Quem não se rende aos encantos das plantas, a planta ornamental possui várias espécies, e diversas belezas que atrai os amantes de plantas. Podendo ser plantadas em ambientes externos ou internos.
Elas são ótimos objetos de decoração, podendo enfeitar qualquer ambiente de sua casa, desde que seja a espécie adequada para ser plantada no ambiente interno.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Contudo, existem vários tipos de plantas que podem ser plantadas em apartamentos, ou até mesmo em varandas. Uma delas é a dracena, que não requer muitos cuidados.
Imagem 01: As flores em cascatas ficam um charme em qualquer decoração.
A planta ornamental deixa qualquer ambiente com vida, trazendo alegria, cores e fazendo com que o local fique muito mais aconchegante e lindo.
Portanto, engana-se quem pensa que plantas só ficam belas em jardins e varandas, é claro que muitas espécies só podem ser plantadas em ambientes externos.
Mas independentemente de onde a planta ornamental seja plantada, ela deve receber cuidados específicos para cada uma das espécies, uma planta bem cuidada fica com um visual lindo, não tem aquele que não se renda a essa beleza.
Planta ornamental: espécies para jardim
Na hora de escolher a planta ornamental, e a espécie para jardim, devem ser analisados alguns itens, ou pelo menos três deles, não é apenas plantar e pronto, requer alguns cuidados e o ambiente onde essa espécie será plantada deve ser levado em consideração.
Então, vamos dar três dicas importantes, para ser levada em consideração na hora de adquirir uma planta ornamental.
A luminosidade
Algo que interfere diretamente na sobrevivência das plantas é a luminosidade. Por isso analise o lugar onde pretende fazer o jardim, verifique se a área recebe luz solar e a duração.
Imagem 02: Utilizar plantas ornamentais na sala dão aconchego.
Muitas espécies não sobrevivem sem a luz solar, e outras só sobrevivem em local úmido, é importante fazer essa análise antes. Dessa forma não dá para plantar uma planta de sol e outra de sombra no mesmo espaço.
Chuva, vento e frio x planta ornamental
Então, depois de escolher se o seu jardim está em uma área onde tem sombra ou sol, é hora de analisar se as plantas vão ficar mais ao vento, chuva e ao frio. Mas, se seu jardim for aberto, lembre-se que algumas espécies podem não se adaptar.
Imagem 03: Em ambientes molhados, trazem sofisticação.
Não se esqueça que tem um jardim
Algumas pessoas amam jardim, mas na hora de cuidar, acabam se esquecendo. Por isso, o ideal é fazer a escolha por espécies que não necessitem de muitos cuidados.
Portanto, escolha os tipos de plantas ornamentais para jardins internos, externos, espelhos d’água e jardins aromáticos. Faça a escolha de acordo com o espaço e suas características
Imagem 04: O contato com a natureza no momento de descanso.
O que é planta ornamental
Uma planta ornamental é uma planta que é cultivada por sua beleza. Portanto, elas possuem um visual que atrai, suas folhagens, o formato do caule e raízes, inflorescências e coloridas.
Muito usadas na decoração de ambientes, jardins, tanto internos quanto externos, também pode ser usados em diversos ambientes.
Imagem 05: Crie, inove, inspire-se.
Escolha a espécie certa de Planta ornamental para o seu espaço
Existem várias espécies de planta ornamental, algumas são venenosas, outras não são adequadas para ambientes de muita luz solar, outras dependem de muito sol, o tipo de solo também deve ser levado em consideração.
Então, a escolha da espécie ideal é muito importante. Por isso, antes de escolher a espécie de planta procure conhecer os tipos de plantas e suas necessidades.
Imagem 06: Cantinho de relaxamento merece várias plantas ornamentais.
Nomes populares de planta ornamental para conhecer
Você sabia que existem nomes diferentes para a mesma planta ornamental, isso porque cada região dá um nome diferente, por isso muitas vezes ao pesquisar por nome de plantas ornamentais não encontramos.
De acordo com a cultura local e a tradição o nome popular da planta ornamental pode variar. Dessa forma, os nomes universais são aqueles que os botânicos ou técnicos, dão para facilitar os nomes científicos.
Imagem 07: Um vaso para valorizar um canto perdido.
O nome popular ou vulgar de uma planta varia de acordo com a cultura local e a tradição de uma região. Portanto, os nomes de plantas ornamentais universais são os nomes científicos que os botânicos ou técnicos utilizam em seus trabalhos.
É visto também que o nome é padronizado no mundo inteiro, a chamada nomenclatura científica. Contudo, esse nome muitas vezes é dado às plantas, fazendo uma homenagem ao descobridor ou a uma pessoa.
