As melhores furadeiras de bancada são ferramentas essenciais para oficinas de diferentes tipos, como oficinas metalúrgicas, marcenaria e até cutelaria, por exemplo.
Além disso, esses equipamentos podem ser excelentes ferramentas para quem trabalha com artesanato ou para hobistas, pessoas interessadas em aprender atividades manuais sem fins comerciais ou profissionais.
Mas qual é a grande vantagem da furadeira de bancada? Diferentemente das furadeiras portáteis, as furadeiras de bancada devem ser fixadas em uma mesa, permitindo que sejam realizados apenas furos horizontais.
No entanto, isso não é uma desvantagem, uma vez que o apoio permite que a perfuração seja mais precisa e com menos riscos de deslizes. Porém, você só terá essas vantagens se escolher uma máquina de qualidade.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com tudo que você precisa saber sobre esse equipamento e ainda te apresentamos as melhores furadeiras de bancada de 2024. Dessa forma, será muito mais fácil fazer a escolha certa!
As 6 Melhores Furadeiras de Bancada de 2024
Para elaborar nossa lista de indicações, analisamos várias opções disponíveis no mercado de acordo com os principais critérios de compra, como potência, velocidade e tipo de mandril.
Além disso, avaliamos as recomendações de compra de profissionais e consumidores, bem como o custo-benefício de cada máquina. Com base nessas informações, selecionamos as melhores furadeiras de bancada de 2024, como você pode conferir abaixo.
Como você deve ter percebido, nossa lista de recomendações conta com equipamentos fabricados por diferentes empresas.
No entanto, para quem não está acostumado com esse segmento, pode ser que essas marcas não sejam assim tão conhecidas. Por isso, vamos comentar um pouco sobre elas por aqui.
A primeira delas é a brasileira Schulz. Considerada a maior fabricante de compressores de ar da América Latina, ela também produz outras ferramentas e equipamentos elétricos para uso profissional e doméstico.
Outra empresa brasileira que produz ferramentas de qualidade é a Vonder. Essa marca atua há 50 anos no mercado brasileiro e conta com um portfólio bem extenso de ferramentas e equipamentos de uso profissional e doméstico.
Por isso, suas ferramentas elétricas quase sempre aparecem nos nossos artigos de resenhas de produtos, como na lista de melhores marteletes.
Além dessas empresas, os equipamentos da Ferrari também se destacam no mercado, já que a marca investe na produção de equipamentos e ferramentas voltadas para uso profissional.
Por fim, também incluímos equipamentos da Gamma Ferramentas, empresa argentina que tem 30 anos de história.
No entanto, vale lembrar que existem mais empresas que se dedicam a fabricação de furadeiras de bancada. Por isso, aqui estão apenas alguns exemplos das melhores opções de equipamento disponíveis no mercado.
Porém, antes de conferir as resenhas de cada um de nossas indicações, você precisa aprender como escolher o equipamento certo.
Como Escolher uma Furadeira de Bancada
A escolha da furadeira de bancada ideal para o seu trabalho exige a análise de diferentes critérios de compra, tais como potência, velocidade, voltagem, tipo de mandril, entre outras características.
Para te ajudar a entender tudo isso, explicamos cada um desses critérios separadamente abaixo. Confira!
Finalidade de uso
O primeiro passo para decidir em qual furadeira investir é definir em que situações você pretende utilizar essa ferramenta.
Se você precisa desse equipamento para realizar serviços leves em materiais menos resistente, por exemplo então é melhor dar preferência às furadeiras de bancada que permitem o uso de brocas de até 13 mm de diâmetro.
Por outro lado, para trabalhos mais intensos e com peças mais robustas, então é melhor optar pelos modelos compatíveis com brocas de até 16 mm de diâmetro.
Vale lembrar que a definição do seu objetivo de uso também influencia na avaliação de outras características, que você conhecerá melhor nos próximos tópicos.
Tipo de mandril
O mandril é aquela parte da ferramenta que permite o encaixe de diferentes acessórios, necessários para o funcionamento total do equipamento.
Na realidade, o mandril não é exclusivo da furadeira de bancada, já que esse recurso também está presente em outras ferramentas, como parafusadeira e prensadoras, por exemplo.
