As suculentas já se tornaram uma das plantas preferidas para se utilizar na decoração. Bonitas, elegantes e de fácil manutenção, essas plantas são muito indicadas para quem não tem muita prática com jardinagem, mas gostaria de acrescentar um pouco de verde ao ambiente. E uma das informações úteis para aprender sobre essas espécies diz respeito ao plantio. Você sabe como plantar suculentas?
Afinal, você pode adquirir essas plantas na floricultura, mas também é possível fazer mudas e até transplantar a suculenta para um vaso maior – ou mais bonito. E para te ajudar a aprender como plantar suculentas, criamos esse guia cheio de informações essenciais para entender como plantar e cuidar dessas plantas.
Confira os melhores produtos para sua casa:
O que é uma suculenta?
Antes de aprender como plantar uma suculenta, é importante responder a seguinte pergunta – o que é uma suculenta? Essas plantas são conhecidas por apresentar raiz, talos ou folhas bem grossas, já que essas partes são utilizadas para armazenar água. Afinal, as suculentas são típicas de locais áridos e secos e desenvolveram essas características para conseguir sobreviver e se desenvolver num ambiente com escassez de água e até de nutrientes no solo.
E esse ambiente árido, que pode ser hostil para o crescimento de muitas espécies, não é prejudicial para as suculentas. Afinal, além de possuir essa característica de armazenamento de água, as suculentas também desenvolveram outras estratégias de sobrevivência para captar a pouca umidade nesses ambientes secos. Por isso, você pode encontrar suculentas com folhas e caules cobertos de pelos, capaz de captar até o orvalho, e de ceras, que impedem a perda de água pela evaporação.
Por esses motivos, essas plantas são mais resistentes e demandam um cuidado menor em termos de manutenção, como poucas regas e resistência a exposição a luz solar, características que atraem muita gente.
O mais interessante é que existem milhares de suculentas catalogadas no mundo. Para você ter uma ideia dessa diversidade, mais de 22 mil espécies já foram identificadas em todo o planeta. Porém, existem suculentas que são recorrentes nas casas nos brasileiros, por isso nós compartilhamos um artigo específico sobre principais tipos de suculentas, que vai te ajudar a escolher a suculenta certa para cultivar em sua residência.
Imagem 1: Ao aprender como plantar suculentas, você poderá ter suas plantas preferidas nos vasos que desejar.
Como plantar suculentas: Aprenda o passo a passo
Agora que você já conheceu sua definição, está na hora de aprender como plantar suculentas. Para ter sucesso nesse procedimento, é necessário seguir algumas instruções básicas, que serão muito úteis para que sua suculenta cresça de forma saudável. Vale lembrar que existem várias “receitas” para realizar esse procedimento, mas nós escolhemos uma bem simples, para te ajudar a realizar esse plantio. Confira os materiais necessários e o passo a passo a seguir.
Materiais para plantar uma suculenta
- Muda ou exemplar de suculenta de sua preferência
- Vaso com furos
- Pedriscos
- Musgo
- Areia de construção
- Terra vegetal
- Pedras brancas, seixos rolados, musgos ou outro material para a decoração do vaso (opcional)
- Água
Passo a passo para plantar uma suculenta
- Escolha o vaso para realizar o plantio. Dê preferência para recipientes com furos para que a água seja drenada. Suculentas não gostam de solo muito úmido;
- Adicione pedriscos no fundo do vaso, até preencher um terço do recipiente. Em vasos grandes, você pode utilizar argila expandida;
- Acrescente um pouco de água para umidificar a camada de pedrisco;
- Depois, coloque uma camada de musgo;
- Em seguida, adicione uma camada de areia, que também vai ajudar a drenar a água;
- O próximo passo é espalhar a terra no vaso. Não precisa amassar, porque é necessário deixar a terra fofa e soltinha;
- Agora, faça pequenos furos na terra e adicione as mudas de suculentas. Caso a muda já esteja num recipiente com terra, é necessário utilizar o máximo de terra do vaso original, pois a planta já está costumada;
- Em seguida, cubra a planta com terra, moldando essa terra para deixar a suculenta firme no lugar;
- Se quiser, adicione pedrinhas, musgo e outros materiais para decorar a superfície do vaso.
