Pergolado de madeira são estruturas feitas com colunas e vigas, que tem a função de proteger uma área, seja jardim, varanda e até garagem. Entretanto, o nome vem do latim e significa cobertura protetora.
É provindo da Itália e dá um charme especial a área em que se está instalado. Assim, ele cobre espaços, normalmente em uma área externa. A madeira utilizada no pergolado deve ser envernizada e impermeabilizada, visto que ficará exposta ao clima, ao sol e à chuva.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Como usar o pergolado de madeira
O pergolado no jardim é o mais utilizado, pois ele cria um clima acolhedor e charmoso na parte externa da casa. Dessa forma, é um ótimo espaço para se receber amigos e familiares, oferecendo um ambiente propício para confraternizações.
Imagem 01: Decorar o seu pergolado com plantas ornamentais deixa o ambiente gracioso.
Instalado na varanda ou na sacada, o pergolado de madeira é uma ótima opção para quem quer aproveitar melhor o espaço em apartamentos. As varandas são fechadas ou cobertas com pergolados criando assim um deck externo, podendo ser instalado no lugar de churrasqueiras ou um espaço para festas bastante descontraído.
Entretanto, o pergolado pode ser utilizado em eventos como casamentos e festas de aniversário. Dessa forma, o toque rústico da estrutura complementa a mesa de doces trazendo charme ao ambiente. Assim, pode-se montar o altar da celebração de pergolado e decorando-o com flores e voais.
Além disso, o lugar que é instalado o pergolado fica bem convidativo, é uma ótima opção para quem quer deixar a sua casa mais charmosa, rústica e convidativa. Afinal, a madeira é por si só acolhedora e se utilizar dessa estrutura para construir um local de festas e de confraternização é uma boa pedida.
Imagem 02: Eles podem dar espaço a lindas áreas de descanso.
Uma das estruturas mais utilizadas, o pergolado de madeira é fácil de combinar com móveis e decoração, dando um ar mais campestre ao ambiente ou até mesmo mais sofisticado, ou vanguardista.
É necessário dar uma boa manutenção nos pergolados, pois como são feitos de madeira e a maioria deles é instalada na parte exterior da casa, eles ficam sujeitos a mudanças de temperatura, ataques de insetos, chuvas e raios solares.
Imagem 03: Adicione lanternas para dar efeitos de iluminação.
Estrutura de madeira
Cada madeira possui uma característica própria. Deve-se ficar atento a qual tipo de aplicação será utilizado, pois as madeiras possuem dureza, resistência, peso, oleosidade, odor, entre outros que trazem vantagens e desvantagens.
Para se construir um telhado, por exemplo, é indicada uma madeira mais resistente, mas não pode ser muito pesada para não sobrecarregar a estrutura. A madeira para o interior deve ser resistente, mas pode ser mais leve.
Imagem 04: O vidro pode servir para evitar chuva e muito calor no local.
A cor da madeira utilizada na estrutura tem suas variações, de acordo com o tipo utilizado na construção. Madeiras mais claras ficam bem em um ambiente como da piscina, por exemplo, enquanto que mais escura dão um charme em jardins e varandas. Mas o mais importante é que em ambientes externos as madeiras do pergolado devem ser duras e resistentes para aguentar as mudanças do clima como a chuva e os raios solares.
Tipos de madeira
Pergolados de madeira podem ser de teca, que é utilizada em embarcações navais e é bastante resistente à agressões externas. Entretanto, ela não empena e resiste às mudanças climáticas com maestria. É uma espécie vinda de fora, mas em nosso país é muito utilizada em reflorestamento.
Imagem 05: Estenda um cantinho da sua casa com pergolado.
O ipê possui uma boa durabilidade. Além disso, é uma árvore nativa do Brasil e pode ser utilizada em um ambiente externo. Por isso ela é utilizada em ambientes exteriores, é densa e pesada, e não apodrece. Sendo assim, uma ótima opção para pergolados.
O cumaru resiste a ataques de insetos e fungos e é resistente a variações de umidade do ar. Contudo, também é uma espécie nativa brasileira.
A maçaranduba também é indicada para o uso em ambientes externos pela sua durabilidade e resistência.
Já o eucalipto deve ser tratado com sistema de autoclave pois este permite uma proteção ao apodrecimento.
Imagem 06: Áreas de churrasqueira ficam muito mais confortáveis.
O Cedro é uma madeira macia e leve que permite uma construção harmoniosa e bonita, e ainda assim, resistente.
Madeiras de demolição como por exemplo a Peroba e o Jatobá também podem ser uma boa opção para se fazer um pergolado pois podem ser utilizadas para se fazer estruturas e são bem resistentes.
As opções mais baratas para se construir um pergolado de madeira são a Garapeira, a Maracatiara, o Angelim e o Tauari.
