A laje de isopor é uma alternativa para construções de edificações que desperta tanto interesse quanto curiosidade.
Afinal, o EPS, material usado para preenchimento da laje, carrega consigo muitas vantagens, como leveza, durabilidade, resistência à umidade, mofo e até ao fogo.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Entretanto, a laje de isopor tem algumas desvantagens, como também requer atenção e cuidados especiais em suas etapas.
Portanto, se está interessado nesse tipo de construção para o seu projeto, continue a leitura deste artigo. Aqui você vai poder conferir as principais vantagens, desvantagens, informações e como montar sua laje de isopor.
O que é laje de isopor?
Laje de isopor, também chamada de laje de EPS é uma laje que tem sua estrutura de concreto, sendo que seu preenchimento é feito com placas poliestireno expandido (isopor).
Nesse sentido, o isopor tem a função de apenas preencher a estrutura de concreto, fazendo com que esse tipo de estrutura tenha vantagens como mais leveza e isolamento térmico.
Como funciona?
A laje de isopor é composta por vigotas de concreto e ferragem que formam um suporte para o encaixe do isopor. Após a criação da estrutura, as placas de isopor são encaixadas, formando a base da laje.
Em seguida, as escoras que darão sustentação à concretagem superior são posicionadas nos locais determinados e é usado concreto para preencher o espaço entre o telhado e a laje.
Vantagens da laje de isopor
A laje de isopor tem várias vantagens em relação ao material, resultado e custo-benefício, que fazem com que seja uma opção muito viável para vários tipos de construção. Confira a seguir.
Resistência da laje de isopor
Uma dúvida que muitas pessoas ainda têm em relação à laje de isopor, é a respeito da sua resistência. Nesse caso, é importante destacar que o isopor em si já é um material resistente.
Somado a isso, temos também o fato de que esse material só cumpre a função de preenchimento, sendo que toda a estrutura da laje é feita de vigas de concreto e treliças metálicas.
Sendo assim, a laje de isopor atende aos requisitos de resistência para esse tipo de estrutura e suporta até mesmo o peso de pessoas se deslocando sobre ela.
Entretanto, lembre-se de que, como qualquer outro tipo de construção, você precisa que um profissional devidamente especializado faça todos os cálculos e planejamentos para a montagem da sua laje de isopor.
Leveza
O isopor é um material de baixa densidade e, portanto, a laje de isopor é muito mais leve, comparada a outras opções.
Dessa forma, a fundação da casa receberá uma carga menor, já que a própria laje será mais leve. Isso ajuda em um processo de construção mais rápido e econômico.
Produtividade
A escolha da laje de isopor torna o processo de construção mais rápido e produtivo. Isso porque sua leveza facilita o transporte feito pelos operários, além de tornar mais fácil a circulação com as placas de isopor.
Além disso, a quantidade de peças quebradas e desperdício de material é muito menor, se comparado a outros tipos de laje.
Economia da laje de isopor
Outra grande vantagem de se escolher a laje de isopor é a economia. Por ter uma estrutura mais leve, esse tipo de laje exige uma quantidade menor de elementos de apoio.
Dessa forma, os profissionais responsáveis pelo planejamento do projeto podem planejar uma estrutura que exija menos pilares e vigas de sustentação.
Além disso, a própria estrutura das lajes de isopor otimiza a utilização de concreto, o que também ajuda na economia desse material.
Assim, com o tempo de construção reduzido, a redução no desperdício de material e a otimização da utilização de outros, a laje de isopor é uma opção ideal para quem quer economizar tempo, dinheiro e recursos.
Isolamento térmico
Se projetada e construída da forma correta, o isopor, aliado ao restante do material da estrutura da laje proporciona um excelente isolamento térmico, equilibrando a temperatura e tornando confortáveis os ambientes internos.
Isolamento acústico
Confira os melhores produtos para sua casa:
O isopor, além de isolante térmico é um excelente isolante acústico, afinal, esse material reduz a passagem de som de um local para o outro.
Dessa forma, é uma boa opção para apartamentos, duplex e casas com dois ou mais andares.
Segurança da laje de isopor
Diferente das lajotas de cerâmica, as lajotas de isopor são mais resistentes à quebra, o que aumenta a segurança dos operários no canteiro de obras.