Seja qual for a ferramenta, o importante é entender que é nesse local que você deve encaixar a broca.
No caso da furadeira de bancada, é possível encontrar modelos com mandril de 1/2″, 3/8″ e até 5/8″, sendo que esse último tipo de mandril é o mais indicado para furar materiais mais duros e resistentes, uma vez que são compatíveis com brocas 5/8″.
Potência
Como você deve imaginar, a potência do motor é uma característica determinante no desempenho de uma furadeira de bancada. Nesse caso, esse parâmetro pode ser expresso tanto em Watts (W), quanto em hp (horse power) a depender das preferências da fabricante do equipamento.
E assim como acontece com outras ferramentas elétricas, quanto maior a potência da furadeira, maior sua capacidade de furar materiais resistentes.
Por isso, se o seu objetivo é utilizar essa máquina para algum hobby ou serviços profissionais leves, modelos com cerca de 300 W ou 1/2 h de potência já serão o suficiente para realizar suas atividades sem maiores problemas.
No entanto, se você deseja utilizar a furadeira de bancada de modo profissional e com materiais mais robustos no seu local de trabalho, então é melhor optar por modelos a partir de 350 W.
Velocidade
A velocidade de rotação da broca é uma característica que está relacionada à potência da máquina e que também é determinante no seu bom desempenho.
Assim como em outras ferramentas elétricas, essa velocidade é medida em Rotações Por Minuto (RPM), sendo que cada material que você deseja furar exige a utilização de uma velocidade diferente.
Por isso, é comum encontrar furadeiras de bancada que permite o ajuste e o controle de velocidade, com opções que variam entre 1 e até 12 níveis de velocidade diferentes.
Vale lembrar que, de forma geral, cada máquina alcança entre, aproximadamente, 200 e 3000 RPM. Sendo assim, os diferentes níveis são ajustados dentro dessa faixa de rotação.
Capacidade de furação
Outra característica que deve ser analisada antes da compra é a capacidade de furação de cada equipamento, ou seja, a profundidade do furo que essa máquina é capaz de fazer.
Esse parâmetro pode variar bastante, sendo possível encontrar desde furadeiras capazes de abrir furo com 13 mm de profundidade, até aquelas com capacidades de furação de 60 mm.
No entanto, se o seu trabalho envolve peças de grande porte e robustas, vale a pena dar prioridade aos equipamentos com maior capacidade de furação. Dessa forma, você tem a possibilidade de trabalhar com qualquer material sem problemas.
Tipo de mesa
Durante a análise das melhores furadeiras de bancada, verifique quais delas permitem o ajuste de altura e de inclinação da mesa. Afinal, essas possibilidades de ajustes permitem que o equipamento possa ser adaptado para o uso com diferentes materiais.
Além disso, as máquinas que podem ser reguladas oferecem mais comodidade ao operador, aliviando tensões corporais provocadas durante longas horas de uso do equipamento. Afinal, se você ajustá-lo a sua altura, será muito mais fácil utilizar sua furadeira.
Vale lembrar que a mesa inclinável também permite a abertura de furos em diferentes ângulos: horizontal, vertical e até diagonais. Ou seja, esse mecanismo torna sua utilização mais versátil.
Brocas
Como mencionamos o uso das brocas anteriormente, resolvemos desenvolver melhor esse assunto aqui. Afinal, essa é uma peça-chave para a utilização da sua furadeira.
Na realidade, geralmente essas peças são compradas a parte, de forma individual ou em kits de ferramentas, o que é ainda melhor, já que te permite ter acesso a diferentes tipos de broca por um preço mais acessível.
Portanto, se você não tem nenhuma broca em casa, é fundamental investir nesse produto para utilizar sua furadeira de bancada. Mas lembre-se: nem toda broca é igual!
Além de existirem brocas com diferentes tamanhos e que são compatíveis com diferentes tipos de mandril, essas peças também variam de acordo com sua composição.
Nesse sentido, existem 3 tipos de broca: broca para madeira, broca para concreto e broca para metais. Além disso, você também pode encontrar brocas multiuso, que podem ser utilizadas em diferentes materiais. No entanto, esse tipo de broca é muito mais caro do que os demais modelos.
Vale lembrar que se você pretende utilizar sua furadeira para furar peças metálicas, então vale a pena investir em brocas com revestimento de titânio.
