As suculentas já ganharam espaço nos lares brasileiros. Seja na composição de jardins, terrários ou em vasos individuais que funcionam como elementos decorativos, essas plantas são excelentes opções para quem deseja adicionar um pouco de verde ao ambiente, mas não quer ter muito trabalho. Caso você esteja começando a se aventurar nesse mundo, uma das primeiras informações que você precisa saber sobre esse assunto é que existem vários tipos de suculentas, cada uma delas com características e especificidades diferentes.
Conhecer esses diferentes tipos de suculentas vai te ajudar a cuidar melhor da sua planta e ainda vai te auxiliar a escolher a espécie mais adequada para o ambiente que você deseja decorar. Porém, como existem mais de 22 mil tipos de suculentas catalogadas no mundo, nesse artigo vamos te apresentar algumas espécies populares que você precisa conhecer antes de escolher a sua suculenta ideal.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Tipos de suculentas pendentes
As suculentas pendentes são aquelas que, ao alcançar certo estágio de desenvolvimento, seus ramos começam a pender para fora do vaso, causando um efeito semelhante aquele proporcionado por diferentes tipos de samambaias. Veja alguns exemplos abaixo.
Colar de pérolas (Senecio rowleyanus)
A Senecio rowleyanus, também conhecida como colar de pérolas, possui esse nome em função da aparência, já que apresenta ramos muito finos e pendentes, repletos de bolinhas, que podem atingir mais de 1 m de comprimento. Os primeiros vestígios dessa suculenta foram encontrados em regiões áridas do sul da África. Isso explica o formato das folhas, cheia de bolinhas, utilizada para armazenar água durante períodos de estiagem. Essa suculenta também apresenta pequenas flores brancas, que surgem de tempos em tempos.
Imagem 1: A suculenta colar de pérolas ganha destaque na decoração quando colocada num vaso suspenso.
Imagem 2: Mas você também pode decorar o espaço com vários vasos com essa planta, deixando o visual com uma beleza única.
Imagem 3: Além disso, você ainda pode utilizar essas espécies junto com outros tipos de suculentas.
Colar de rubi (Othonna capensis)
Othonna capensis, popularmente conhecida como colar de ruby, é originária da África do Sul e chama a atenção pela coloração púrpura avermelhada do caule, que fica ainda mais acentuada quando a planta é cultivada sob grande luminosidade. Aliás, é por conta dessa coloração que essa suculenta recebe esse nome popular. Além disso, o colar de rubi apresenta folhas em verde jade, que contrasta com o caule avermelhado, sendo que seus ramos podem chegar até 35 cm de comprimento. Vale ressaltar que essa planta apresenta crescimento rápido e vigoroso, sendo muito utilizada como planta ornamental.
Imagem 4: Essa planta tem uma coloração arroxeada linda e chamativa quando exposta ao sol.
Imagem 5: Porém, longe da luz direta, suas folhas permanecem com uma coloração esverdeada.
Imagem 6: Contudo, basta colocá-la num local com exposição ao sol, que a mágica da mudança de cor acontece.
Tipos de Suculentas: Sedum craigii
A Sedum craigii é uma suculenta nativa do México, extremamente resistente à seca e a variação de temperatura. Essa planta chama a atenção por sua beleza, já que apresenta uma coloração azulada diferenciada. Inicialmente, essa suculenta apresenta um caule comprido, mas com o tempo e seu desenvolvimento, ele se torna pendente, podendo atingir até 40 cm de comprimento. Além disso, essa apresenta folhas longas, gordinhas e levemente arredondadas nas pontas, deixando seu aspecto mais delicado.
Imagem 7: Quando se desenvolve até alcançar a forma pendente, essa planta forma um visual único.
Imagem 8: Mas suas mudas possuem um visual mais delicado e discreto do que a planta adulta.
Imagem 9: E você ainda pode optar por acondicionar a planta num vaso mais elaborado.
