A palmeira ráfia (raphis excelsa) é uma planta vigorosa e de um bom tamanho. Ela tem como característica a facilidade de se plantá-la em ambientes fechados. É uma espécie que possui um ótimo custo benefício.
De fácil manutenção ela é prática e adorna os ambientes muito bem. Pode-se ter a planta em casas, apartamentos, varandas e espaços gourmet, por exemplo.
Confira os melhores produtos para sua casa:
A planta tem como origem a China. É ótima para decorar ambientes fechados atuando na composição da decoração desses lugares.
A planta possui troncos finos, filamentos espessos, e folhas grandes e verdes. O que chama a atenção da palmeira ráfia é que ela pode chegar a até quatro metros de altura.
Ela é plurivalente, pode-se plantá-la de diferentes formas. Existem diferentes tipos de vasos para a palmeira e ela se dá muito bem com quase todos.
A palmeira pode ser cultivada tanto em jardins quanto em ambientes internos, é fácil plantá-la e por se dar bem em locais fechados é muito utilizada na decoração de ambientes. Segundo a sabedoria popular, é uma planta que atrai riqueza e sucesso.
Pode-se encontrar a palmeira em ambientes de negócios, como escritórios, empresas e comércio. Além de trazer sorte, ela ajuda a purificar o ambiente através de suas folhas, além é claro de ajudar na decoração.
Também conhecida como palmeira dama, palmeira rápis ou jupati. A palmeira ráfia tem caules alongados e marrons, além de possuir um verde com bastante brilho.
A planta gosta de um clima mais quente, como o tropical e o subtropical. Mesmo sendo uma planta grande ela ficou famosa pela decoração de interiores.
Imagem 01: Uma planta perfeita para decoração.

Palmeira ráfia como cuidar
É uma planta que não requer muitos cuidados para se desenvolver. Deve-se, por exemplo, regar a palmeira de quinze em quinze dias. Ela é uma planta que prefere um ambiente mais seco, logo, não necessita de muita água.
Se ela estiver em um local que recebe muito sol pode-se regá-la mais vezes, no entanto, com pouca água. No inverno, deve-se regá-la uma vez ao mês. É indicado que se tenha muito cuidado, que se observe o estado de saúde da planta para ver se seu desenvolvimento está normal.
Quanto à adubação, deve-se fazer uma vez ao ano. Se as folhas estiverem mais escuras ou queimadas é preciso verificar o que está errado. Pode ser que a palmeira esteja com poucos nutrientes, podendo ser falta de cálcio.
A palmeira gosta de meia sombra, de ambientes pouco iluminados, por isso ela pode se desenvolver em locais como escritórios. Por conta dessa característica ela é amplamente utilizada para valorizar os ambientes internos.
Caso a sua palmeira esteja morrendo ou com folhas queimadas existem alguns cuidados que podem fazê-la retornar ao seu desenvolvimento e ter mais saúde.
Deixe a palmeira em um local não muito iluminado nem muito escuro. A planta não gosta de temperaturas extremas, portanto deixe-a em um local agradável, sem o contato direto com o sol.
Olhe sempre se a terra está seca ou úmida demais, a planta deve estar irrigada sem exageros. Não é aconselhável encharcar o solo. É uma planta que não exige muitos cuidados, mas pode ser necessário adubá-la novamente para garantir que ela fique bem.
Imagem 02: A palmeira ráfia é indicada para os iniciantes do jardim.

Como plantar a palmeira ráfia
É muito fácil plantar a palmeira ráfia. Deve-se escolher um vaso adequado ao plantio, considerando-se que ela irá crescer exponencialmente. Coloque no fundo do vaso pequenas pedras e areia, dessa forma a drenagem pode ser realizada sem maiores percalços.
Coloque em seguida substrato orgânico e composto de terra com adubo. Coloque a planta e firme-a com os dedos. Regue-a. As mudas da palmeira devem ser femininas, pois são as únicas que produzem frutos.
Ao ver os pequenos frutos na planta, recolha-os e os plante em outro vaso com substrato úmido. É indicado manter o vaso longe do sol até a germinação das sementes. Coloque-as em um saco de cultivo até elas crescerem e depois as transplantar em um novo vaso.
Imagem 03: Uma planta prática e simples de plantar.

Vaso para palmeira ráfia
É necessário escolher um bom vaso para que a palmeira ráfia tenha um desenvolvimento saudável. É indicado um que aguente bastante peso e que garanta o crescimento da planta.
O vaso deve possibilitar a colocação de pedriscos e areia, para permitir a drenagem da planta. Outra característica do vaso é que ele deve ter furos, dessa forma o sistema de drenagem não vai permitir que solo se encharque.
Além disso, o vaso deve ser de uma coloração mais clara, para que o solo e consequentemente a raiz da planta não se esqueçam demais.
Imagem 04: Escolha um belo vaso para decorar.

Como fazer mudas de Palmeira Ráfia
Primeiramente retire todas as folhas e galhos secos da planta e partes que possam estar mortas e com pragas para assim não atrapalhar a nova muda. Retire a planta do vaso e a terra que estiver em volta das raízes.
No local onde ficará a nova muda faça uma adubação. Regue o lugar. Selecione um caule da planta e corte-o diagonalmente com uma tesoura ou faca. Encha o vaso com terra e coloque a muda com cinco centímetros cobertos. Dessa forma a planta não cai e consegue firmar raízes.
Caso queira plantar a nova muda no chão, é indicado esperar até seis meses para transplantá-la do vaso. Desta maneira, ela crescerá e se desenvolverá com saúde.
Imagem 05: Utilize técnicas de mudas para expandir o seu jardim.