Imagem 07: Faça um charme próximo a piscina.
Vantagens e desvantagens
Quem busca valorizar uma área, jardim, espaço gourmet, piscina e outros ambientes pode utilizar o pergolado, podendo dar um toque mais rústico ao lugar, transformando uma área simples em um espaço sofisticado.
Pode-se utilizar o pergolado para cultivar plantas, pois ele facilita a manutenção e o crescimento de frutas e flores. Além disso, o pergolado ajuda a proteger a mobília externa da umidade e dos raios solares. Por isso, para tal é indicado o pergolado de bambu ou de forro de palha. Assim, a cobertura pode ser feita de plantas ou de um revestimento especial. Mas também é uma ótima opção para proteger as paredes do pergolado das radiações solares, diminuindo a temperatura interna.
Imagem 08: Adicione sofás de madeira para deixar ainda mais elegante.
Uma das desvantagens de se ter um pergolado é a manutenção que deve ser feita com uma maior frequência e o tratamento da madeira para se evitar que ela, por exemplo, não se empene. Deve-se pensar, portanto, em se adquirir uma madeira resistente, pois um pergolado em um ambiente externo vai estar sujeito às variações de temperatura, além de chuvas e raios solares.
Deve-se, portanto, pensar nas características de cada madeira, o revestimento do telhado do pergolado, quais móveis vão ficar embaixo da estrutura e onde ela será inserida. O pergolado de madeira deixa o ambiente mais natural do que o de alumínio, por exemplo.
Imagem 09: O pergolado também pode ser bem diferenciado.
Onde utilizar pergolado de madeira
O pergolado de madeira é muito prático e acessível. Afinal, possui um ótimo custo benefício. Além disso, ele dá um charme ao jardim, ao canteiro na parte externa da casa, e pode ser uma solução criativa para quem tem pouco espaço. Dessa forma, com o pergolado de madeira é possível montar um ambiente tranquilo e contemplativo.
Pode-se utilizar o pergolado de madeira no jardim, ao lado da piscina, garantindo assim uma sobra ao lado dela, no rooftop, que é o telhado da área de lazer, em um módulo da casa para home office, pergolado sobre um lago artificial, na garagem, na varanda, entre outros espaços.
Imagem 10: As redes ficam lindas nestas áreas de descanso.
Ele é mais fácil de combinar com os móveis, além de possibilitar uma área de instalação pequena. Entretanto, a madeira deve ser impermeabilizada para ser protegida de eventuais mudanças climáticas na área onde o pergolado estiver inserido. Além disso, também deve receber tratamento contra insetos, protegendo-o de eventuais ataques e danos à estrutura.
Então, para o pergolado durar mais tempo ele deve receber manutenção periódica, sendo lixados e recebendo verniz ou até tinta. No entanto, se o pergolado for coberto por plantas ele será protegido de intempéries climáticas pelas folhas e flores, além de ser uma beleza, um colírio para os olhos.
Imagem 11: Pergolados bem modernos tem seu espaço na decoração.
Pergolado de madeira em jardins
Imagem 12: Os troncos fazem um efeito incrível.
Imagem 13: O espaçamento entre as madeiras do teto também podem alterar.
Imagem 14: Aposte também em realizar um deck para delimitar o seu espaço.
Imagem 15: Posicione o seu pergolado próximo a árvores ou coqueiros.
Imagem 16: Então mais este lindo exemplo simples de pergolado.
Imagem 17: A madeira pode ser utilizada somente no teto.
Imagem 18: Mas sabia que você mesmo pode fazer o seu pergolado?
Imagem 19: Basta escolher o seu modelo preferido.
Imagem 20: E colocar a criatividade para funcionar.
Imagem 21: Então crie modelos personalizados.
Imagem 22: E deixe sua casa ainda mais charmosa.
Imagem 23: Com certeza você não vai se arrepender.
Imagem 24: Além de encantar muitas pessoas com este espaço.
Imagem 25: Observe a paisagem também.
Imagem 26: Adicione plantas para dar vida ao local.
Imagem 27: Utilize como base para os balanços das crianças.
Pergolado de madeira em fachadas
Imagem 28: Aquele corredor de entrada, pode ser bem aproveitado.
Imagem 29: A fachada da sua casa pode ser outra cara com este item.
Imagem 30: Então mais esta ideia.
Imagem 31: Detalhes apenas na porta de entrada também fica um encanto.
Imagem 32: Aproveite para compor com aquele tão sonhado jardim vertical.
Imagem 33: Crie anexos em casa para dar aquela modificada na fachada.
Imagem 34: A área de fireplace na fachada pode e deve ter um pergolado de madeira.
Imagem 35: Veja mais este belo exemplo na entrada de casa.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 36: Outra ideia como telhado para varanda.