Planta fantasma (Graptopelatum paraguayense)
A Graptopelatum paraguayense, conhecida como planta fantasma, é originária do México e chama a atenção por apresentar um visual semelhante a uma rosa, com pétalas ornamentadas. Essa suculenta é chamada de planta fantasma em função do pó solto que fica sobre suas folhas, conferindo um aspecto fantasmagórico a planta. Além disso, a planta fantasma tem pequeno porte e pode atingir até 20 cm de comprimento.
Imagem 10: Esse arbusto de planta fantasma se destaca em qualquer jardim.
Imagem 11: Mas veja como essa planta produz uma flor pequena e delicada.
Imagem 12: A muda da planta fantasma tem uma aparência encantadora.
Tipos de Suculentas: Crassula pellucida rubra
A Crassula pellucida rubra chama a atenção por apresentar uma coloração roxa que deixa seu visual bonito e exótico. Mas essa planta não é completamente roxa, já que a face superior de suas folhas é verde-arroxeada, enquanto a face inferior é roxo-avermelhada, causando um contraste lindo e chamativo. Quando se desenvolve no solo, forma um verdadeiro tapete roxo. Porém, também pode ser cultivada em vasos suspensos, de modo que a planta se molda ao vaso e cresce de forma pendente.
Imagem 13: A Crassula pellucida rubra é outra espécie que apresenta uma coloração chamativa.
Imagem 14: Porém, sua muda apresenta uma coloração esverdeada comum.
Imagem 15: Contudo, quando exposta ao sol, a coloração arroxeada aparece, fazendo com que essa planta também seja uma ótima opção para compor um arranjo com outros tipos de suculentas.
Feijão-de-geleia (Sedum pachyphyllum)
A Sedum pachyphyllum, popularmente conhecida como feijão-de-geleia, é nativa do México e pode ser cultivada como planta ornamental, em canteiros com vasos ou jardineiras. Essa suculenta pode atingir até 30cm de comprimento, sendo que seus ramos, caso não sejam podados, podem se desenvolver ganharem o aspecto pendente. Além disso, a feijão-de-geleia possui folhas verde-claro e cilíndricas que, quando expostas ao sol, ficam com as pontas avermelhadas ou rosadas. Vale lembrar que essa planta é uma ótima opção para ser cultivada em jardins verticais e telhados verdes, em função da sua rusticidade e baixa manutenção.
Imagem 16: Esse arbusto de feijão-de-geleia vai transformar sua decoração.
Imagem 17: As extremidades avermelhadas, resultado da exposição sol, promovem um efeito lindo no visual da planta.
Imagem 18: Mas essa planta também é muito utilizada em pequenos vasos decorativos.
Dedo-de-moça (Sedum burrito)
A Sedum burrito, também conhecida como dedo-de-moça, se destaca por apresentar folhas verde claras, curtas e gordinhas. Quando jovem, suas folhas crescem de forma ereta, porém, com o tempo, elas começam a pender, podendo chegar a 50 cm de comprimento. Além disso, essa planta também apresenta flores pequenas e rosas, que florescem na primavera. Essa suculenta é muito indicada para áreas externas com muita luminosidade, já que precisa de algumas horas de sol por dia para se desenvolverem com bastante volume.
Imagem 19: A dedo-de-moça que se desenvolve em vaso suspenso tem um visual exuberante.
Imagem 20: Suas flores são pequenas e delicadas.
Imagem 21: Mas você também pode plantá-la num vaso comum.
Tipos de suculentas grandes
As suculentas grandes, como o próprio nome indica, são aquelas capazes de se desenvolver até alcançar um tamanho considerável, não sendo mais possível que sejam utilizadas em vasos decorativos para o centro da mesa, por exemplo. Por isso, para plantar essas suculentas é necessário ter espaço para que elas possam se desenvolver e embelezar o ambiente. Confira alguns exemplos abaixo.