Dicas de decoração
A palmeira ráfia é uma ótima pedida para quem está começando a plantar. De fácil manutenção ela é ideal para principiantes. Além disso, fica ótima na ornamentação de ambientes.
A planta é uma boa escolha para escritórios, casas e apartamentos. Como ela não precisa de muito sol para se desenvolver pode muito bem ficar em ambientes com pouca luz.
Ademais, é importante salientar que é preciso tomar cuidado com os sinais que ela possa dar, como folhas queimadas ou muito escuras. Mas não se preocupe, sua recuperação é fácil, basta seguir os conselhos apresentados por aqui.
A palmeira ráfia é uma boa opção para quem quer uma planta maior, mais vigorosa em sua residência. Bonita e charmosa, ela decora os ambientes de uma forma diversa, diferente de outras plantas menores.
Imagem 06: O tipo de planta que combina com diversos locais e decorações.

Inspire-se nestas ideias
Imagem 07: Uma planta perfeita para fazer jardins ao muro.

Imagem 08: Use vasos simples para decorar.

Imagem 09: Mas também não deixe as composições de lado.

Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 10: Ela é um tipo de palmeira que fica bem em diversos estilos de decoração e tamanhos de residências ou apartamentos.

Imagem 11: Até mesmo no centro do ambiente você pode posicioná-la.

Imagem 12: Vasos de fibras combinam perfeitamente com ela.

Imagem 13: Assim como os latões coloridos.

Imagem 14: Aposte em mudas maiores para destacar na sala.

Imagem 15: Ou até mesmo na entrada de sua casa.

Imagem 16: Vasos de vime são uma ótima pedida para quem gosta de usar a criatividade.

Imagem 17: Tons foscos e escuros trazem o seu charme para o ambiente.

Imagem 18: Mas os brilhantes ou envernizados também.

Imagem 19: Cada modelo com sua beleza particular.

Imagem 20: Os ambientes também mudam sua cara completamente.

Imagem 21: Una a sua palmeira ráfia a outros tipos de plantas.

Imagem 22: Assim como neste exemplo.

Imagem 23: Ou adicione mais de uma muda em um mesmo vaso.

Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 24: Dessa forma, o ambiente ganha muito mais volume.

Imagem 25: E claro, elegância em sua decoração.

Palmeira em vasos
Imagem 26: São diversos tipos de vasos para você escolher.

Imagem 27: Basta escolher de acordo com o tamanho de sua planta e do ambiente.

Imagem 28: Assim, você pode criar visuais incríveis.

Imagem 29: E chamar a atenção de qualquer um.

Imagem 30: Mesmo utilizando cores neutras.

Imagem 31: Ou translúcidas para mostrar as pedras e os cascalhos.

Imagem 32: Todas ideias trazem sofisticação.

Imagem 33: E muita beleza.

Imagem 34: Integre com sua decoração.

Imagem 35: Use vasos diferentes.

Imagem 36: Com cores alegres.

Imagem 37: Texturas diferentes.

Imagem 38: Tamanhos diferenciados.

Imagem 39: Rodinhas são ótimas opções para quem gosta de mudar posições.

Imagem 40: Então que tal apostar neste acessório?

Palmeira ráfia no jardim de inverno
Imagem 41: Uma planta simples e perfeita para este local.

Imagem 42: São fáceis de cuidar.

Imagem 43: E se adaptam em vários locais.

Imagem 44: Combinam com outras plantas.

Imagem 45: E são capazes de formar um belo jardim.

Imagem 46: Os cactos são plantas que podem facilmente serem combinadas umas às outras. Então veja este belo exemplo de jardim de inverno.

Imagem 47: Aposte em modelos volumosos.

Imagem 48: Assim, ela se destaca perante o restante.

Imagem 49: Mas sem tirar o charme de outras plantas.

Imagem 50: Mesmo vista de longe, ela mostra sua beleza.

Imagem 51: E até mesmo em locais inusitados, utilizando a criatividade, você pode criar um lindo jardim de inverno pequeno e simples para decorar ainda mais sua casa.

Imagem 52: Por isso, não deixe de apostar nesta planta.

Imagem 53: E deixe ela fazer parte de sua decoração.

Imagem 54: Da sua casa.

Imagem 55: E do seu dia a dia.

Palmeira ráfia no quintal
Imagem 56: Crie arbustos com a palmeira ráfia.

Imagem 57: Plantado-as uma ao lado da outra.

Imagem 58: Mas você também pode apostar em pontos isolados.

Imagem 59: Criando lindas paisagens.

Imagem 60: Os vasos também podem ser utilizados na área externa.

Imagem 61: Mas também podem ser plantadas diretamente no piso.

Imagem 62: Assim, jardins belos serão criados.

Imagem 63: Cheios de inspiração.

Imagem 64: Modernidade.

Imagem 65: Trazendo beleza para as fachadas.

Imagem 66: Ou em decks de piscinas.

Imagem 67: O importante é apostar em sua beleza.

Imagem 68: Para que depois você apenas curta a paisagem.

Imagem 69: De diversas composições criadas.

Imagem 70: Te deixando mais perto da natureza.

Deixe um comentário