As plantas ornamentais recebem seu nome através do sistema de nomenclatura binominal, formado por duas palavras.
Vamos dar alguns exemplos de planta ornamental: Abacaxi roxo, flor-de-cera, Flor-de-Jade, Lírio amarelo, bico de papagaio.
Abacaxi roxo
Abacaxi roxo, conhecido como abacaxi, ele não produz fruto, chamado também de Moisés no berço. Possui inúmeros broto é uma linda roseta, com apenas uma muda você terá diversas mudas, em pouco espaço de tempo.
O abacaxi roxo pode ser plantado tanto em vasos como em jardim e terraço fechado, fica uma maravilha em jardins rochosos. Mas também possui folhagem rígida e coriáceas, suas raízes se prende a outras plantas e a suporte.
Contudo, o abacaxi roxo floresce todo ano, dando belas flores de tamanho pequeno, florescendo da primavera ao outono.
Imagem 08: Muito semelhante a um abacaxi, essa planta possui folhagens verde e roxa.
Flor de cera
Flor-de-cera, muito ornamental, é uma espécie de trepadeira do cipó, plantada em muro, grades, sendo, então, ideal para ser plantada em suporte vertical.
Imagem 09: Essa linda flor traz a perfeição em cada detalhe.
Flor de Jade
Flor-de-Jade, também conhecida como Crassula ovata, é nativa da África do Sul, possui folhagem ovais e carnudas, de cor verde jade, não requer muitos cuidados, é uma espécie muito resistente, só não gosta de excesso de água.
Contudo, só floresce em plantas maduras e sob luz solar.
Imagem 10: A flor de jade possui um aspecto diferente e cores incríveis.
Lírio amarelo
Lírio amarelo, também conhecido como lírio falso, seu florescimento se dá nos climas mais quentes, durante todo ano, em regiões tropicais, possui folhagem lineares e estreitas.
Então, essa espécie indicada para paisagismo, também utilizada na medicina popular e na culinária, no oriente.
Imagem 11: Muito utilizado em jardim externos, eles fazem lindos desenhos.
Bico de papagaio
O bico-de-papagaio, também conhecido como rabo-de-arara, se destaca pelo contraste pelas colorações verde e vermelha. Ela é uma planta ornamental, conhecida na América do Norte como poinsétia.
O bico-de-papagaio é um símbolo do natal, pois floresce no inverno. Todavia, no brasil os produtores mais experientes, conseguem fazer com que suas flores se abram a tempo de alcançar, em pleno calor tropical as festas de natal.
Então, mesmo sendo uma planta rústica, de fácil plantio, não exige muito cuidado e seu crescimento é rápido, podendo ser também plantados em vasos.
Imagem 12: Não podendo ser utilizados em residências que possuem animais de estimação, já que é uma planta tóxica a eles, o Bico de Papagaio e uma planta ornamental muito bela.
Planta ornamental de sol
A planta ornamental de sol é muito utilizada em áreas externas, como jardim, por ser resistente ao sol. Para as pessoas que amam plantas, a busca por plantas certas para sua necessidade às vezes é difícil.
Nesse caso uma lista de plantas ornamentais resistentes ao sol pode ajudar muito, por isso preparamos uma lista com nomes de plantas ornamentais resistentes ao sol.
Imagem 13: Trazendo um delicioso aroma, essa planta ornamental costuma atrair muitas borboletas e proliferar rapidamente.
Então veja as principais delas:
- Trepadeira Sete Léguas, crescem em solo bem drenado, e sol forte;
- A primavera, ideal para muros e cercas;
- Sapatinho de Judia, plantadas em pergolados fica ideal;
- Agapanto, resistente ao sol forte, e ao frio;
- A lavanda, elas adoram ser cultivadas em solo arenoso.
Mas antes de escolher uma planta ornamental de sol, pesquise para ver se a espécie escolhida é realmente de sol.
Planta ornamental de sombra
Assim como as plantas ornamentais de sol, temos também a planta de sombra, ideal para ser cultivada dentro de casa, em lindos vasos e também em jardim de inverno.
Além de deixar o ambiente lindo e aconchegante, ainda ajuda na qualidade do ar.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 14: Aposte em vasos suspensos decorativos para manter sua planta ornamental de sombra sempre elegante e cheia de estilo.
Vamos conhecer algumas delas: Cheflera, chifre de veado, antúrio, costela de adão, beijo pintado, renda portuguesa, orquídea, zamioculca, tilândsia, espada-de-São-Jorge, lírio-da-paz, pacová, maranta, dracena pau-d’água, lírio-do-Amazonas.