Imagem 2: Se quiser, utilize uma pá apropriada ou uma colher para realizar a adição da terra no vaso no qual você está realizando o plantio.
Como plantar suculentas: aprenda a fazer mudas
As suculentas são plantas tão incríveis que podem se reproduzir através do método da propagação vegetativa. Isso significa que você pode simplesmente plantar uma folha de suculenta no solo, por exemplo, e a planta irá crescer e se desenvolver. Você pode utilizar outras partes da planta, mas a muda criada a partir da folha é a forma mais fácil de realizar esse processo. Com essa muda, você pode realizar o passo a passo de como plantar suculentas mostrado anteriormente e terá uma planta bonita e saudável.
Para saber como criar uma muda a partir da folha da suculenta, basta seguir as instruções abaixo.
- Retire as folhas da suculenta escolhida. Dê preferência para folhas saudáveis e grandes, sem machucados. Para retirar corretamente, arranque a folha desde a parte que está grudada no caule e tome cuidado para não quebrá-la;
- Deixe as folhas secando por um dia e no dia seguinte coloque-as no vaso;
- Para preparar a muda, escolha um recipiente com furos para drenar a água, e adicione uma cama de areia e outra de terra. Regue bem antes de adicionar as folhas;
- Coloque a folha sobre a terra – não é necessário enterrar. Deixe o vaso num local bem iluminado, mas que não esteja debaixo do sol direto. Além disso, mantenha a terra sempre úmida;
- Após 7 dias, a folha irá começar a desenvolver a raiz. Porém, em algumas espécies esse processo de formação pode ser mais rápido. Depois de realizar o enraizamento, você pode transferir a muda para vasos individuais, realizando o passo a passo que mostramos anteriormente;
- Quando a brotação das folhas for iniciada, você pode adicionar uma adubação foliar, comprada pronta, para acelerar o crescimento. Essa adubação pode ser feita a cada 15 dias.
Imagem 3: Após aproximadamente sete dias, a folha começará a desenvolver a estrutura radicular. Você pode dispor várias folhas no mesmo vaso e, em seguida, transferir essas mudas para vasos individuais, seguindo as instruções do tópico “como plantar suculentas”.
Dicas extras para cuidar da sua suculenta
Nós já compartilhamos um artigo especifico com o passo a passo para cuidar da sua suculenta. Por isso, dessa vez vamos te oferecer dicas extras, mas importantes, que vão ajudar sua planta a crescer e se manter saudável e bonita. Confiras as dicas a seguir.
Como plantar suculentas: cuidado com as pragas
Suculentas também podem desenvolver pragas, como cochonilhas e pulgões. Caso esses bichinhos apareçam, isole imediatamente sua planta, para que as pragas não se espalhem para outras espécies que você pode ter em seu apartamento ou casa. Uma das formas de combater o problema é através da utilização do óleo de Neem, que pode ser utilizado, com auxílio de cotonete, para remover os insetos um por um. Em seguida, é aconselhável pulverizar o óleo na planta toda vez que você for regar, até que o problema esteja resolvido.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 4: Com o auxílio do cotonete, é muito mais fácil retirar as pequenas cochonilhas da sua suculenta.
Como plantar suculentas: cuidado com as regas
Caso você utilize vaso de cerâmica, terá que realizar regas com mais frequência, já que esse material acelera a evaporação da água do solo. Porém, antes de regar sua suculenta, observe se a terra está seca e regue até a água escorrer por baixo do vaso. Além disso, durante a rega, evite jogar água nas folhas, porque isso pode fazê-las apodrecer. Outra dica importante é sempre retirar a água do prato que fica embaixo do vaso. Lembre-se que as suculentas estão acostumadas com ambientes secos e, portanto, não gostam de contato com muita água.
Imagem 5: Cuidado para não encharcar o vaso de água e só regue quando perceber que o solo está ficando mais seco. A rega de uma em uma semana é o ideal, mas isso varia a depender do clima da sua região.
Como plantar suculentas: Luminosidade certa
As suculentas gostam de sol. Dependendo da espécie, apenas a iluminação indireta não será suficiente para o bom desenvolvimento da planta. Por isso, é importante deixá-las próximo a janela ou em áreas externas da sua casa.
