Se você gosta de um jardim bonito, exuberante e que chama a atenção, certamente já pensou em plantar uma palmeira. Atualmente, já foram catalogadas mais de 2000 espécies dessa planta, sendo que muitas delas são frequentemente utilizadas em projetos paisagísticos e até mesmo na decoração de interiores. Contudo, diante de tanta variedade, surge um problema: qual desses tipos de palmeiras você deve escolher?
E para te ajudar a encontrar essa resposta, nesse artigo te apresentamos os principais tipos de palmeiras utilizados na decoração, bem como suas características, com o objetivo de te ajudar a escolher a espécie certa para a sua residência.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Como plantar as Palmeiras?
O primeiro passo antes de escolher um dos tipos de palmeiras é definir o local no qual ela será utilizada, afinal você vai optar por uma espécie que seja adequada para esse ambiente. Além disso, também é importante levar em consideração o clima da sua região, já que as palmeiras são plantas tropicais e, por isso, precisam de umidade, incidência solar e temperatura acima de 22º para se desenvolverem adequadamente.
Essas observações são importantes para escolher o tipo de palmeira certa para a sua residência, uma vez que existem espécies que são mais indicadas para áreas externas, enquanto outras podem ser plantadas em vasos ou canteiros, e algumas dessas também podem ser utilizadas dentro de casa.
Cuidados com o plantio das Palmeiras
Com relação ao plantio, a melhor época para plantar é no período de incidência de chuvas de sua região, que geralmente ocorre no verão e no início do outono. Além disso, no que se refere ao processo em si, é importante utilizar adubo orgânico, que é rico em húmus, para preparar o solo, antes de plantar sua muda ou espécime adulto.
Lembrando que a profundidade necessária para a realização do plantio varia de acordo com a espécie e com o tamanho da planta que você adquirir, já que você pode encontrar desde mudas até palmeiras adultas disponíveis no mercado.
Após realizar o plantio, é necessário manter uma rotina de regas frequentes, para manter a umidade do solo, que devem ser realizadas de preferência de dois em dois dias, sendo que nos dias quentes e secos, você pode aumentar essa quantidade, para que a terra não fique seca. Fazer adubação a cada seis meses e realizar podas periodicamente também são importantes para que a palmeira tenha um crescimento saudável.
Quais são os tipos de palmeiras?
Diante das possibilidades de utilização em projetos paisagísticos e das variedades disponíveis no mercado, nos próximos tópicos vamos te apresentar 10 tipos de palmeiras diferentes, de pequeno e grande porte, para que você conheça essas plantas e escolha qual desses tipos de palmeiras mais adequado para sua casa.
Palmeira Leque
A palmeira leque pode ser utilizado nas áreas externas e internas, podendo ser utilizada em vasos e jardins de inverno com boa drenagem e iluminação, uma vez que essa é uma espécie de pequeno porte, que pode chegar a atingir mais de três metros de altura. Esse tipo de palmeira se destaca pelas folhas grandes e redondas, verde brilhante, com formato triangular, plissadas e com bordas dentadas. Por isso, ela promove um efeito lindo na sua decoração!
Imagem 1: Você pode utilizar esse tipo de palmeira para decorar sua sala de estar.
Imagem 2: Além disso, você também pode utilizar a palmeira leque no seu jardim de inverno embaixo da escada.
Imagem 3: Você ainda pode utilizá-la para decorar o canto da sala.
Imagem 4: Essas palmeiras também ficam lindas em canteiros.
Imagem 5: Escolha bem o vaso na qual você irá plantá-la.
Imagem 6: E você ainda pode plantá-la diretamente na terra do seu jardim.
Imagem 7: Lembre-se que esse tipo de palmeira pode alcançar uma boa altura.
Palmeira Fênix
A palmeira fênix, também conhecida como mini palmeira ou tamareira anã, se destaca por ter um visual exótico, por se adaptar a diferentes tipos de clima e por não atingir uma altura tão grande quanto os demais tipos de palmeiras, uma vez que chega a medir, no máximo, dois metros de altura. Essa palmeira também se desenvolve bem a meia sombra e, por isso, também é indicada para ser utilizadas em salas decoradas, por exemplo.
Imagem 8: A palmeira fênix pode embelezar a entrada da sua casa.
