Você tem um móvel de madeira em sua casa? Uma porta velha, um baú, ou mesmo uma mesa? Talvez você queira deixá-lo como novo, dar uma repaginada. Para isso é necessário saber como pintar madeira.
Você pode utilizar toda a sua criatividade nesta empreitada. Para isso, basta escolher as cores e pintar, podendo fazer desenhos ou misturar as cores de acordo com a sua imaginação.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Neste post você vai saber o passo a passo como pintar madeira e deixar aquele seu móvel velho e descascado como novo. Dessa forma, você dará vida nova a ele e poderá utilizá-lo de acordo com a sua vontade, podendo inclusive ajudar na decoração de sua casa.
Então, para pintar seu móvel você precisa deixá-lo pronto para receber a pintura. Assim você poderá transformá-lo em algo novo em um instante. Vamos ver como fazer para deixar seu baú, mesa e até mesmo porta bonita como nova.
Imagem 01: As técnicas de pintura precisam ser aplicadas até mesmo para a passagem de vernizes em madeiras.
Como pintar madeira
Pintar madeira é um passo a passo sem dificuldades, desde que você utilize as técnicas corretas para realizar este processo.
Então, para ter sucesso nessa empreitada, basta seguir os passo a seguir:
- Primeiramente, retire a pintura antiga do móvel;
- Utilize massa para madeira nas rachaduras e imperfeições para corrigi-las;
- Em seguida, passe uma lixa na madeira;
- Limpe a madeira com um pano úmido para remover o pó;
- Faça a aplicação do primer para facilitar a pintura;
- Pinte a madeira com as cores que preferir;
- Depois, deixe secar e aplique o selante (procure saber se a tinta permite o selante).
- Aplique o verniz para dar durabilidade e proteção a madeira;
- Por fim, utilize uma lixa fina para dar um acabamento ao móvel.
Existem vários tipos de tinta que você pode usar. Destacamos a látex, a acrílica e a nitrocelulose. Então, confira com o vendedor qual tinta é a mais indicada para pintar o seu móvel. Cada uma possui uma característica própria sendo indicada para diferentes móveis.
Imagem 02: A aplicação de verniz deve ser bem planejada mesmo, principalmente quando se trata de madeiramento que irá ficar ao tempo. Assim, este é o caso das casas de madeira.
Tintas para pintar madeira
A tinta látex é a base de água. É indicada para peças de madeiras que não ficarão perto de lugares úmidos e da luz do sol. Sua aplicação pode ser feita por pincéis e rolos.
Além disso, a tinta acrílica é impermeável. Portanto, pode ser utilizada em móveis que ficarão do lado de fora da casa. Mas também pode ser pintada utilizando-se pincéis, rolos e até pistola de pintura.
Assim, a tinta feita com nitrocelulose se fixa mais rapidamente à madeira. Sua secagem é rápida. Possui alta diversidade de cores e pode ser fosca ou brilhante. Deve-se utilizar roupas de proteção ao pintar utilizando esse material.
Para pintar o móvel é indicado que se utilize trinchas macias. Para tintas látex e acrílicas pode-se usar rolos de pintura. Não se esqueça de utilizar máscaras de proteção quando for pintar. Contudo, deve-se utilizar um equipamento próprio caso decida utilizar a tinta de nitrocelulose.
Como pintar madeiras cruas
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 03: Os móveis rústicos de madeira e antigos também podem ser restaurados.
O móvel cru é vendido pronto para se pintar, não é preciso lixar a madeira. Dessa forma, é só escolher a tinta e deixar a imaginação fluir. Portanto, depois não se esqueça de aplicar o selante e o verniz para deixar o móvel brilhante.
Imagem 04: Aproveite para dar ainda mais vida aos seus móveis crus.
Como pintar madeira de branco
As portas brancas com o tempo podem perder seu charme e apresentar um amarelado ou até mesmo manchas escuras. Assim, neste caso, pintá-las será uma ótima opção para revitalizar o ambiente. Portanto, siga os passos seguintes para deixar a sua porta nova como nunca.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Você precisará dos seguintes materiais: Lata de tinta branca, bandeja para a tinta, jornal para forrar o chão, pano, rolo pequeno e médio, fita crepe e máscara.
Imagem 05: A madeira branca traz um ar de sofisticação e leveza ao ambiente. Então, não tenha medo de investir nesta cor para sua casa.
É indicado que se lave a porta com água e detergente antes de pintá-la. Em seguida, deixe secar. Depois é preciso lixar a porta. No entanto, caso a porta esteja envernizada, deve-se utilizar uma lixa mais grossa. Não pinte a porta se ela estiver úmida.
Cubra o chão com jornal, próximo à porta. Em seguida, retire as maçanetas e os trincos da porta. Passe um pano para retirar o pó. Mergulhe o rolo na tinta e faça movimentos de baixo para cima. Utilize pincel nos batentes. Deixe secar.
Imagem 06: Veja esta incrível composição com mobílias restauradas pintadas com tinta branca para madeira.
Como pintar a madeira com verniz
O verniz é uma tinta despigmentada. Ela contém ligante, líquido e aditivos. Ela é uma película que deixa o material envernizado visível. O verniz aumenta a resistência da madeira a raios solares e a riscos.
O verniz pode ser utilizado em portas, janelas, assoalhos, forros e telhados. Pode ser usado em madeiras naturais ou tingidas. Ele protege a madeira e dá um brilho especial a elas.
Imagem 07: Utilize pincéis macios para poder espalhar bem o verniz sem que ele marque no produto, seja uma porta, um móvel ou até mesmo um piso.
Passo a passo para pintar com verniz
Para se pintar uma madeira com verniz é preciso ter em mãos os seguintes materiais: lixa nº150, tinta esmalte sintético, rolinho e pincel, massa para madeira.
Primeiramente, lixe a madeira para retirar o verniz sem esquecer de remover a poeira antes de pintar. Prepare a tinta com 10% de solvente e pinte com rolo e pincel. Depois da primeira demão, aplique mais duas deixando secar entre as pinturas. Faça uma inspeção na madeira e aplique mais uma demão se necessário.
Imagem 08: O seu carpete de madeira também merece camadas de verniz periodicamente para preservar o produto e renovar o brilho.
Caso haja um lugar onde você não queira pintar, passe uma fita de pintura cobrindo-o. Quando a tinta estiver seca, retire a fita. Caso seja uma porta ou um baú você pode retirar as ferragens antes de pintar.
Se o espaço onde você for pintar não for ventilado, utilize máscara, os gases das tintas podem deixá-lo tonto causando náuseas e dor de cabeça. Dessa forma, é preferível cobrir o rosto e o nariz.
Imagem 09: Então, na hora de reformar ou restaurar o seu mobiliário, você também pode optar por utilizar técnicas de pintura de envelhecimento para dar aquele charme a mais.
Ademais, madeira crua, envernizada, porta velha, baú, armário, os itens feitos de madeira são muitos. Deve-se pintar com cuidado para não aparecer bolhas ou manchas na madeira. De qualquer maneira você pode lixar novamente e refazer o trabalho.
Pintar um móvel antigo transforma-o deixando como se fosse novo. Existem muitas opções de cores e você pode escolher a que melhor se dá com seu ambiente, ajudando na decoração.
Imagem 10: Por fim, fique com mais este belo exemplo de móvel de madeira rústico restaurado utilizando o acabamento de verniz fosco por cima da tinta azul petróleo.
Deixe um comentário