Tipos de Suculentas: Babosa
A Aloe arborescens, conhecida como babosa ou aloe vera, se tornou popular por causa da sua aplicação terapêutica, medicinal, cosmética e alimentícia., em função das propriedades de sua seiva transparente, similar a um gel, presente em suas folhas. Essa suculenta tem uma aparência bem característica, com folhas grossas, triangulares, longas, de cor verde azulada e com espinhos nas laterais. Além disso, a babosa tem porte arbustivo e pode atingir até 3 metros de altura.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 22: A babosa chama a atenção com suas folhas com espinhos laterais.
Imagem 23: Mas você também pode utilizá-la para decorar um cômodo da sua casa.
Imagem 24: Além disso, quando jovem, você pode utilizá-la no centro da mesa, por exemplo.
Planta jade (Crassula ovata)
A Crassula ovata, popularmente conhecida como planta jade, é nativa da África do Sul e Moçambique, e tem um porte semelhante ao bonsai, sendo muito utilizada pelos adeptos do Feng Shui para equilibrar as energias da casa. Essa suculenta se destaca por apresentar folhas verde escuro, carnudas e que crescem de forma alternada, sendo que, quando expostas ao sol, suas folhas ficam com as bordas avermelhadas. Além disso, a planta jade chama a atenção pela sua resistência e longevidade, já que pode durar mais que 30 anos. Essa planta pode atingir até 2 m de altura. Porém, pode levar décadas para que a suculenta atinja esse tamanho.
Imagem 25: O arbusto da planta jade chama a atenção pela sua coloração e aspecto.
Imagem 26: Mas você também pode criar um bonsai com essa planta.
Imagem 27: Além disso, quando jovem, seu vaso pode ser utilizado como elemento decorativo.
Orelha de Shrek (Crassula ovata ‘Gollum’)
A Crassula ovata ‘Gollum’ , também conhecida como orelha de Shrek, possui esse nome por ter uma aparência semelhante ao personagem Shrek, de um filme de animação que fez muito sucesso. Isso acontece porque essa suculenta apresenta folhas tubulares, com os ápices achatados e verdes brilhantes, podendo apresentar pontas arroxeadas ou avermelhadas quando expostas a muita luminosidade. Além disso, a orelha de Shrek possui galhos que podem atingir até 80cm de altura e 40cm de largura. Vale ressaltar que essa suculenta demora a florescer, mas apresenta flores brancas e rosas no inverno.
Imagem 28: A suculenta orelha de Shrek também forma um arbusto que chama a atenção.
Imagem 29: Porém, você pode utilizar o vaso dessa planta como elemento decorativo na sua casa.
Imagem 30: E você ainda pode utilizá-la junto com outros tipos de suculentas e cactos.
Arbusto elefante (Portulacaria afra)
A Portulacaria afra, também conhecida como arbusto elefante, é originada nas regiões quentes e áridas do Sul da África, e possui esse nome popular por desenvolver uma folhagem suculenta que serve de alimento para elefantes sedentos. Afinal, seus galhos, brotos e folhas carnudas possuem capacidade de armazenar água por largos períodos. Essa suculenta apresenta folhas gordas, arredondadas, verde esmeralda, além de flores delicadas. Além disso, essa é uma das suculentas mais altas que existem, podendo atingir 2,50 m de comprimento.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 31: O arbusto elefante chama a atenção pelo seu visual exuberante.
Imagem 32: Mas você também pode utilizar essa espécie num vaso pequeno.
Imagem 33: Mas lembre-se que essa planta irá crescer e que será necessário mudar de vaso, para que ela tenha espaço para se desenvolver.
Orelha de porco (Cotyledon orbiculata)
A Cotyledon orbiculata, conhecida como orelha-de-porco, é uma planta exótica originada na África do Sul. Essa suculenta chama a atenção por suas folhas grossas, com formato oval e bordas avermelhadas, e por suas flores diferenciadas. Essa planta é muito indicada para regiões secas, especialmente com solo rochoso e na beira de penhascos, podendo atingir 3 metros de altura, sendo uma das espécies de maior porte desse gênero. Além disso, a orelha-de-porco é uma espécie considerada mais rara, o que a torna muito procurada por colecionadores.
