A etapa de acabamento é uma das preferidas quando se fala em construir ou reformar. Afinal, é nessa fase que são escolhidos os materiais necessários para deixar a casa com o visual que você deseja, criando um estilo de decoração próprio e cheio de personalidade. Por isso, além dos revestimentos, as cores de tintas também são muito pesquisadas e procuradas nesse período, já que elas são responsáveis por complementar a decoração dos espaços.
E diante de tantas variedades de cores disponíveis no mercado atualmente, você pode se perguntar – como escolher a cor ideal? Para responder essa pergunta e te ajudar nesse processo de escolha, resolvemos compartilhar esse artigo cheio de dicas relevantes para te ajudar a entender um pouco sobre composição de cores e ambiente e, consequentemente, te ajudar a escolher as cores de tintas certas para qualquer projeto arquitetônico.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Dicas para escolher as cores de tintas certas para o seu projeto
Antes de escolher as cores de tintas que você irá utilizar na sua construção, é fundamental que você tenha em mente qual o estilo de decoração que você deseja adotar. Afinal, as cores também influenciam no visual do ambiente e tem o poder de produzir um efeito incrível, especialmente em contraste com o restante da decoração. Por isso, você precisa definir se deseja um visual mais clássico, romântico, moderno, minimalista, futurista etc.
Além disso, é importante levar em consideração o cômodo no qual a cor será aplicada. Cores muito fortes e chamativas não são muito utilizadas num quarto de bebê, por exemplo. E se engana quem pensa que é preciso se restringir as cores tradicionais e neutras. Você pode inovar a sua decoração utilizando cores diferentes. Por isso, o círculo cromático pode ser uma ferramenta útil para encontrar combinações equilibradas e escolher as cores de tintas ideais para o seu cômodo.
Vale lembrar que, além de definir o estilo de decoração, para escolher a cor ideal para pintar qualquer cômodo é necessário levar em consideração a personalidade e o estilo de vida dos usuários do espaço. Afinal, a decoração também é utilizada para tornar o espaço mais confortável para as pessoas, inclusive do ponto de vista visual.
Diante disso, nos próximos tópicos vamos te apresentar, com mais profundidade, como utilizar o círculo cromático na sua decoração, bem como dicas para escolher as cores para cada parte da casa.
Como utilizar o círculo cromático?
O círculo cromático é uma ferramenta muito utilizada por arquitetos e design de interiores para a definição das cores de um projeto. Como o próprio nome indica, esse círculo consiste na representação das cores que o ser humano é capaz de visualizar. Ele é composto por 12 partes, sendo que cada uma delas representa uma tonalidade, organizada de acordo com a intensidade.
Dessas partes, três representam cores de tintas primárias (azul, amarelo e vermelho) e as demais são cores secundárias – formadas a partir da mistura entre cores primárias – e cores terciárias – formadas a partir da mistura entre cores primárias e cores secundárias. Além disso, é possível adicionar à essas tonalidades o preto e o branco, com o objetivo de criar mais escuros ou mais claros.
Dessa forma, surge uma figura que permite o estudo e a harmonização das cores, uma vez que o círculo cromático te ajuda a visualizar quais cores podem ser combinadas. Por isso, essa classificação pode ser uma excelente ajuda para te ajudar a escolher as cores de tinta para a sua residência, uma vez que você pode pensar na combinação de cores que deverá servir como base para a sua escolha de tintas, móveis e elementos decorativos.
E para te ajudar a entender as cores presentes nesse círculo cromático, nos próximos tópicos vamos te apresentar as classificações e combinações possíveis a partir dessa ferramenta de decoração.
Cores análogas
As cores análogas são aquelas que estão próximas dentro do círculo cromático. Por exemplo: o vermelho e o roxo são análogos ao rosa, pois estão lado a lado no círculo cromático. Por isso, essas cores geralmente resultam em combinações mais suaves e equilibradas, e pode gerar combinações lindas.
Imagem 1: Círculo cromático com referência as cores análogas.
Imagem 2: Você pode utilizar as cores análogas verde e azul como inspiração para a sua decoração e para a escolha de cores de tintas.
