Se você gosta de plantas, irá gostar do conteúdo abordado por esse artigo referente a tipos de pinheiros, como, por exemplo, quais são os tipos de pinheiro? Qual é o nome da planta que parece um pinheiro? Qual é o pinheiro nativo do Brasil?
Sem contar que também será mencionado como identificar o tipo de pinheiro? Qual o nome de pinheiro? Quais são os pinheiros-brasileiros? Quais são os tipos de Tuia?
Confira os melhores produtos para sua casa:
Portanto, pegue seu bloco de notas, uma boa xícara de café ao ler esse artigo por completo, todas as informações referentes a tipos de pinheiros.
Imagem 01: São vários tipos de pinheiros para você conhecer e escolher para o seu jardim.
Quais são os tipos de pinheiro?
Segundo o portal “Wikipédia”, onde se encontra uma lista enorme de pinheiros, onde a grande maioria se encontra na Ásia, Estados Unidos, Canadá, a região do México e caraíbas, se encontra o Brasil com os tipos de pinheiros:
- Pinus elliottii
- Araucária angustifolia
- Podocarpus lambertii
- Podocarpus sellowii.
Neste sentido, vale informar você leitor e/ou leitora que o nome “Pinheiro”, se tem muito comum nas árvores que fazem parte da família e divisão Pinophyta.
Dessa forma, ainda sobre o assunto, os pinheiros normalmente são tradicionais e incluídos no grupo das gimnospérmicas.
Sendo assim, quando se levanta o assunto sobre tipos de pinheiros, se faz extremamente importante saber que os mesmos são nativos em sua grande maioria do Hemisfério norte.
Portanto, se tem grande facilidade de encontrá-los na América do Norte, porém com uma imensa diversidade na Califórnia e no Canadá.
Ainda assim, vale salientar que também são bastante encontrados na Eurásia, que seria de Portugal, incluindo o leste da Escócia até ao extremo oriental da Rússia.
Entretanto, quando se pensar em tipos de pinheiros, não se deve deixar de fora o continente asiático, que estaria indo do Japão ao norte da África.
Porém, não se pode esquecer de mencionar o Himalaia, contendo uma espécie que compõem grandiosamente a floresta de coníferas subtropical.
Contudo, quando olhamos para o território nacional brasileiro, vemos serem chamadas de pinheiros, tipos de pinheiros, onde, na verdade, especialistas e estudiosos na área dizem não fazer parte da família Pinaceae.
Dessa forma, tendo como exemplo a Araucária, que nada mais é do que um tipo de pinheiro nativa do hemisfério sul, conhecida como pinheiro-do-paraná.
Sendo assim, não podemos deixar de mencionar para um melhor conhecimento referente a tipos de pinheiros, que os pinheiros são plantas perenes, sem contar também, que conseguem produzir com facilidade resinosos.
Imagem 02: Inspire-se.
Qual é o nome da planta que parece um pinheiro?
Porém, faz interessante ter em mente que seu broto produzido em inflorescências, que nada mais é do que a aparência de um espiral, que de tão apertado parece um anel de broto.
Sem contar que a grande maioria dos pinheiros tem casca-grossa e escamosa.
Contudo, para os apaixonados por pinheiros e tem estudado sobre cada tipo de pinheiro, saiba que muitos dos pinheiros são unimodal. Ou seja, de uma forma fácil de entender, que produz apenas um vértice de brotos anuais.
Porém, é possível encontrar espalhados pelo planeta alguns tipos de pinheiros, que são multimodais, ou seja, que produzem dois ou mais vértices de ramos por ano.
Dessa forma, para quem quer saber um pouco mais sobre o estado nutricional do pinheiro, saiba que na primavera os brotos são chamados de “velas”, ao ter suas cores mais claras.
Sendo assim, como na primavera seus brotos apontam para cima e ao longo do tempo escurecem e arrepiam, igual uma “velas”, facilitando o conhecimento da saúde e como andar o estado do seu crescimento.
Contudo, impossível retratar de tipos de pinheiros, sem mencionar que existe uma planta muito parecida e até confundida com algum tipo de pinheiro, chamada de cryptomeria, onde seu nome técnico seria Cryptomeria japonica.
Entretanto, esse tipo de planta normalmente tem grande porte, e sua formação se tem em forma piramidal, além de ter a tonalidade amarelada, onde se é escuro.
Porém, não se pode deixar de mencionar que ela pode atingir até 30 metros de altura, e para concluir suas características, saiba que suas folhas são sem espinhos e levemente duras.
Dessa forma, orientamos que continue com a leitura até o final, e tenha muito mais informações sobre tipos de pinheiros e as plantas que se assemelham com a beleza e encanto de um pinheiro.