Imagem 34: As folhas da planta orelha de porco se destacam em meio a vegetação.
Imagem 35: Porém, suas flores alaranjadas também roubam a atenção na paisagem.
Tipos de suculentas coloridas
Existem várias espécies de suculentas coloridas, sendo que as colorações apresentadas costumam variar entre tons avermelhados e roxos. Essa coloração pode ser resultado da exposição ao sol, à temperatura amena e até ao estresse hídrico, ou seja, a falta de água. Porém, essa mudança na coloração depende da espécie e a exposição ao fator ambiental deve ser realizado de forma gradual, para não prejudicar a planta. Confira abaixo alguns tipos de suculentas coloridas.
Rosa negra (Aeonium arboreum ‘Atropurpureum’)
A Aeonium arboreum ‘Atropurpureum’, conhecida como rosa negra, se destaca por apresentar um formato semelhante a uma rosa, composta por folhas finas, de coloração verde-arroxeada. Quando exposta ao sol pleno, suas folhas ficam mais escuras, deixando a planta com um visual lindo e chamativo. No inverno, essa suculenta desenvolve flores amarelas que criam um contraste lindo com suas folhas escuras.
Imagem 36: A roda negra tem um aspecto luxuoso e rústico.
Imagem 37: O contraste entre as folhas roxas e verdes deixam essa planta ainda mais bonita.
Tipos de suculentas: Echeveria pulvinata “Ruby”
A Echeveria pulvinata “Ruby” chama a atenção por sua aparência e coloração. Essa planta apresenta uma camada fina de pelos em sua superfície, deixando-a com um visual levemente prateado. Além disso, quando exposta ao sol, apresenta folhas com extremidades avermelhadas. Essa suculenta floresce no final do inverno e início da primavera, quando desenvolve flores laranjas. Vale lembrar que essa é uma das suculentas que se desenvolvem bem a meia sombra, podendo ser plantada diretamente no chão, o que é ideal para compor um jardim de inverno, por exemplo.
Imagem 38: As extremidades avermelhadas da Echeveria pulvinata “Ruby” se destacam em qualquer ambiente.
Imagem 39: Suas flores laranjas são pequenas e delicadas.
Imagem 40: Além disso, sua muda também tem um visual delicado e elegante.
Rosa de Pedra Carnicolor (Echeveria carnicolor )
A Echeveria carnicolor, conhecida como rosa da pedra carnicolor, é nativa do México e chama a atenção por apresentar uma folhas alongadas verde-acinzentadas, podendo ficar avermelhadas e até levemente arroxeadas, se expostas ao sol. Essas folhas crescem em forma de roseta, que pode atingir 12,5 cm de diâmetro e 20 cm de altura. Além disso, durante sua floração, desenvolve flores pequenas e cor-de-rosa. Vale ressaltar que essa planta é de fácil cultivo e se desenvolve bem sob luminosidade natural. Por isso, a rosa de pedra carnicolor é indicada para decorar áreas externas.
Imagem 41: A Rosa de Pedra Carnicolor, quando não exposta ao sol, tem uma coloração que lembra a planta fantasma.
Imagem 42: Porém, se exposta a iluminação, apresenta uma coloração avermelhada muito bonita.
Imagem 43: E você ainda pode montar um arranjo com essa suculenta.
Tipos de suculentas: Sedum cauticola
A Sedum cautiola tem origem japonesa e se destaca por apresentar folhas arredondadas, cinza-esverdeadas e em tons cor-de-rosa. No outono, essa planta desenvolve flores em forma de estrela com coloração rosa-arroxeada, deixando a suculenta ainda mais bonita. Além disso, essa suculenta tem porte pequeno, podendo chegar até 30 cm, sendo bastante encontrada em penhascos e regiões montanhosas. Por isso, a Sedum cautiola se desenvolve melhor em climas amenos, entre 14ºC e 26ºC, mas também pode se adaptar a outras temperaturas.
Imagem 44: A Sedum cauticola possui uma coloração arroxeada que deixa essa planta mais delicada.