Entretanto, para aumentar a segurança do local, é recomendado alguns cuidados durante a concretagem, como, por exemplo, o apoio das estruturas em vigas de madeira e a distância mínima para lançamento do concreto, que é de 15cm.
Espaço para sistema hidráulico e elétrico
As treliças metálicas da estrutura da laje e os cortes precisos das placas de isopor tornam a instalação dos componentes hidráulicos e elétricos mais práticos, pois sempre deixam espaço disponível para eles.
Antichamas
O tipo de isopor utilizado na construção das lajes de EPS é da classe F e, portanto, recebe um tratamento antichamas, fazendo com que se desfaça, se exposto a temperaturas altas.
Dessa forma, caso haja um incêndio na edificação, o isopor não vai espalhar as chamas. Lembrando que o material não tem função estrutural, o que faz com que ele não ofereça riscos à integridade da obra, em caso de incêndio.
Sustentabilidade da laje de isopor
Além de ser completamente reciclável, o EPS tem cortes mais precisos e quebra com menos facilidade, o que ajuda na redução dos resíduos da construção e, consequentemente, na economia de materiais.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Além disso, por conta do seu isolamento térmico, a necessidade de ar-condicionado dentro da edificação é diminuída, o que ajuda na economia de energia.
Facilidade de instalação da laje de isopor
Ao contrário das lajes feitas com outros materiais, a instalação da laje de EPS é muito mais facilitada, tanto por conta do material mais fácil de manusear e com cortes mais precisos, quanto por conta da facilidade de posicionamento dos componentes hidráulicos e elétricos.
Durabilidade
As composições do material fazem com que a laje de isopor seja mais resistente ao calor, à luz do sol, à umidade e às chuvas.
Além disso, o EPS de classe F possui uma excelente aderência a outros revestimentos, tem superfície rugosa e retarda o fogo. Por conta dessas características, a laje de EPS se destaca no quesito durabilidade.
Impede umidade e mofo
O isopor usado nas construções de laje de EPS não absorve água e, consequentemente, impede a proliferação de micro-organismos. Isso faz com que esse tipo de cobertura seja menos propenso ao mofo e à umidade.
Dispensa estrutura de madeira
No geral, outros tipos de laje precisam de caixotes de madeira afim de dar suporte ao concreto até o momento em que ele secará totalmente.
No entanto, o isopor já é eficiente o suficiente como uma base para o concreto, o que dispensa a utilização dos caixotes de madeira, além, é claro, das escoras em pontos distintos que servirão para sustentar a estrutura em si. Veja também nosso artigo sobre telha americana para você cobrir sua laje de isopor.
Facilidade de manuseio de transporte
As placas de isopor têm uma leveza muito maior, comparadas a outros tipos de placas para lajes, o que torna o seu manuseio muito mais facilitado na hora de levar as placas até o telhado e no momento da sua instalação.
Além disso, sua leveza permite o carregamento de uma quantidade maior de material no caminhão, diferente de outros tipos de materiais.
Dessa forma, o processo de manuseio e transporte das peças da laje de isopor é muito mais rápido e eficaz.
Desvantagens da laje de isopor
Com relação às vantagens, as desvantagens da escolha da laje de isopor são quase insignificantes, mas precisam ser consideradas, pois, na maioria das vezes são resultados da falta de planejamento e má qualidade de materiais e mão de obra. Confira a seguir.
Acabamento mais trabalhoso
O acabamento da laje de isopor precisa de uma atenção especial, uma vez que é necessária uma mistura de concreto com as medidas corretas, além de uma cola especial para garantir que as placas de EPS vão aderir corretamente a ele.
Alto isolamento térmico
O alto isolamento térmico proporcionado pela laje de isopor pode ser tanto uma vantagem quanto uma desvantagem, pois, o material ajuda o ambiente a ter uma temperatura ideal ao manter a temperatura equilibrada.
Entretanto, nos dias de calor, caso não haja janelas no local para garantir uma boa circulação de ar o ambiente pode ficar abafado ou quente demais.
Quanto custa a laje de isopor?