Quais os tipos de pinheiro nativos do Brasil?
Como a informação que ao longo do território nacional brasileiro, se tem um pinheiro nativo e tudo indica que esteja no Brasil por décadas.
Sendo assim, por mais que esse tipo de pinheiro já foi mencionado por esse artigo, o pinheiro denominado como Araucaria angustifolia, tem estudos que dizem ser nativa do Brasil.
Porém, esse pinheiro também é conhecido como Pinheiro-brasileiro e/ou pinheiro-do-paraná, é da sua semente que normalmente se é feito o delicioso pinhão.
Entretanto, se tem registro que por mais que esse pinheiro esteja em no planeta desde o tempo jurássico, está correndo um grande período de extinção.
Por mais que estejamos abordando sobre um pinheiro que consegue viver em média 700 anos, atingindo dois metros de diâmetro e cinquenta metros de altura, requer cuidado e preservação para não se tornar apenas uma lenda.
Portanto, pelo motivo abordado acima da extinção do pinheiro e tantos outros motivos é que decidimos relatar sobre tipos de pinheiros neste artigo para você leitor e/ou leitora que tiver maior conhecimento.
Imagem 03: Preserve a natureza em seu projeto!
Como identificar os tipos de pinheiro?
Contudo, vale levantar a informação de que por mais que pareça fácil identificar um pinheiro, se entende que será preciso de um pouco de estudo e prática.
Pois para você leitor e/ou leitora que não tenha o conhecimento, saiba que normalmente a maioria dos pinheiros, independente do seu tipo, cresce em torno de 45 metros, sem esquecer de mencionar que a coroa pode chegar atingir 9 metros de diâmetro.
Entretanto, os pinheiros têm outras características fundamentais para ajudar na sua identificação, como a características de ter a casca escamosa e grossa, e a características incríveis de seus ramos aparecerem dos mesmos pontos como espiral.
Dessa forma, para fechar as características de um pinheiro com o intuito de identificá-lo, entre diversas plantas existentes no mundo, estão suas folhas que durante todo o ano, mantém eles em forma de agulhas
Sendo assim, não será muito difícil identificar um pinheiro, ainda mais se você estudar e ficar treinando, ao ser uma planta com fortes e incomuns características.
Imagem 04: Siga nossas dicas e consiga identificar pinheiros.
Qual o nome de pinheiro?
Estudar sobre tipos de pinheiros, é encantador e muitas das vezes nos perdemos com tanta informação que se tem sobre essa planta.
Dessa forma, por mais que já se tenha sido mencionado, vale ressaltar que o pinheiro é o nome dado às árvores que fazem parte da divisão Pinophyta.
Sendo assim, para ficar fácil o entendimento, nada mais é do que uma planta, normalmente enorme, onde são tradicionalmente incluídas no grupo das gimnospermas.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Contudo, são árvores enormes, de folhas agulhas, como foi e será detalhadamente abordado por esse artigo cujo intuito é abordar tudo que se refere a tipos de pinheiros.
Imagem 05: Veja mais esta obra de arte da natureza.
Quais são os pinheiros-brasileiros?
Esperamos que se possa estar tendo uma leitura agradável, além de informativa sobre os tipos de pinheiros, essa planta tão encantadora.
Sem esquecer de mencionar que existem diversos tipos de pinheiros no qual daria literalmente um livro, ficando impossível mencionar em um artigo as características de cada um.
Porém, conforme já foi mencionado durante esse artigo e vale a pena ressaltar, que no território nacional brasileiro, temos três espécies nativas, os quais são:
- Araucaria angustifolia.
- Podocarpus sellowii.
- Podocarpus lambertii.
Cada uma com sua beleza, características e encanto, onde embelezar o Brasil, trazendo em suas raízes uma jornada de anos, décadas, para não falar de milênios.
Contudo, se faz extremamente importante o conhecimento, como a leitura desse artigo, pois só assim, se conseguirá talvez evitar que pinheiros como a mencionada acima, sejam, infelizmente extintos como os dinossauros.
Conhecer sobre tipos de pinheiros, é também conhecer um pouco mais sobre a história da humanidade, e por que não falar a história do Brasil, já que muitas são tão antigas quanto.
Imagem 06: Um caminho demarcado com pinheiros.
Quais são os tipos de Tuia?
Ao chegar ao final desse artigo, onde foi abordado sobre tipos de pinheiros, esperamos que você leitor e/ou leitora tenha um maior conhecimento sobre o assunto, ao conhecer melhor sobre essa planta que encantar com sua beleza.