Cheflera
A Cheflera pode ser plantada em vasos individuais ou em grupos. É considerada uma planta rústica que não sofre com a falta de sol. Além disso, é na primavera que ela reproduz florezinhas amarelas e frutos ornamentais. Pode ser cultivada tanto em jardins modernos como tropicais.
Imagem 15: Uma planta em comum e que cresce com grande facilidade em diversas residências e comércios. Suas folhas mescladas dão um charme a sua beleza.
Chifre de veado
O Chifre de veado deve ser plantado em meia sombra, pode ser cultivado isolado ou com outras epífitas, de preferência na vertical, em muros ou árvores.
Imagem 16: Utilizado em jardins ou apenas em vasos, essa planta possui uma folhagem única.
Antúrio
Essa espécie exige adubação adequada, deve ser plantada sempre à sombra. É uma planta tradicional.
Imagem 17: Precisando estar sempre na sombra, esta planta é uma das mais belas e práticas para se ter em casa.
Costela de adão
Uma planta que deve ser regada regularmente, a costela de adão deve ser cultivada à sombra para que possa produzir frutos comestíveis.
Imagem 18: Assim como a fruta popular, esta planta ornamental também dá frutos quando cuidada na sombra e possui uma coloração bem diferenciada em suas folhas.
Orquídea
Essa espécie se destaca pela delicadeza e singularidade. Assim, devem ser plantadas em vasos de barro, regadas de maneira equilibrada e também precisam ficar em lugares protegidos da luz do sol.
Imagem 19: As orquídeas podem ser colocadas de forma suspensas.
Zamioculca
Para se cultivar a Zamioculca, é preciso evitar contato com o sol para não queimar as folhas. Além disso, pode ser cultivada em locais com muita ou pouca luz. Também é muito utilizada na decoração, em ambientes internos.
Imagem 20: Esta planta simples pode valorizar a vegetação interna da sua casa quando colocada em vasos sofisticados.
Tilândsia
Deve ser cultivada com pouca luminosidade. Essa espécie deve ser regada com frequência.
Imagem 21: Então, para aqueles que gostam de composições, você pode brincar com pequenas mudas de tilândsia distribuindo em diversos vasinhos em formato de pequenas madeiras.
Espada de São Jorge
Essa planta pode ser cultivada tanto em lugares com sombra como no sol. Uma curiosidade é que possui diversas crenças populares sobre esta planta.
Imagem 22: Com diversas crenças pelo país, a espada de são jorge é uma das plantas ornamentais mais procuradas, principalmente para compor a vegetação de empresas e comércios.
Lírio da paz
O lírio da paz, caracterizada como símbolo de união e harmonia devido a prática do feng shui, encontrada em projetos de decoração, prefere um local quente e úmido. O lírio-da-paz é uma planta bela e delicada.
Imagem 23: Uma planta simples, mas que faz toda a diferença.
Pacová
Confira os melhores produtos para sua casa:
As folhas do pacová podem chegar a 1m de altura. Também é conhecida como babosa de árvore ou babosa de pau. Outras características são suas folhas verde escura.
Imagem 24: Gosta apenas de folhagens? Então que tal apostar nas folhas delicadas e bem empoderadas da pacová?
Maranta
As folhas da maranta possuem diversos tons de verde, desde o mais claro ao fechado.
Dessa forma, é muito utilizada na decoração por ser uma espécie muito bela e que não exige muito cuidado.
Imagem 25: Trazendo praticidade para o lar, a maranta é uma planta ornamental que possui folhagens únicas.
Lírio do Amazonas
A espécie do Lírio do Amazonas floresce apenas três vezes ao ano, sendo conhecida também como Estrela de Belém, estrela d’alva e estrela da anunciação. É uma espécie mais linda que a outra, com certeza vai embelezar seu jardim.
Imagem 26: O lírio do Amazonas é uma das flores mais belas a ser contemplada e fica lindo em arranjos pela casa.
Planta ornamental para vasos
Ideal para ambientes internos, existe uma variedade de plantas ornamentais para vasos, é necessário saber escolher a espécie que vai melhor se adequar ao seu espaço.
Todavia, é importante observar a quantidade de sol, água, e o local que as plantas vão ser colocadas, antes de cultivá-las.
Imagem 27: As plantas ornamentais aceitam facilmente ficar em vasos. Portanto, vale muito a pena investir em vasos diferenciados para compor ainda mais o ambiente.
Dessa forma, as espécies mais indicadas são: o cacto, a dracena e os chifres-de-veado.
- O cacto se adapta tanto em lugares quentes ou áridos já que são pertencentes à família das cactáceas. Sua raiz, folhas e talos engrossados permitem o acúmulo de água maior que de plantas normais.