Imagem 6: A maior parte das suculentas precisam de muita luz para se desenvolver. Mas lembre-se de verificar quais as necessidades relacionadas a espécie de suculentas que você tem em casa.
Como plantar suculentas: Escolha o vaso certo
Escolher o vaso certo para o plantio merece seu cuidado e atenção. Afinal, esse recipiente não é útil apenas para plantar, mas também para decorar o seu jardim ou a sua casa. Porém existem várias opções de vasos que você pode utilizar para realizar esse plantio. Lembrando que é importante que todos eles tenham furo, para que ocorra a drenagem de água de maneira correta, já que a suculenta não gosta de muita umidade. Confira os exemplos a seguir.
Vaso de barro
Confira os melhores produtos para sua casa:
O vaso de barro é o tipo mais tradicional que existe. Ele já é utilizado para o plantio de várias espécies e também pode ser utilizado para o plantio de suculentas. São utilizados tanto em decorações mais rústicas quanto nas mais clássicas. Porém, para deixar o visual do ambiente ainda mais bonito, você pode criar um jardim com vários vasos de barros em tamanhos e formas diferentes. Além disso, também é possível realizar o plantio de várias espécies no mesmo vaso.
Imagem 7: Os vasos de barro têm um visual rústico e já é tradicional nos lares brasileiros. Eles são úteis para plantar qualquer espécie vegetal.
Imagem 8: Além disso, o contraste entre o verde da planta e o marrom do vaso cria um visual bonito e rústico.
Vaso de cimento
Os vasos de cimento são indicados para plantas de pequeno e médio porte – por isso podem ser utilizados para o plantio de suculentas. Eles costumam ocupar mais espaço e a chamar mais atenção, então é importante pensar em como adicioná-lo no ambiente, especialmente se o vaso for decorado.
Imagem 9: Os vasos de cimento são úteis para decorar o ambiente interno da sua casa, conferindo um toque de modernidade a sua decoração, especialmente se forem decorados com listras.
Imagem 10: Mas você também pode utilizar vasos decorados com frases.
Mini vaso
Os mini vasos são muito utilizados na decoração interna de casas e apartamentos. Pequenos e discretos, eles possuem um visual delicado e podem agregar ao conjunto da decoração. Além disso, eles ficam mais charmosos em conjunto, acompanhados de outros mini vasos.
Imagem 11: Os mini vasos coloridos possuem um visual mais delicado, que fica mais evidente quando há vários exemplares juntos.
Imagem 12: Porém, se você deseja uma decoração mais divertida, pode investir em mini vasos de suculentas decorados com desenhos.
Vaso de cerâmica
O vaso de cerâmica transmite elegância e sofisticação ao ambiente. Por isso, ele é geralmente utilizado em ambientes internos, para decorar o ambiente.
Imagem 13: Os vasos de cerâmica com design geométrico conferem modernidade e elegância ao ambiente.
Imagem 14: Mas você também pode optar por modelos arredondados.
Outros tipos de vaso
Existem vários tipos de recipientes, com formatos e tamanhos diferentes, que podem ser utilizados para plantar suculentas, tais como vasos de vidro, utilizados em terrários, vasos de pedra, recipientes metálicos, entre outros. Vale lembrar que você também pode misturar sua suculenta com outras plantas, como os cactos, criando uma decoração bem rica e diversa, que vai impactar positivamente na sua decoração.
Imagem 15: Esse terrário aberto com suculentas e cactos foi criado utilizando um vaso de bronze como recipiente. O resultado do arranjo fica lindo!
Imagem 16: Contudo, você também pode criar um arranjo utilizando um vaso grande de cimento.
Imagem 17: Além disso, você pode utilizar um recipiente grande de vidro, que permite que as camadas do solo também atuem como elementos decorativos.
Imagem 18: Esse vaso de cachepot decorado deixa mais bonito qualquer ambiente.
Imagem 19: Mas você também pode utilizar xícaras como porta vaso. Nesse caso, não é recomendável utilizar a xícara como vaso e sim como suporte, já que não é possível abrir furos nesse objeto.
Imagem 20: Porém, você pode plantar suas suculentas em praticamente qualquer lugar! Nesse caso, a fonte ganhou uma nova função e se tornou um jardim de suculentas.
Deixe um comentário