores.
Imagem 34: Crie espaços naturais no meio dessas pedras para dar ainda mais charme e encanto ao seu espaço externo.
Imagem 35: Use e abuse da vegetação. Afinal, a pedra miracema é uma opção como pedras para jardim.
Imagem 36: Veja mais esta opção para calçadas externas.
Imagem 37: Elas valorizam a fachada das residências.
Imagem 38: Faça desenhos diferenciados.
Imagem 39: Sem medo de mesclar a tonalidade dessas pedras.
Imagem 40: Veja mais esta outra opção, então.
Imagem 41: Mais uma opção como calçada no jardim.
Imagem 42: Você também pode aplicar resina para aumentar a durabilidade da pedra.
Imagem 43: Ou deixá-la natural.
Imagem 44: Faça detalhes com seixos.
Imagem 45: Por fim, veja mais este modelo.
Pedra miracema na parede
Imagem 46: A pedra miracema é uma ótima opção para quem está em busca de revestimentos para fachadas de casas térreas.
Imagem 47: Podendo ser utilizado tanto em paredes internas, quanto externas.
Imagem 48: Como revestimentos de lareiras e churrasqueiras também são ótimas opções.
Imagem 49: Deixe sua cozinha ainda mais encantadora ao aplicar resina para intensificar ainda mais a tonalidade dessas pedras.
Imagem 50: Veja, portanto, mais esta opção para área externa.
Imagem 51: E esta outra de revestimento parcial de fachada.
Imagem 52: Aplique a pedra em toda a residência e mude o seu conceito de decoração.
Imagem 53: Escolha a cor de sua preferência e encante-se.
Imagem 54: Os banheiros ficam encantadores.
Imagem 55: Deixe cada ambiente como uma verdadeira obra de arte.
Imagem 56: Mescle tonalidades da pedra nas fachadas.
Imagem 57: Use tons de tintas mais claros para evidenciar as pedras.
Imagem 58: Jardins e inverno e pequenos lagos são ótimos locais para deixar a pedra miracema embelezar ainda mais este estilo de decoração.
Imagem 59: Por fim, veja mais esta composição.
Pedras miracema no quintal
Imagem 60: A pedra miracema possui diversos formatos.
Imagem 61: Assim, você pode transformar toda a ideia de decoração do seu quintal, valorizando cada ponto.
Imagem 62: Até mesmo as áreas de automóveis podem receber este tipo de pedra.
Imagem 63: São infinitas opções de uso deste elemento.
Imagem 64: Sempre deixando cada residência com a beleza e o encanto necessário em sua fachada.
Imagem 65: Portanto, veja mais esta opção.
Imagem 66: Misture a pedra miracema com outros tipos de pisos ou pedras.
Imagem 67: Veja então mais este resultado.
Imagem 68: Aproveite a iluminação de jardim para valorizar a pedra durante a noite.
Imagem 69: Use tons escuros e claros para dar um efeito cheio de charme.
Imagem 70: Por fim, fique com mais esta ideia.
Deixe um comentário