Imagem 37: Pequenos detalhes na fachada já fazem toda a diferença.
Imagem 38: A garagem também pode ser realizada com um lindo pergolado.
Imagem 39: Faça varandas.
Imagem 40: Mais uma ideia de fachada incrível.
Imagem 41: Crie entradas encantadoras.
Imagem 42: Personalize a área gourmet.
Imagem 43: Eles ficam belos até em entradas de prédios.
Imagem 44: Mas o que falar dessa vista?
Pergolado de madeira no corredor
Imagem 45: De vida aos corredores externos.
Imagem 46: Faça lindos jardins.
Imagem 47: Áreas de café da manhã.
Imagem 48: Ou use para proteger portas.
Imagem 49: Deixe suas escadas cobertas.
Imagem 50: E crie lindas áreas de descanso.
Imagem 51: Mas também pode dar espaço à churrasqueira.
Imagem 52: Ou apenas cobrir as mesas.
Imagem 53: Então veja mais este belo exemplo.
Imagem 54: Faça união com o muro.
Imagem 55: Ou crie a própria estrutura do pergolado de madeira.
Imagem 56: Aproveite a madeira do forro interno.
Pergolado para festas
Imagem 57: Capriche na iluminação.
Imagem 58: Faça modelos bem decorativos.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 59: Aposte no uso de voal para decorar.
Imagem 60: Grandes tapetes e cortinas para deixar ainda mais belo.
Imagem 61: Mas também capriche na área de churrasco.
Imagem 62: Ou naquele cantinho com lago.
Imagem 63: Faça lindas estruturas para acomodar seus convidados.
Imagem 64: Crie um espaço de descanso para festas.
Imagem 65: Ou faça a própria festa debaixo dele.
Imagem 66: Mas os perfilados com decorações bem naturais podem ser ótimos locais para sessão de fotos.
Imagem 67: Mais uma ideia bacana para área de descanso.
Imagem 68: Para cerimônias de casamento o pergolado fica perfeito.
Imagem 69: Assim como para recepcionar a família e os amigos.
Mais algumas ideias
O pergolado de madeira sobre o jardim valoriza o imóvel e transforma o ambiente em algo único. Pois existem estruturas que tomam toda a extensão da casa, fazendo com que ela pareça maior.
Ao criar uma estante com a mesma madeira do pergolado, cria-se um ambiente rústico e criativo. Afinal, aliando a beleza à funcionalidade, a estrutura junto à estante deixa uma cara de robustez nos elementos inseridos dentro do pergolado. É uma ótima dica de uso mostrando que a estrutura possui muitas aplicações.
A piscina junto ao ambiente molhado pode se tornar um ambiente elegante e funcional. Pode-se utilizar mesas, cadeiras, bancos de madeira ou de plástico. O teto pode ser de madeira, palha ou até mesmo de vidro esfumaçado. Contudo, é uma ótima pedida para transformar o ambiente externo de sua casa em um local de divertimento e interação.
Imagem 70: Bronzeie-se com estilo.
Ao unir dois módulos da casa, o pergolado de madeira pode tornar seu home office em um lugar prático e charmoso. Já que nestes tempos que o trabalho em casa é mais requisitado ele transforma seu ambiente profissional trazendo aconchego e funcionalidade.
Enfim, existem diversos usos para o pergolado de madeira, procure saber qual é a melhor opção para você e se ele atenderá a suas expectativas. Isso porque o custo benefício do pergolado é enorme, você pode transformar a sua casa em um outro tipo de ambiente, tornando-a mais convidativa à amigos e familiares. Assim, a parte externa de sua residência pode se transformar em um ambiente perfeito para festas e confraternizações.
Imagem 71: Mas que tal essa outra ideia?
Como fazer um pergolado de madeira
O pergolado de madeira garante um espaço bem aconchegante em sua casa com charme e conforto. Então, para fazer um, é preciso construir pilares e vigas de madeira posicionadas de forma paralela. Pode-se utilizar vários tipos de madeira como o eucalipto, pínus, peroba, jatobá, entre outros. Assim, o custo da obra varia de R$ 4.000,00 a R$ 8.000,00.
Primeiro você escolhe o material, mede as toras de madeira que serão utilizadas, demarca o solo, une as duas peças verticais com uma ripa transversal, marca os pontos de encaixe e instala as vigas de cobertura. Pode-se utilizar telhados de vidro ou mesmo de madeira e palha para fazer a cobertura. O vidro temperado não influi na entrada de luz e ainda assim, protege o espaço.
Imagem 72: Crie varandas personalizadas.
Aprenda a decorar o seu pergolado
Pode-se cobrir o pergolado com plantas dando um ambiente mais harmônico para o espaço. Pode ser decorado com primavera, no formato de arbusto, cerca viva ou trepadeira.