- A dracena é super fácil de cuidar, além de possuir cores lindas e diferentes formas que podem ser usadas para decoração por ser uma planta linda. Sua cor possui tons amarelos com verde, verde e tricolor e na cor vermelha. Sua origem é tropical e pode ser encontrada em diferentes tamanhos. Contudo, seu crescimento é lento.
- O chifres de veado, é uma planta doméstica conhecida também como samambaia chifre de veado. Porém, são difíceis de se encontrar. Suas folhas são amarronzadas de esporos e deles podem surgir novas plantas da espécie.
Contudo, a planta ornamental para vasos fica bem tanto em ambientes internos, como para ambientes externos.
Imagem 28: As patas de elefante são plantas ornamentais que podem ficar tanto dentro de casa como também em jardins externos.
Fotos para inspirar na decoração com planta ornamental
Imagem 29: Com suas cores evidenciadas em suas folhagens, não importa o ambiente neutro que você a coloque, essa planta ornamental sempre será destaque.
Imagem 30: Aqui, mais uma vez a beleza dessa linda planta ornamental na tonalidade amarela com seus botões ainda para desabrochar no momento certo.
Imagem 31: Beleza independente da cor.
Imagem 32: Atraia mais borboletas para o seu jardim.
Imagem 33: quer praticidade? Então aposte nessas plantas.
Imagem 34: Simples e com uma beleza única.
Imagem 35: Combinar a planta com o vaso está liberado.
Imagem 36: Uma linda composição organizada de plantas ornamentais.
Imagem 37: Lírios em fachadas.
Imagem 38: Lindas folhagens dentro de casa.
Imagem 39: Vasos decorativos para jardim.
Imagem 40: Aprecie estas folhas.
Imagem 41: Dê vida aos ambientes.
Imagem 42: Mesmo na cozinha, utilize plantas.
Imagem 43: Todavia, artigos decorativos também combinam.
Imagem 44: Então não deixe as cores de lado.
Imagem 45: Decore muros.
Imagem 46: E também passagens.
Imagem 47: Vasos pelo jardim ficam interessantes.
Imagem 48: Assim como essa ideia.
Imagem 49: Ou essa.
Imagem 50: E até mesmo no deck.
Imagem 51: Os famosos terrários com suculentas e elementos decorativos.
Imagem 52: Vasos envelhecidos com plantas coloridas.
Imagem 53: Para um ambiente mais clean, então nada melhor do que apostar em vasos e plantas pequenas.
Imagem 54: Gosta de suculentas, então não tenha medo de apostar nessa espécie.
Imagem 55: A composição de várias espécies e utilização de níveis diferentes para diferenciar as alturas dão uma sofisticação extra ao seu jardim interno.
Imagem 56: Minimalismo.
Imagem 57: A delicadeza dessa planta ornamental.
Imagem 58: Uma linda varanda com jardim.
Imagem 59: Folhas grandes encantam.
Imagem 60: Para dar aquela descontraída no ambiente de trabalho, então use plantas ornamentais em pequenos vasos.
Mais algumas ideias
Imagem 61: Plantas ramificadas no alto de móveis são bem charmosas.
Imagem 62: E que tal utilizar vasos de vidros bem diferentes?
Imagem 63: Use as plantas para ocultar muretas.
Imagem 64: Ou demarcar o jardim.
Imagem 65: Plantas grandes e pequenas.
Imagem 66: A delicadeza das pequenas flores.
Imagem 67: Grandes jardins merecem a composição de diversas plantas ornamentais.
Imagem 68: Organize seu jardim.
Imagem 69: Então, não tenha medo de mesclar cores.
Imagem 70: Faça detalhes.
Imagem 71: Mesmo em xícaras, essas plantas ficam um charme na decoração de sua casa.
Imagem 72: Já pensou em adquirir a sua muda de plantas ornamentais para plantar em seu jardim?
Imagem 73: Contudo, até as lantas de papel fazem diferença.
Imagem 74: A beleza esculpida na natureza em lindos tons de branco e amarelo, dando a sensação de estarmos olhando para uma flor de biscuit.
Imagem 75: Parece uma planta de mentira, mas é de verdade!
Imagem 76: Flores com mesclagem chamam atenção no jardim.
Imagem 77: Pequena, simples e cheia de charme.
Imagem 78: E que tal apostar em um bonsai falso com plantas ornamentais?
Imagem 79: Contudo, você também pode decorar com essa linda flor.
Imagem 80: Então, para finalizar, mais uma linda opção com espadas de São Jorge.
Deixe um comentário