Esse revestimento não só prolonga a vida útil da broca, como também torna a peça mais resistente, deixando a peça mais protegida, já que o titânio reduz o desgaste da broca.
Voltagem
As furadeiras de bancada são ferramentas elétricas que precisam ser ligadas à tomada para funcionarem. Ou seja, não tente encontrar esse tipo de ferramenta que utiliza bateria como fonte de energia, uma vez que, até o momento, esse modelo não existe.
Por isso, antes de comprar o seu equipamento, veja se está escolhendo o modelo compatível com a rede elétrica da sua região, isto é, 110 V ou 220V.
Além disso, você também pode optar por modelos trifásicos, com 380V, ou bivolts, embora ambos sejam mais difíceis de serem encontrados.
Vale lembrar que utilizar a furadeira com voltagem incorreta pode danificar e até queimar esse aparelho. Portanto, preste atenção nessa característica.
Diferenciais das melhores furadeiras de bancada
As melhores furadeiras de bancada também podem apresentar algumas características que podem ser consideradas diferenciais, tornando o uso desse equipamento ainda mais fácil.
A lista de diferenciais inclui dispositivos de segurança, como protetor de cavaco, sensor de segurança (correias), botão de emergência e interruptor magnético, que interrompe a passagem de energia durante período de oscilações.
Além disso, vale a pena verificar se a máquina permite a troca rápida das brocas e das correias, facilitando seu trabalho.
Lembrando que esses são apenas alguns exemplos, mas cada furadeira possui seu próprio conjunto de diferenciais, que podem incluir outras características especiais.
Review Completo das 6 Furadeiras de Bancada Escolhidas
Agora que você já conheceu os principais critérios de compra e análise sobre esse equipamento, chegou a hora de conferir as resenhas completas das melhores furadeiras de bancada no mercado.
No entanto, lembre-se que você deve avaliar os textos abaixo de acordo com suas demandas e necessidades, para não jogar dinheiro fora.
1
Melhor Escolha
1º – Furadeira de Bancada FSB 16P Pratika Schulz
Perfeita para uso profissional e doméstico, essa furadeira reúne várias características que vão tornar o seu trabalho mais fácil. Para começar, ela conta com um motor com 1/2 hp ou 370 W de potência. Embora não seja a mais alta do mercado, é o suficiente para garantir o bom funcionamento dessa máquina.
Além disso, ela conta com 12 opções de velocidade, que variam entre 250 e 3.100 RPM. Outro ponto positivo dessa ferramenta é que ela conta com uma mesa móvel e inclinável, permitindo que você utilize esse equipamento em diferentes posições.
E não se preocupe quanto à segurança. Afinal, essa furadeira de bancada segue as orientações da norma NR-12 e possui protetor de cavaco e interruptor magnético com trava de segurança, que não religa em caso de queda de energia.
Além das características citadas acima, esse equipamento ainda com motor com esticador, permitindo a troca rápida da correia; cremalheira para movimentação da mesa móvel, alavanca de aproximação com 3 braços, regulador de profundidade, cone do fuso JT 3 e mandril para brocas de 18 a 58 (3 a 16mm).
Com esse perfil, essa furadeira possui capacidade de mandril de 3 e 16 mm (5/8″) de profundidade. Por isso, ela pode furar madeira, plástico e até metais em até 60 mm de profundidade. Vale lembrar que esse equipamento é robusto, tem 28kg, e está disponível nas voltagens 110V e 220V.
Contudo, ela possui apenas 3 meses de garantia e tem um preço elevado. Apesar disso, ela ainda pode ser considerada um bom investimento custo-benefício, levando em consideração outras opções bem mais caras disponíveis no mercado.
Em função dessas características, essa furadeira é uma das preferidas entre profissionais e consumidores. Por todos esses motivos, vale a pena investir nessa máquina.
Características da Furadeira de Bancada FSB 16P Pratika Schulz
- Potência: 1/2 hp ou 370 W
- Velocidade: 250 – 3.100 RPM
- Capacidade de furação: até 60 mm
2
Custo Benefício
2º – Furadeira de Bancada Gamma Ferramentas G2320/Br2 Azul
Se você está começando alguma atividade que exige a utilização de uma furadeira de bancada, mas não quer gastar muito com isso agora, esse modelo é uma ótima opção. Como você deve ter percebido, ele é muito semelhante ao equipamento anterior.