Porém, caso você não tenha condições físicas para ser ter um pinheiro em seu imóvel, caso seja de sua vontade, porém é uma planta que requer muito espaço para se desenvolver com saúde, se poderá pensar na possibilidade de ter uma Tuia.
Dessa forma, informamos que a Tuia é comercializada em vários tipos, como, por exemplo:
- Holandesa
- Strickta
- Occidentalis
Contudo, vale o estudo de cada espécie, para verificar qual a que se encaixa melhor na sua rotina, já que, por mais que seja uma planta de beleza encantadora, cada espécie exige diferentes cuidados.
Entretanto, como curiosidade, salientamos a informação, que a espécie chamada de holandesa não vem da Holanda, e sim, originária da Inglaterra, onde tem em seu aroma a Isabel lembrança do limão ao ser tocada.
Imagem 07: Veja esta fachada de casa.
Inspire-se nessas ideias
Imagem 08: Para começar nossa seleção, veja mais esta inspiração incrível!
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 09: Use pinheiros nas lateriais das casas.
Imagem 10: São várias espécies de pinheiros para se escolher.
Imagem 11: Então veja esta opção para deixar a circulação lateral ainda mais bela.
Imagem 12: Opção para fachada com pinheiros.
Imagem 13: Em calçadas de ruas e condomínios eles também chamam bastante a atenção.
Imagem 14: Mas também procure apostar no uso de vasos.
Imagem 15: O seu tom se sobressai entre as pedras.
Imagem 16: Venha ver mais esta ideia!
Imagem 17: Use vasos para plantar pinheiros na sacada de apartamentos.
Imagem 18: Para mudas pequenas, veja mais esta ideia.
Imagem 19: Valorize a entreda de prédios comerciais.
Imagem 20: Então veja mais esta ideia.
Imagem 21: Veja mais esta linda opção de jardim de entrada com pinheiros.
Imagem 22: Opção de pinheiros em vasos.
Imagem 23: Encante-se com mais esta ideia selecionada a você.
Imagem 24: Uma seleção especial para você!
Imagem 25: Por fim, fique com mais este trio compacto de imagens para te inspirar.
Tipos de pinheiro no jardim
Imagem 26: Esconda o muro com pinheiros.
Imagem 27: Decoração clássica para a entrada de lindas casas.
Imagem 28: E o que falar deste lindo pinheiro verde com nuances de tons de amarelo? Simplesmente maravilhoso, não é mesmo?!
Imagem 29: Faça combinações.
Imagem 30: Assim como esta outra ideia.
Imagem 31: O importante é usar a criatividade e chegar a ideias ainda não pensadas.
Imagem 32: Dessa forma, o seu jardim sempre terá aquele charme a mais.
Imagem 33: Portanto, veja mais esta ideia.
Imagem 34: Faça a mistura de pinheiros com outras plantas ao redor.
Imagem 35: Crie lindos cenários naturais.
Imagem 36: Isso também vale para a fachada de sua casa.
Imagem 37: Encante-se com mais esta ideia.
Imagem 38: Outra combinação de vegetações para deixar o seu jardim ainda mais belo.
Imagem 39: Veja esta vista aérea para se encantar ainda mais com a beleza dos pinheiros.
Imagem 40: Por fim, fique com mais este duo de inspirações para você.
Tipos de pinheiro no vaso
Imagem 41: Que tal dar ainda mais beleza e destaque ao seu pinheiro usando vasos de plantas?
Imagem 42: Uma pequena muda.
Imagem 43: Use mais vegetações em um único vaso de plantas.
Imagem 44: Use pinheiros em sacadas com vasos.
Imagem 45: Bonsai pinheiro no vaso.
Imagem 46: Veja mais esta opção.
Imagem 47: Inspire-se!
Imagem 48: Vasos de diferentes tamanhos.
Imagem 49: Vaso robusto.
Imagem 50: Por fim, fique com mais esta ideia.
Tipos de pinheiro na fachada
Imagem 51: As fachadas de residências também merecem este tipo de planta.
Imagem 52: Elas podem ser utilizadas até mesmo em vasos decorativos.
Imagem 53: Ou plantadas diretamente ao solo.
Imagem 54: Traga a beleza dos pinheiros para o seu projeto.
Imagem 55: Aposte no uso de cerca viva para deixar a sua fachada ainda mais delicada e cheia de beleza.
Imagem 56: Veja mais esta ideia.
Imagem 57: Ambientes comerciais.
Imagem 58: Use vidro na fachada para enxergar o seu jardim.
Imagem 59: Outra ideia de prédio comercial.
Imagem 60: Por fim, fique com mais este incrível modelo de fachada com pinheiros.
Deixe um comentário