Imagem 45: E suas flores são uma atração a parte.
Colher de cobre (Kalanchoe orgyalis)
A Kalanchoe orgyalis, conhecida como colher de cobre ou colher de bronze, é uma suculenta originária de Madagascar que se destaca por apresentar folhas com a coloração marrom-acobreada, quando exposta ao sol por um longo período. Seu nome popular é resultado da combinação entre essa coloração diferenciada e as folhas em formato de colher. Por isso, a colher de cobre é muito utilizada com fins ornamentais. Além disso, essa planta pode atingir até 1,5 m de altura, de modo a formar um arbusto bonito e chamativo.
Imagem 46: Esse arbusto de colher de cobre tem um visual exótico.
Imagem 47: As folhas dessa espécie realmente apresentam uma coloração que lembra o bronze e o cobre.
Imagem 48: Porém, se não forem expostas ao sol, suas folhas adquirem uma coloração esverdeada.
Outros tipos de suculentas
Além das espécies apresentadas anteriormente, você encontrará, a seguir, outros tipos de suculentas muito utilizados no design de interiores.
Rosa de pedra
A Escheveria elegans, também conhecida como rosa de pedra, é uma suculenta muito conhecida por ter uma aparência que lembra o desabrochar de uma rosa. Além disso, essa planta pode ser encontrada com diferentes cores, podendo ser verde ou mais acinzentada. Em função do seu visual, essa suculenta é muito utilizada no design de interiores e pode ser uma ótima opção de planta para decorar apartamentos, por exemplo.
Imagem 49: A rosa de pedra tem uma aparência elegante e simétrica.
Imagem 50: Você pode pontar um terrário aberto com a rosa pedra.
Imagem 51: Mas você também pode montar um terrário com vários tipos de suculentas, incluindo a rosa de pedra.
Imagem 52: No entanto, você também pode cultivar essa planta até que ela forma um pequeno arbusto.
Zebra (Haworthiopsis fasciata)
A Haworthiopsis fasciata, também conhecida como zebra ou planta zebra, é originária da África do Sul e se destaca por apresentar listras brancas e um aspecto que lembra várias estrelas do mar empilhadas. Sua aparência lembra a babosa, porém essa suculenta tem um crescimento menor e não passa dos 20 centímetros. Além disso, essa planta é muito utilizada em vasos pequenos, contribuindo com a decoração dos ambientes.
Imagem 53: A planta zebra impressiona em função do seu visual diferenciado.
Imagem 54: Ela também tem um aspecto delicado quando mais jovem.
Imagem 55: Mas você também pode decorar seu vaso com pedras de seixo brancas.
Imagem 56: As mudas dessa espécie também são adoráveis.
Aloe aristata
A Aloe aristata chama a atenção por apresentar folhas verde escuras com pontinhos brancos, que crescem no formato de uma roseta. Elas florescem apenas se expostas ao sol no final da primavera e começo do verão, desenvolvendo hastes florais bem longas, que atingem os 50 cm de comprimento e que geram pequenas flores vermelhas nas pontas. Além disso, essa é a suculenta ideal para quem não tem muita prática com esse tipo de planta, se adapta bem dentro de casa e é perfeita para ser utilizada em arranjos e terrários abertos.
Imagem 57: A Aloe aristata também apresenta o formato de roseta.
Imagem 58: Os vasos com plantas dessa espécie podem criar um efeito lindo no jardim.
Imagem 59: Porém, você pode utilizar essa planta para compor um terrário pequeno.
Imagem 60: Além disso, a Aloe aristata pode ser a planta ideal para compor seu arranjo.
Jose kohut Villela diz
Gostei muito desta materia!!!! Foi muito edificante e um espetáculo de cores!!!!
Maria Medeiros diz
Amo as suculentas e gostei muito da matéria, tenho algumas delas ,mas como moro em apto, o espaço da varanda é pequeno, se pudesse teria todas, mas Parabéns pelo trabalho!!