No entanto, esse modelo da Gamma Azul 13 mm, além de ter um mandril menor, é menos potente e mais leve. Apesar disso, ela é mais barata do que o modelo anterior, além de ser uma excelente opção para trabalhos mais leves, sejam eles profissionais, domésticos ou apenas para hobby.
Isso é possível porque essa furadeira conta com motor de 350W de potência, 5 opções de velocidade (580, 850, 1220, 1650 e 2650 RPM), é compatível com mandril de 3 a 13 mm, com a capacidade de furação de até 50 mm e apenas 11,5 kg.
Além disso, sua mesa pode ser inclinada entre 0° e 45° à esquerda ou à direita, o que também facilita o seu manuseio. Para completar, esse equipamento está disponível nos modelos 127V e 220V e ainda conta com cone do eixo MT12a. No entanto, ele tem apenas 6 meses de garantia.
E tudo isso é oferecido por um ótimo custo-benefício. Por isso, apesar de não apresentar muitas funcionalidades e de não ser a mais potente do mercado, se você precisa de um equipamento que faça furos com precisão e que pode ser utilizado com diversos materiais, então vale a pena investir nessa furadeira de bancada.
Características da Furadeira de Bancada Gamma Ferramentas G2320/Br2 Azul
- Potência: 350 W
- Velocidade: 580 – 2.650 RPM
- Capacidade de furação: até 50 mm
3
nao
3º – Furadeira de Bancada Gamma Ferramentas Azul 16 mm
Essa furadeira chama atenção pela sua potência. Com motor de 500W e velocidade que pode atingir até 2.350 RPM, esse equipamento pode ser utilizado madeira, ferro, aço e outros metais, desde que você utilize a broca apropriada para cada material.
Lembrando que essa máquina permite o controle da velocidade, de modo que você pode escolher entre 9 opções: 280, 450, 540, 620, 770, 870, 1550, 1700 até 2350 RPM. Além disso, essa máquina possui capacidade de mandril entre 3 e 16 mm, que pode ser utilizado para abrir furos de até 50 mm de profundidade.
Outro ponto positivo dessa furadeira de bancada é que sua mesa pode ser inclinada entre 0° e 45° à esquerda ou à direita, facilitando seu manuseio. Para completar, esse equipamento é leve, possui apenas 18 kg, tem 12 meses de garantia, está disponível nos modelos 127V e 220V e ainda conta com cone do eixo MT12a.
No entanto, apesar da fabricante também indicar essa máquina para uso profissional, alguns consumidores relatam que sua estrutura é um pouco frágil e que ela não deve ser utilizada para furar chapas mais grossas e resistentes, o que é uma desvantagem levando em consideração o seu preço elevado.
Diante disso, nossa recomendação é que essa máquina seja utilizada apenas para uso residencial, por hobistas ou por profissionais que não precisam lidar com materiais muito resistentes. Nesse caso, essa furadeira de bancada é uma ótima opção.
Características da Furadeira de Bancada Gamma Ferramentas Azul 16 mm
- Potência: 500 W
- Velocidade: 280 – 2.350 RPM
- Capacidade de furação: até 50 mm
4
nao
4º – Furadeira De Bancada Ferrari Fg 13 C/morsa Ferrari Amarelo
Excelente opção para trabalhos leves, como serviços em carpintarias, marcenarias, artesanato e outras atividades, essa furadeira de bancada da Ferrari reúne várias características interessantes. Para começar, ela conta com 350 W de potência, 5 opções de velocidade (620, 1110, 1750, 2370 e 3120 RPM) e ainda é leve, já que possui apenas 14 kg.
Esse equipamento ainda segue as orientações da norma NR-12 e conta com vários dispositivos que tornam o seu uso ainda mais seguro, tais como proteção em caso de queda de energia, protetor de cavacos, sensor de segurança (correias) e botão de emergência.
Além disso, essa máquina também conta com mandril de 1/2″ (13 mm), transmissão por correia fácil de ajustar, profundidade de furação ajustável de 0 a 50 mm e ainda possui mesa inclinável com ajuste de altura. Lembrando que ela possui 1 ano de garantia.