Outra opção é o amor, ou agarradinho, que se adapta a qualquer tipo de suporte, fechando bem a estrutura, dando uma cobertura ampla. Afinal, a alamanda amarela também fica muito bonita no pergolado, ela cobre a estrutura e apresenta flores quase o ano inteiro dando um charme a mais ao ambiente.
Imagem 73: Faça um espaço decorado no jardim.
Pode-se criar uma pequena horta ou então plantar suculentas ou cactos que possuem a facilidade de terem baixa manutenção, ao lado do pergolado, ou embaixo dele. Os móveis também podem ser de madeira harmonizando o lugar. Para pergolados perto de piscinas, prefira cadeiras de plástico e telhado de vidro esfumaçado.
O pergolado com o piso de madeira vai ficar parecido com um deck ou um longe. O piso de grama traz um ar mais rústico à estrutura. O chão também pode ser revestido de pedras, dando um toque de charme ao lugar. Pode-se pôr no interior bancos, sofás, pufes e até balanços, a imaginação é o limite.
Imagem 74: Nos fundos da casa também vale.
Use e abuse da criatividade
Agora que você já conhece os usos e como construir um pergolado de madeira já pode escolher qual o uso que fará dessa estrutura. Além de prática e charmosa ela pode abrigar suas plantas e flores prediletas, transformar a parte externa de sua casa em um lugar de festa e confraternização, ou pode também ter uma área molhada para a sua piscina, ou ainda um home office bacana para poder trabalhar em casa.
Enfim, as opções são inúmeras. É importante salientar que o pergolado de madeira deve ter uma manutenção periódica para assim, ele continue bonito e resistente ao clima e ao tempo. A estrutura também deve ficar livre de insetos que possam causar danos a ela.
O pergolado de madeira é uma ótima opção para quem quer melhorar e tornar a sua casa mais bonita, além também de ter um espaço para se divertir com a família e amigos.
Imagem 75: Crie um espaço para ter aquele momento de casal.
Modelos de pergolado de madeira
Imagem 76: Independente do modelo de pergolado, o local fica aconchegante.
Imagem 77: Um cantinho para passar o tempo conversando.
Imagem 78: Faça uma sala no seu jardim.
Imagem 79: Mais uma incrível ideia de casamento.
Imagem 80: As cerimônias ao ar livre são encantadoras.
Imagem 81: Ilumine sua sala externa.
Imagem 82: Reserve um espaço para relaxar ao ar livre.
Imagem 83: Crie espaços isolados para se conectar à natureza.
Imagem 84: Faça desse canto o seu refúgio.
Imagem 85: Mesmo que em locais públicos.
Imagem 86: Crie prateleiras para decorar o espaço.
Imagem 88: Faça cobertura de vidro para usar até mesmo em dias de chuva.
Imagem 89: Faça uma parede viva para aumentar o contato com a natureza.
Imagem 90: Até mesmo em empresas ele fica bonito.
Plantas para pergolado de madeira
Imagem 91: As trepadeiras dão um ar bem natural.
Imagem 92: A primavera é uma das mais utilizadas para cobertura.
Imagem 93: Então, veja esta outra ideia.
Imagem 94: Elas podem ficar tanto sobre o teto, quanto pelos pilares.
Imagem 95: Mesmo que não preencha tudo, os fachos de sol farão um efeito incrível.
Imagem 96: São várias ideias para você realizar.
Imagem 97: Até com dormideiras.
Imagem 98: Ou plantas que tenham apenas folhas.
Imagem 99: Qualquer ideia fica uma graça!
Imagem 100: Deixe a natureza participar.
Imagem 101: Obtenha resultados incríveis.
Imagem 102: Crie cenários deslumbrantes.
Imagem 103: Únicos.
Imagem 104: Cheios de delicadeza.
Imagem 105: E bem naturais.
Mais ideias para se inspirar
Imagem 106: Os vasos também são bem vindos.
Imagem 107: Aproveite as árvores para cobrir o seu pergolado.
Imagem 108: Use pequenas trepadeiras com flores.
Imagem 109: Aposte nos tecidos.
Imagem 110: Personalize pequenos jardins.
Imagem 111: Use vasos coloridos.
Imagem 112: Ou cerâmicos.
Imagem 113: Mas sempre se lembre de iluminar para ter noites espetaculares.
Imagem 114: Lareiras também são bem vindas.
Imagem 115: Faça um living externo.
Imagem 116: Veja mais esta ideia.
Imagem 117: Use para sustentar cadeiras de balanço.
Imagem 118: Para trazer comodidade.
Imagem 119: Use da modernidade.
Imagem 120: E tenha resultados incríveis!
Deixe um comentário