Imagem 9: Essa planta também pode compor um canteiro lindo, como na imagem abaixo.
Imagem 10: Mas você também pode utilizar a palmeira fênix na decoração da sua sala de estar.
Imagem 11: Contudo, você pode utilizar uma palmeira pequena na sua decoração.
Imagem 12: Esse canteiro é composto por palmeiras fênix, bromélias e seixos rolados. O resultado ficou lindo!
Imagem 13: Já nesse canteiro foram utilizados dois exemplares dessa palmeira.
Imagem 14: Mas você também pode utilizar vasos de palmeiras para decorar sua varanda.
Palmeira Azul
A palmeira azul chama a atenção pela sua aparência exótica, com folhas grandes, em formato de leque, e com um tom cinza prateado e levemente azulada. Ela é originária da Ilha de Madagascar e deve ser plantada, preferencialmente, em locais abertos e amplos, como no jardim e na área externa, uma vez que pode tingir até 12 metros de altura. Por conta dessas características, esse tipo de palmeira é muito utilizado por paisagistas para montar jardins luxuosos e exuberantes.
Imagem 15: A palmeira azul fica linda na área externa da casa!
Imagem 16: Ela também pode ser plantada diretamente na terra.
Imagem 17: Esse tipo de palmeira também fica linda em canteiros.
Imagem 18: Outro exemplo de canteiro com palmeira azul.
Imagem 19: Mas lembre-se que essa palmeira também pode alcançar uma altura considerável.
Imagem 20: Além disso, a palmeira azul pode ser utilizada na entrada dos prédios.
Imagem 21: Esse tipo de palmeira também pode ser utilizado na ornamentação de passeios e passarelas.
Palmeira Rabo de Raposa
A palmeira rabo de raposa chama a atenção pelas folhas verde-claras com formato arqueado e pelos folíolos plumosos com formato semelhante a uma escova de garrafa ou rabo de raposa, de onde vem o nome popular.
Esse tipo de palmeira tem origem australiana, pode atingir até 9 metros de altura, sendo muito utilizada em jardins, onde pode ser plantada em grupo de três a quatro palmeiras, com o objetivo de aumentar o impacto do visual exuberante da planta. Além disso, quando jovem, também pode ser utilizada em vasos acondicionados em locais bem iluminados, como pátios, varandas e outros ambientes com pé direito alto.
Essa palmeira deve ser cultivada em sol pleno ou meia sombra, em solos enriquecidos com matéria orgânica, com boa drenagem e com irrigação regular. Vale ressaltar que essa espécie é resistente à estiagem e que tolera bem maresia e ventos, o que a torna uma ótima opção para casas litorâneas.
Imagem 22: A palmeira rabo de raposa é utilizada no paisagismo de áreas externas.
Imagem 23: Esse tipo de palmeira destaca a área de entrada da sua residência.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 24: Além disso, ela também pode ser utilizada para decorar caminhos e passarelas.
Imagem 25: Contudo, você ainda pode utilizá-la para compor um canteiro no seu jardim.
Imagem 26: E você pode formar um arranjo com três espécie de palmeira rabo de raposa.
Imagem 27: Outro canteiro lindo composto por esse tipo de palmeira.
Imagem 28: Esse tipo de palmeira é muito utilizado em áreas externas.
Palmeira Garrafa
A palmeira garrafa é uma espécie exótica, de aspecto escultural, com crescimento lento e que pode alcançar até 6 metros de altura. Esse tipo de palmeira se destaca pelo desenvolvimento da base do tronco, que possui um aspecto dilatado em função do armazenamento de água, que a espécie utiliza durante os períodos de estiagem.
Em função dessas características, recomenda-se o plantio isolado, em grupo ou formando fileiras ao longo de caminhos e passarelas. Contudo, vale ressaltar que o plantio isolado destaca a aparência curiosa desta palmeira. Além disso, ela pode ser utilizada em construções baixas, em função do seu porte pequeno, e pode ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra.
Imagem 29: A palmeira garrafa deixa o seu jardim com um visual elegante.
Imagem 30: Esse tipo de palmeira pode deixar o seu jardim mais sofisticado.
Imagem 31: E você ainda pode utilizar um exemplar envasado para decorar sua calçada.