Diante dessas informações e do seu preço mais acessível, essa furadeira de bancada também é uma ótima opção de investimento para trabalhos leves.
Características da Furadeira De Bancada Ferrari Fg 13 C/morsa Ferrari Amarelo
- Potência: 350 W
- Velocidade: 620 – 3.120 RPM
- Capacidade de furação: até 50 mm
5
nao
5º – Furadeira de Bancada 13 mm Fbv013 Vonder
Por ser uma furadeira de bancada com ótima precisão e eficiência, esse modelo é indicado para uso profissional e hobistas que realizam atividades que envolvam carpintaria, serralheria, entre outras áreas.
Isso é possível graças às características vantajosas que essa máquina oferece. Com um motor de 1/3 hp, mandril de 1/2″ (13 mm) e 5 opções de velocidade (620, 1.100, 1.720, 2.340 e 3.100 RPM), essa furadeira é capaz de realizar uma perfuração de até 50 mm.
Essa ferramenta também é equipada com vários dispositivos que facilitam o seu uso, como mesa giratória inclinável, capa de proteção do mandril, alavanca de avanço com 3 braços e ainda permite a instalação de uma lâmpada para a iluminação do local do furo (mas a lâmpada não acompanha o produto).
Além disso, essa máquina possui mecanismos que tornam o seu manuseio mais seguro. Isso inclui cabo de ligação, interruptor eletromagnético, proporcionando segurança e sensor na tampa de proteção da transmissão, que desliga o equipamento automaticamente em caso de abertura acidental da tampa.
Vale lembrar que essa furadeira possui cone de eixo do tipo B-16, está disponível nas voltagens 127 V e 220 V, possui apenas 6 meses de garantia e pode ser considerado um produto robusto, já que pesa 20 kg.
No entanto, em função da qualidade da marca e das vantagens desse equipamento, ele possui um preço elevado. Apesar disso, diante de suas características positivas, vale a pena investir nesse aparelho.
Características da Furadeira de Bancada 13 mm Fbv013 Vonder
- Potência: 350 W
- Velocidade: 620 – 3.100 RPM
- Capacidade de furação: até 50 mm
6
nao
6º – Furadeira de Bancada com Protetor de Mandril Pratika Schulz FSB-13P
Compacta e eficiente, essa furadeira de bancada da Schulz é perfeita para trabalhos mais leves, uso residencial e hobby que envolva madeira, plástico e metais.
Isso porque, diferentemente do modelo FSB 16P da mesma marca – e que nós apresentamos anteriormente – essa furadeira é pequena, mais leve e ainda tem uma capacidade de furação menor.
Afinal, ela possui apenas 13 kg, é compatível com mandril de 3 a 16 mm (5/8pol.) e possui uma capacidade de furação de até 50 mm. E isso tudo funciona graças ao seu motor de 1/3 hp ou 250 W de potência, ou seja, essa é a máquina menos potente da nossa lista. Por isso, ela é indicada apenas para trabalhos leves.
Em compensação, essa máquina possui 5 opções de velocidade, de 620 até 3100 RPM; conta com mesa móvel e inclinável, protetor de mandril e motor com esticador, permitindo rápida troca das correias.
Além disso, esse equipamento possui segue as orientações da NR-12 e possui vários mecanismos que tornam seu manuseio mais seguro, como protetor de cavaco e interruptor magnético. Por fim, vale lembrar que essa furadeira tem 1 ano de garantia e está disponível nas voltagens 127 V e 220 V.
Sendo assim, em função de suas vantagens e do seu custo-benefício, vale a pena adquirir essa ferramenta.
Características da Furadeira de Bancada com Protetor de Mandril Pratika Schulz FSB-13P
- Potência: 1/3 hp ou 250 W
- Velocidade: 620 – 3.100 RPM
- Capacidade de furação: até 50 mm
Perguntas Frequentes
Apesar dos critérios de compra apresentados anteriormente, pode ser que você ainda tenha dúvidas se realmente vale a pena investir em uma furadeira de bancada.
Por isso, para responder essas e outras perguntas, selecionamos as dúvidas mais frequentes sobre esse equipamento e respondemos cada uma delas abaixo.