Imagem 3: Mas você também pode escolher diferentes tons de laranja para pintar sua parede.
Imagem 4: O roxo e o rosa também criam um contraste lindo na decoração da sua sala. Porém, se você quiser suavizar o impacto dessas cores no visual do ambiente, você pode optar por uma parede branca convencional no cômodo.
Imagem 5: Nessa cozinha, o laranja da parede contrasta com o amarelo dos armários, criando uma decoração impactante, mas equilibrada.
Cores complementares
As cores complementares são aquelas que apresentam localização oposta dentro do círculo cromático. Por exemplo: vermelho e verde, amarelo e azul, entre outras. Por isso, essa combinação permite a criação de ambientes com cores muito contrastantes e chamativas, que são ideais para quem gosta de ambientes modernos e cheios de vida.
Imagem 6: Círculo cromático com referência as cores complementares.
Imagem 7: O azul e o amarelo são as cores complementares utilizadas para compor essa decoração.
Imagem 8: Mas você também pode utilizar a parede azul num ambiente com muitos elementos vermelhos e amarelos.
Imagem 9: Além disso, é possível criar uma decoração moderna utilizando o verde e o roxo como cores de tintas.
Imagem 10: Contudo, a combinação entre laranja e verde também promove uma decoração moderna e diferenciada.
Cores decompostas ou tríade
Confira os melhores produtos para sua casa:
As cores decompostas, cuja classificação também leva o nome de tríade, se baseia, geralmente, na combinação entre uma cor primária e duas cores complementares, que são diametralmente opostas. Por isso, essa combinação forma um triângulo no círculo cromático. Assim, é possível obter uma decoração com cores contrastantes, mas equilibrada.
Imagem 11: Círculo cromático com referência as cores decompostas.
Imagem 12: Nesse exemplo, as cadeiras apresentam uma cor primária, enquanto os armários com acabamento verde e rosa, atuam como cores complementares. Mas para suavizar essa decoração moderna, os proprietários optaram pela parede branca.
Imagem 13: Porém, nesse exemplo, foram utilizadas cores primárias nas paredes e na decoração.
Imagem 14: Já nessa sala, a parede amarela contrasta com as cores dos móveis e tapete.
Imagem 15: Em compensação, essa sala de jantar chama a atenção pela sua explosão de cores.
Como escolher as cores de tintas para cada cômodo?
Agora que você já sabe que é possível utilizar o círculo cromático para te ajudar na escolha das cores de tintas para a sua casa, chegou o momento de conhecer as dicas específicas para escolher a tinta ideal para as principais partes da residência.
Cores de tintas para sala
A sala é um dos principais cômodos da casa, já que é utilizado tanto como um espaço de lazer e relaxamento, quanto para receber visitas. E por ser um ambiente mais receptivo, muita gente decide ousar mais na decoração desse espaço. Por isso, quando se fala em cores para sala, geralmente os proprietários podem utilizar cores mais chamativas, como o azul, o verde e o amarelo, ou apostar numa combinação de cores, tais como mostramos anteriormente, com o objetivo de criar um ambiente diferenciado.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Porém, também é possível utilizar cores neutras, como o cinza e o branco, para criar uma decoração simples ou elegante e aconchegante. Além disso, você pode optar por cores quentes, como o laranja e o vermelho para criar um ambiente confortável, alegre e vibrante.
Imagem 16: Para compor uma sala com paleta de cores neutras, os proprietários utilizaram tinta cinza na parede.
Imagem 17: Contudo, também é possível utilizar uma tinta cinza escura para decorar uma sala com visual mais moderno.
Imagem 18: Da mesma forma que o exemplo anterior, essa sala com decoração tumblr também apresenta uma parede cinza.
Imagem 19: Mas você também pode optar por uma decoração em tons quentes, utilizando o laranja e o amarelo como cores de tintas.
Imagem 20: Outra opção é escolher cores neutras para combinar com o papel de parede e os móveis do cômodo.