Imagem 32: Além disso, a palmeira garrafa pode ser utilizada em canteiros pequenos.
Imagem 33: Escolha um vaso bonito e rústico para plantar sua palmeira garrafa.
Imagem 34: Esse tipo de palmeira sozinha já transforma o visual do seu jardim.
Imagem 35: Entretanto, lembre-se que essa palmeira pode atingir uma altura considerável.
Palmeira Areca
Confira os melhores produtos para sua casa:
A palmeira areca é muito utilizada em projetos paisagísticos internos e externos, o que a tornou um dos tipos de palmeiras mais utilizadas no mundo. Isso ocorre por ser uma palmeira que se adapta bem tanto em pleno sol quanto em meia sombra, e por ser uma espécie que apresenta um crescimento rápido, podendo ser conduzida a apresentar porte arbustivo, quando atinge até três metros de altura, ou porte arbóreo, com troncos múltiplos, chegando a atingir até 9 metros de altura.
Esse tipo de palmeira é muito versátil e pode ser utilizada de forma isolada, em grupos ou envasada, formato no qual pode decorar ambientes internos. Contudo, as plantas em vaso que permanecem um longo período dentro de casa, precisam alternar com períodos de descanso, nos quais serão submetidas a um ambiente de meia-sombra, uma vez que o sol pleno pode provocar o aparecimento de folhas amareladas, queimadas.
Imagem 36: A palmeira areca pode transformar a decoração da sua sala moderna.
Imagem 37: Essa palmeira pode ser utilizada ao lado do seu sofá.
Imagem 38: Mas você também pode utilizá-la em vasos para decorar sua varanda.
Imagem 39: Além disso, você pode plantar sua palmeira areca em vasos modernos e decorados.
Imagem 40: Mas você também pode utilizar essa palmeira em canteiros.
Imagem 41: Esse tipo de planta também pode ser usado de forma isolada para decorar seu jardim.
Imagem 42: A palmeira areca também fica linda na sala com decoração sóbria e moderna.
Palmeira Washingtonia
A palmeira washingtonia, também conhecida como palmeira saia, pode atingir até 20 metros de altura, sendo frequentemente vista em projetos paisagísticos de casas litorâneas, já que é nativa dos desertos da Califórnia, Arizona e México, ou seja, de regiões com solo arenoso, mas que também é indicada para plantio em grupos ao longo de avenidas ou em jardins tropicais e mediterrâneos.
Esse tipo de palmeira se destaca por apresentar folhas grandes, em formato de leque, de modo que as folhas velhas não caem, o que cria uma copa aberta e com saia amarronzada, em função das folhas secas. Contudo, é justamente a presença dessa saia que também causa alguns problemas desagradáveis, já que ela pode abrigar pragas, roedores e pombos, além de ser muito inflamável. Por isso, em alguns casos, a remoção destas folhas secas é indicada como prática de manejo.
Imagem 43: A palmeira washingtonia chama a atenção na área externa dessa casa.
Imagem 44: Ela também é muito utilizada em canteiros.
Imagem 45: A presença dessa palmeira frondosa deixa sua área externa mais bonita e elegante.
Imagem 46: E você ainda pode utilizar vários exemplares no seu projeto paisagístico.
Imagem 47: A palmeira washingtonia também pode ser utilizada na área da piscina.
Imagem 48: Essa planta sozinha transforma o visual do seu jardim.
Imagem 49: Esse jardim florido ficou ainda mais bonito em função da presença dessa palmeira washingtonia.
Palmeira Laca
A palmeira-laca, também conhecida como palmeira-cera e palmeira-vermelha, é uma planta tropical que chama a atenção por apresentar pecíolos e bainhas foliares avermelhados. Ela apresenta múltiplos caules verdes e pode atingir até 6 metros de altura. Essa palmeira pode ser plantada em vaso quando jovem, sendo utilizada em varandas e ambientes bem iluminados. Além disso, ela também é indicada para jardins abertos e litorâneos, uma vez que essa espécie é tolerante a salinidade do solo.
Vale ressaltar que esse tipo de palmeira requer alguns cuidados no momento do plantio. Ela deve ser cultivada sob sol pleno ou meia-sombra, num solo fértil, com boa capacidade de drenagem, com muita matéria orgânica, de modo a ser irrigada regularmente. Lembrando que essa é uma planta tropical, que gosta de calor e umidade e, portanto, é muito sensível ao frio.