Quem sabe alguma delas te ajuda a fazer a compra certa?
Para que serve a furadeira de bancada?
As furadeiras de bancada são máquinas pequenas que se diferenciam por serem fixadas à uma mesa, o que facilita a realização de furos horizontais em diferentes tipos de materiais, como madeira, plástico e metais.
Por ser fixa, seu manuseio é mais seguro, já que o risco do equipamento deslizar ou dar um tranco é bem menor. E é justamente por esse motivo que esse tipo de furadeira é perfeito para quem trabalha com materiais mais robustos, que devem ser manuseados em bancadas.
Além disso, em função dessas características, essa máquina é indicada para quem faz uso contínuo dessa ferramenta em seu dia a dia
Vale lembrar que, por ser capaz de perfurar materiais de grandes dimensões, esse equipamento geralmente é utilizado em galpões e grandes espaços, o facilita o manuseio das peças.
Qual a diferença entre a furadeira portátil e a furadeira de bancada?
Embora as duas ferramentas apresentem funções semelhantes, isto é, de furar diferentes tipos de materiais, a furadeira manual e a furadeira de bancada possuem especificações técnicas e aplicações diferentes.
A furadeira manual, também chamada de furadeira portátil, é uma ferramenta extremamente versátil e que pode ser utilizada tanto na vertical, quanto na horizontal.
A depender do modelo, esse tipo de equipamento pode ser utilizado para realizar trabalhos de artesanato, reparos residenciais e para diferentes usos profissionais.
Além disso, essa furadeira manual é compacta e muito mais fácil de transportar. Como também existem modelos que funcionam a bateria, é possível utilizá-la até mesmo em locais mais afastados, sem disponibilidade de rede elétrica.
Outra vantagem importante dessa ferramenta é a sua potência elevada, que pode chegar a 700 W. Por isso, ela também pode ser utilizada em diferentes materiais, até mesmo nos mais rígidos.
Já a furadeira de bancada possui uma potência bem menor. Como você viu anteriormente, o motor desse tipo de equipamento possui, em média, 300 W potência, ou seja, é bem menos potente do que a furadeira portátil.
Além disso, ele não pode ser utilizado em qualquer lugar, uma vez que sua instalação requer um local fixo para uso. Em compensação, a furadeira de bancada é capaz de abrir furos com muito mais precisão, sendo uma excelente ferramenta para trabalhar com peças mais robustas.
Por isso, a furadeira de bancada é indicada para uso profissional ou hobistas que trabalham com peças grandes.
Quais as recomendações de segurança para o uso da furadeira de bancada?
Diferentemente das ferramentas de corte, como as serras circulares, as furadeiras de bancada são máquinas bem mais fáceis de manusear com segurança. Mas isso não significa que você deve negligenciar certos cuidados.
Afinal, ela ainda é uma ferramenta elétrica capaz de furar até mesmo peças mais robustas. Por isso, ainda é necessário seguir algumas normas de segurança.
A primeira norma que deve ser seguida diz respeito aos equipamentos de proteção individual (EPIs). Para ter mais segurança durante o uso da sua furadeira, é fundamental utilizar EPIs adequados, tais como luvas, óculos e protetores auriculares.
Além disso, a norma brasileira NR-12 (Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos) também recomenda o uso de uma tela de policarbonato.
Essa tela é utilizada para proteger o operador contra cavacos, fluidos cortantes e até estilhaços que podem ser liberados durante o uso da ferramenta.
Outro detalhe importante é que, antes de utilizar a furadeira, é fundamental instalar esse equipamento numa bancada de base fixa e rígida, de modo que ela permaneça presa por parafusos.
E não se esqueça de conferir a instalação elétrica da sua máquina. É importante que essa instalação seja realizada por um profissional capacitado, que seja capaz de executar esse procedimento de forma correta, evitando a fuga de corrente da corrente elétrica.
Afinal, se o equipamento não for devidamente aterrado, corre o risco do operador sofrer algum choque elétrico
Além disso, lembre-se de manter sua furadeira de impacto sempre limpa e lubrificada. Pode não parecer, mas isso não é só uma questão de higiene e organização, uma vez que a limpeza permite que você tenha uma visão mais clara do espaço e da peça de trabalho, facilitando seu uso.