A depender da região do país, a laje de isopor custa de R$ 26,00 a R$ 32,00 por metro quadrado.
No entanto, lembre-se de que esse valor diz respeito às placas de EPS, desconsiderando outros materiais necessários à estrutura da laje, como o concreto, as treliças de ferro, as vigas de madeira, os materiais de apoio e, claro, mão de obra.
Nesse sentido, em comparação à lajota de cerâmica, a laje de EPS é ligeiramente mais cara, o que pode lhe fazer pensar se vale mesmo à pena escolher esse material.
Dessa forma, para mesurar corretamente o custo benefício, você precisa considerar outros fatores além do preço, como a economia de materiais, a facilidade de instalação e manuseio, a leveza da estrutura e outras vantagens.
Por fim, o preço é apenas um dos fatores a se considerar na hora de escolher o material para sua laje. Não se esqueça, é claro, de verificar também a qualidade do material para evitar prejuízos de médio e longo prazo e dores de cabeça na hora da construção.
Quando usar laje de isopor?
Apesar das suas muitas vantagens, a laje de isopor não é recomendada para todo o tipo de construção.
Nesse sentido, esse tipo de material é recomendado para edificações de pequeno porte, com no máximo 12 metros e para quem tem um orçamento mais reduzido, afinal, a construção com laje de isopor é mais econômica e, se feita da forma correta e com materiais de qualidade, tem um melhor custo-benefício.
Como construir uma laje de isopor
Como qualquer construção, a laje de isopor precisa de materiais e etapas específicas para sua montagem, apoio e manutenção. Confira a seguir.
Materiais necessários
Entre os materiais necessários para a montagem de uma laje de isopor estão:
- Vigas de concreto;
- Placas de EPS;
- Escoras, torres ou vigas para escoramento da estrutura;
- Malha soldada;
- Materiais para estrutura elétrica e hidráulica;
- Concreto.
Além dos materiais, é necessário todo um planejamento e cálculos precisos feitos pelos profissionais responsáveis pela edificação, para evitar acidentes e garantir que a construção seja segura e durável.
Assim, lembre-se de que de que a quantidade e espessura das ferragens vai depender do tamanho da carga que vai ser colocada sobre a área.
Além disso, o escoramento da estrutura precisa levar em consideração tanto o tamanho da carga da construção quanto a quantidade e peso das pessoas que vão se movimentar sobre ela. Veja também nosso artigo sobre telha galvanizada para você cobrir sua laje de isopor.
Passo a passo
O processo de montagem de uma laje compreende as seguintes etapas:
- Montagem: O primeiro passo é a montagem de uma estrutura treliçada com vigas de concreto que darão suporte para a laje. Em seguida, as placas de EPS que formarão a cobertura da laje são instaladas;
- Escoramento: O escoramento é uma das etapas mais importantes, pois vai garantir a segurança da construção e das pessoas que vão se movimentar sobre ela;
- Instalações hidráulica e elétrica: Essa etapa precisa de uma atenção especial, pois após a concretagem, é difícil alterá-las. Portanto, garanta que as saídas de água, os canos, ralos, pias, chuveiros, vasos e tomadas sejam planejadas com antecedência;
- Concretagem: Após seguidos todos os passos anteriores, é hora de espalhar o concreto. Nesse momento, a depender do tamanho da construção, você precisará de uma máquina ou de um grupo de pessoas que garantirão a distribuição uniforme do concreto e o apoio necessário;
- Secagem: A secagem completa do concreto, também chamada de cura, leva cerca de 18 dias, mas, a depender do tamanho da construção, pode levar menos tempo para ser concluída.
Cuidados com laje de isopor
Alguns cuidados que vão fazer com que a obra tenha a maior segurança e o melhor custo-benefício possíveis são:
- Durante a construção da laje, garanta que os trabalhadores andem apenas sobre as tábuas apoiadas nas vigas de apoio;
- A cura do concreto e a retirada do escoramento da construção devem ser feitos estritamente de acordo com o planejamento do engenheiro da obra;
- Em hipótese alguma acumule montes de concreto em apenas um local da laje para não sobrecarregar a estrutura e as vigas de apoio. O concreto deve ser distribuído de maneira uniforme.
Deixe um comentário