Imagem 50: A palmeira laca também é muito utilizada na área externa da casa.
Imagem 51: E você ainda pode utilizá-la para decorar a área da piscina.
Imagem 52: Além disso, esse tipo de palmeira é muito utilizado para decorar caminhos e passarelas.
Imagem 53: Contudo, você ainda pode utilizá-la em vasos.
Imagem 54: Os canteiros também ficam mais bonitos em função da presença dessa palmeira com toque vermelho.
Imagem 55: A palmeira laca confere um visual exuberante ao seu jardim.
Imagem 56: E você também pode utilizar essa palmeira sozinha em um canteiro.
Palmeira Imperial
A palmeira imperial possui uma história interessante. O primeiro espécime do Brasil foi plantado pelo príncipe regente Dom João VI, em 1809, de modo que todas as palmeiras imperiais cultivadas no país são descendentes desta primeira palmeira.
Essa espécie chama a atenção pelo porte majestoso, podendo atingir até 40 metros de altura. Por isso essa palmeira é muito utilizada em avenidas, casas de campo e áreas externas das residências. Além disso, geralmente ela é plantada em grupos ou fileiras, uma vez que sozinha pode causar um efeito desproporcional no ambiente. Vale lembrar que essa palmeira deve ser cultivada em sol pleno, no solo fértil, enriquecido com adubo orgânico e irrigado regularmente.
Imagem 57: A palmeira imperial é muito utilizada na decoração dos jardins de casas na área rural.
Imagem 58: Mas você também pode utilizá-la na área da piscina.
Imagem 59: Esse tipo de palmeira também fica linda no canteiro próximo ao muro.
Imagem 60: Uma fileira de palmeiras imperiais chama a atenção na área externa de qualquer casa.
Imagem 61: Além disso, esse tipo de palmeira pode conferir um ar majestoso à entrada da sua residência.
Imagem 62: Outro exemplo de como esse tipo de palmeira pode ser utilizado próximo à piscina.
Imagem 63: Os caminhos e passarelas ganham outro visual quando acompanhados de palmeiras imperiais.
Palmeira Real
A palmeira real possui origem australiana, mas é uma espécie muito utilizada no Brasil em função de suas características ornamentais. Essa é um dos tipos de palmeiras que alcançam uma altura considerável, podendo alcançar 20 metros de altura e destaca porque, quando plantadas em conjunto, podem ter uma aparência ligeiramente curva.
Além do efeito paisagístico, essa palmeira também tem sido utilizada na produção de palmito de qualidade. Essa espécie deve ser cultivada preferencialmente sob meia-sombra quando jovem e em pleno sol quando adulta.
Imagem 64: Você pode adotar um pequeno vaso de palmeira real na decoração da sua varanda.
Imagem 65: Além disso, você pode utilizar essa palmeira pra compor o projeto paisagístico suntuoso da área externa da sua residência.
Imagem 66: Esse tipo de palmeira também é utilizado próximo a calçadas.
Imagem 67: Você também pode utilizar essa palmeira na decoração da área externa do seu prédio.
Imagem 68: A palmeira real pode ser utilizada em conjunto com outros tipos de palmeira, como a palmeira imperial.
Imagem 69: Que tal um canteiro composto por vários tipos de palmeiras?
Imagem 70: Essas palmeiras também são muito utilizadas em casas de praia e áreas abertas.
G. Esmeralda diz
Como fica bonito mesmo!!!
Altair diz
Obrigada pelas dicas. Tinha muitas dúvidas de qual palmeira plantar, moro no nordeste clima devo e quente, e eu quero uma palmeira pra fazer caminho em entrada de sítio.
Gustavo Batalha de lima diz
Excelente demonstração. Seria interessante comentar sobre as raízes das diferentes tipos de palmeiras perto de encanamentos, piscinas e edificações.
Márcia Lunardelli diz
Verdade, também tenho está dúvida, em relação as raizes, ao crescimento em relação aos encanamentos e piscinas!!! Porfavor podem nos esclarecer ??
Valmir diz
Espetacular 👏👏 Adorei 💯