Por fim, é fundamental manter a regulagem da transmissão constante, com o objetivo de evitar a perda de potência e diminuição de rotações por minuto.
Como usar uma furadeira de bancada?
Após instalar a furadeira de bancada no seu local de trabalho, o primeiro passo é posicionar uma tábua de madeira robusta na base do seu equipamento. Apesar da existência dessa base, a tábua acaba sendo um apoio mais eficiente para as peças que serão perfuradas.
Em seguida, é importante marcar o local da peça que você deseja furar, evitando erros de precisão. Para isso, marque o local com um lápis e depois abra um pequeno furo, de forma manual, com auxílio de uma broca velha no local marcado.
O próximo passo é colocar a broca que você deseja utilizar na sua furadeira. Vale lembrar que, mesmo se seu objetivo for abrir furos maiores, é importante começar a furar com uma broca mais fina, depois uma broca intermediária e, por último, com a broca com maior diâmetro.
Após a realização desse passo, vale a pena utilizar uma pasta para amaciar brocas ou óleo de motor para lubrificar a ponta da broca e facilitar a realização do procedimento.
Depois de tudo isso, coloque seus EPIs (conforme explicação do tópico anterior) e se prepare para furar a peça. No caso de peças pequenas, você pode segurá-la com auxílio de um alicate de pressão enquanto ela está sendo perfurada, evitando que ela escape.
Para te ajudar a entender como realizar todas essas etapas da forma correta, vale a pena assistir um vídeo-tutorial (no Youtube tem outros) e aprender mais detalhes sobre esse procedimento.
Qual a Melhor Furadeira de Bancada?
O modelo que se destaca como a melhor furadeira de bancada de 2024 é a Furadeira de Bancada FSB 16P Pratika Schulz. Indicada para profissional e doméstico, esse equipamento tem um bom custo-benefício diante das características que oferece.
Afinal, apesar de não ser a mais potente do mercado, essa ferramenta é muito bem avaliada por profissionais e demais consumidores em função de sua precisão e eficiência.
Para conhecer as principais qualidades da Furadeira de Bancada FSB 16P Pratika Schulz, confira a lista abaixo:
- Motor com 1/2 hp ou 370 W de potência;
- 12 opções de velocidade, que variam entre 250 e 3.100 RPM;
- Mesa móvel e inclinável, permitindo que você utilize esse equipamento em diferentes posições;
- Fabricada de acordo com as orientações de segurança da norma NR-12. Por isso, possui protetor de cavaco e interruptor magnético com trava de segurança, que não religa em caso de queda de energia;
- Possui motor com esticador, permitindo a troca rápida da correia;
- Conta com cremalheira para movimentação da mesa móvel;
- Possui alavanca de aproximação com 3 braços;
- Cone do fuso JT 3;
- Apresenta regulador de profundidade e mandril para brocas de 18 a 58 (3 a 16mm);
- Pode furar madeira, plástico e até metais em até 60 mm de profundidade;
- Equipamento robusto: 28 kg;
- Disponível nas voltagens 110V e 220V;
- 3 meses de garantia.
Furadeira de Bancada Custo Benefício
Se você está procurando uma furadeira de bancada que seja eficiente, precisa e que ainda tenha um preço acessível, então a Furadeira de Bancada Gamma Ferramentas G2320/Br2 Azul é uma ótima opção.
Além de ser a ferramenta mais leve da nossa lista, ela também é indicada para a realização de furos em materiais menos resistentes e pode ser considerada uma ótima opção para quem não quer ou não pode gastar muito numa furadeira agora.
Por isso, ela também é uma boa escolha para quem ainda está começando alguma atividade que exige a utilização desse equipamento. Para conferir suas principais características, veja a lista abaixo:
- Custo-benefício;
- Indicada para trabalhos mais leves;
- 350 W de potência;
- 5 opções de velocidade (580, 850, 1220, 1650 e 2650 RPM);
- Capacidade de furação de até 50 mm;
- Modelo leve: apenas 11,5 kg;
- Mesa pode ser inclinada entre 0° e 45° à esquerda ou à direita, o que facilita o seu manuseio;
- Cone do eixo MT12a;
- Disponível nas voltagens 110V e 220V;
- 6 meses de garantia.
Deixe um comentário