Cores de tintas para cozinha
É muito comum utilizar revestimentos para decorar a cozinha, em função de sua funcionalidade, proteção, textura e desenho. Porém, também é possível pintar algumas áreas das paredes da cozinha para fugir da decoração tradicional e adicionar um toque diferente ao visual do espaço, técnica que já vem sendo utilizada para criar cozinhas modernas, minimalistas ou com decoração escandinava. Apesar de muita gente não estar acostumada com esse recurso, ele pode gerar decorações lindas e diferentes para esse espaço.
Como a cozinha é um ambiente mais sociável, não de relaxamento, cores fortes e chamativas são muito utilizadas para inovar a aparência do cômodo. No entanto, você também pode optar por cores em tonalidades mais claras, como rosa, o cinza ou cores neutras.
Imagem 21: A tinta amarela, aplicada apenas em uma parte da parede, complementa a aparência moderna dessa cozinha.
Imagem 22: Porém, se você prefere uma decoração escandinava ou mais delicada, pode aplicar a tinta rosa clara.
Imagem 23: Nesse caso, os proprietários utilizaram o branco e o rosa como cores de tintas para decorar a parede dessa cozinha americana moderna.
Imagem 24: Mas você também pode utilizar a tinta verde para criar um ambiente moderno e aconchegante.
Imagem 25: E se você quiser fugir da decoração tradicional, pode adicionar cor a sua cozinha americana com armários brancos.
Cores de tintas para quarto
O quarto é um dos cômodos mais importantes de uma residência, uma vez que ele é um espaço íntimo e de relaxamento. Por isso, quando se fala em cores para o quarto, além de pensar no conforto, também é necessário que a decoração reflita a personalidade do morador, para que ele se sinta ainda mais acolhido nesse espaço.
Porém, de forma geral, as pessoas têm uma certa preferência quando se fala em cores de tintas para quarto. As cores neutras são as preferidas, já que permitem uma maior liberdade de decoração. No entanto, cores como azul, rosa e verde também são bastante utilizadas, assim como combinações de cores, como o clássico preto e branco.
Imagem 26: A parede em azul escuro ajuda a criar um visual romântico e maduro.
Imagem 27: Mas você também pode utilizar essa tinta na decoração do seu quarto tumblr.
Imagem 28: E se você quiser um quarto luxuoso, pode investir na parede branca, permite que os elementos dourados, como o papel de parede, se destaquem.
Imagem 29: Contudo, se você prefere uma decoração mais discreta, pode investir nesse tom de azul e nos elementos brancos e cinzas no quarto de casal.
Imagem 30: A parede marrom clara foi utilizada para compor esse quarto tumblr e jovem.
Cores de tintas para fachada
Apesar de não ser um cômodo, a fachada de uma construção sempre gera debates e muita pesquisa por partes dos moradores. Afinal, todos desejam viver numa residência com uma aparência bonita, agradável e cheia de personalidade.
Por isso, ao escolher as cores para a casa, é importante levar em consideração o estilo de construção; o clima do local, já que algumas cores são mais indicadas para o frio e outras para o calor; e a personalidade dos moradores, já que essa é a primeira parte que as pessoas observam quando olham para uma construção.
Portanto, assim como nos cômodos, não existe uma regra com relação a cor que deve ser utilizada, mas existem tendências e preferências entre os moradores. Em geral, as cores neutras fazem muito sucesso, em função da sua versatilidade e discrição. Porém, fachadas monocromáticas, com vários tipos de cores, assim como fachadas coloridas também são muito utilizadas nas fachadas das casas. Além disso, é possível utilizar tintas mais chamativas para destacar alguma parte da sua casa, causando um efeito lindo na composição.
Imagem 31: A fachada composta por cinza e branco tem um visual clássico.
Imagem 32: Mas se a sua casa tiver um projeto mais moderno, você também pode utilizar a combinação entre cinza e amarelo.
Imagem 33: Além disso, é possível utilizar o azul para construir uma fachada linda.
Imagem 34: Já nesse exemplo, o vinho foi escolhido para destacar algumas partes dessa fachada.
Imagem 35: Mas também é possível utilizar a combinação branco e cinza na fachada de uma construção moderna.
Deixe um comentário