Para você que deseja fechar um espaço, a cerca viva pode ser uma ótima opção. Com ela você pode formar uma barreira privativa garantindo que o espaço fique longe de olhares curiosos.
Além disso, a beleza é um diferencial. Um muro bem ornamentado traz uma singularidade ao ambiente o transformando, trazendo harmonia e paz para a área aberta da casa.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Existem cercas vivas de diversos tipos e cada uma traz vantagens e desvantagens. É uma ótima opção para quem precisa fechar um espaço, mas não quer deixar de enfeitar o ambiente. A ornamentação possibilitada por esse tipo de muro é belíssima.
Imagem 01: Até mesmo em fachadas de casas a cerca viva fica majestosa.
O que é cerca viva?
É um muro formado por árvores e arbustos, plantados de uma forma que forme uma barreira ou uma delimitação de uma área, fechando espaços e garantindo por exemplo, uma separação de propriedades vizinhas.
Elas oferecem proteção e privacidade, fechando os ambientes e formando uma contenção e separação das áreas delimitadas. É uma forma prática de se fazer um muro, pois os arbustos crescem rapidamente fechando a área em questão.
Imagem 02: Faça sobreposições de cercas comuns com a viva.
A cerca viva serve para delimitar uma área, sem encobrir totalmente a visão. É uma forma de se proteger o lugar, mas sem cobrir totalmente o espaço. Os arbustos são muito utilizados neste tipo de cerca.
Ela é muito usada no paisagismo, visando a embelezar uma área complementando as plantas, vasos ou o que a imaginação couber. É uma boa forma de embelezar um jardim.
Imagem 03: A cerca viva também pode ter uma aparência desconstruída.
Pode-se utilizar cercas para esconder peças e maquinários do jardim, como por exemplo o motor da piscina. Assim a cerca serve como uma harmonizadora do ambiente em questão.
A cerca viva garante a privacidade de áreas como a piscina. Seus vizinhos não poderão vê-lo e dessa forma evita-se olhares proporcionando um local privativo na área externa de sua casa.
Imagem 04: Deixe o paisagismo da sua casa ainda mais belo.
Tipos existentes de cerca viva
Existem diversos tipos de cercas. Além disso, elas possuem vários tamanhos cada uma sendo utilizada para um objetivo. Vejamos algumas delas:
Piracanta
Utilizada como uma cerca mais baixa delimitadora de espaços, ela mede até 4 metros. Seu florescimento acontece na primavera e oferece seus frutos no inverno. É uma planta que resiste bem aos raios solares, além de possuir uma beleza exuberante.
Imagem 05: O tom de vermelho ressalta no verde.
Pingo de Ouro
É uma planta utilizada para demarcar espaços. Pode ser usada nas diversas temperaturas do país, se adaptando para climas quentes e frios. Possui uma coloração verde limão sendo muito usada em paisagismo.
Imagem 06: O pingo de ouro também pode dar flores em determinada época do ano.
Hibisco
É indicado para bloquear os ventos mais fortes, possui folhas densas e de fácil reparo. É uma cerca viva muito usada na demarcação de espaços harmonizando o local.
Imagem 07: Com certeza você já se deparou com essa planta em diversas cercas. Principalmente de casas mais antigas.
Buxinho
Planta que pode chegar a até cinco metros de altura, o Buxinho deve receber a poda de diversas maneiras e é muito prático, possuindo várias funcionalidades, inclusive na demarcação de espaços.
Imagem 08: Perfeito para fazer modelos bem estilizados.
Dracena
A cerca viva de Dracena, pode ser usada para barrar o vento e o ruído. A planta pode chegar a até seis metros e se adapta bem à luz solar. Com podas anuais, o arbusto se mantém saudável e bonito.
Imagem 09: A dracena deixa um aspecto visual incrível.
Como cuidar
- Faça uma linha reta demarcando onde sua cerca ficará;
- Escolha qual planta irá utilizar e compre brotos da planta;
- Retire as ervas daninhas e plantas da linha onde ficará a cerca viva;
- Are o solo na linha onde ficarão as plantas;
- Coloque fertilizante no solo onde ficarão os arbustos;
- Plante os brotos;
- Coloque uma cobertura de cinco centímetros na linha da cerca viva;
- Ague a linha até que a terra e o solo se assentem;
- Ague as plantas duas vezes por semana e mais um pouco durante o verão;
- Fertilize a plantas duas vezes por ano;
- Pode os arbustos uma vez por ano;
- De três a cinco anos as plantas terão seu tamanho completo.
Pode-se regar a cerca viva através de uma mangueira furada que irá gotejar a cerca em toda a sua extensão. Observe as folhas da cerca para ver se precisam de água. Nos meses mais frios é possível deixar a planta sem água.
Caso você precise de uma cerca antes da cerca viva se desenvolver, utilize uma de arame. Dessa forma você pode delimitar o espaço sem agredir a visão. Depois que as plantas estiverem desenvolvidas é só retirar o arame.
Imagem 10: Realize podas sempre que necessário.
Vantagens da cerca viva
Entre as vantagens da utilização das cercas vivas destacam-se a delimitação de espaço de forma harmônica e natural. Ela se insere no ambiente e com seu verde faz uma grande diferença na área externa da casa.
É um modo muito mais prático de se fazer um muro. É muito usada na delimitação da área do vizinho. Com vários metros a cerca viva se adapta ao lugar e faz com que a área se torne mais verde, mais natural.
Imagem 11: Mescle tipos de plantas.
Diferentemente do muro de concreto, a cerca viva traz beleza à área. É ótima para ornamentação, fazendo com que o ambiente apresente um frescor, trazendo a natureza para embelezar jardins e varandas.
Algumas plantas utilizadas na cerca viva podem fazer um abafador sonoro. Dessa forma, os sons da rua não chegarão até a área cercada, fazendo com que o ambiente fique mais propício para encontros familiares, festas e churrascos.
A cerca viva também pode ser uma ótima opção para aqueles que querem impedir que os ventos caiam em seu jardim. Elas são quebra-ventos e ainda impedem a incidência de raios solares em demasia.
Imagem 12: Mesmo que sejam cercas baixas, não deixe de ter uma em seu jardim.
Dicas de decoração
As plantas utilizadas nas cercas vivas podem ter várias utilidades, entre elas a de decorar o ambiente. Pode-se fechar muros com as plantas, utilizar pequenos arbustos ao redor da área. Enfim, as possibilidades são inúmeras. Vamos ver algumas dicas de decoração, de ornamentação.
O arbusto Buxinho pode ser utilizado como bordas do jardim. Fica muito bonito ao redor das casas. É preciso que seja podado regularmente para manter seu formato regular. Fica muito bonito ao delimitar a área da piscina, por exemplo.
Imagem 13: A trepadeira unha de gato é um dos modelos mais comuns de cerca viva.
A Tumbérgia arbustiva conhecida como manto do rei demanda pouco cuidado e é muito prática. Cresce até os 2,5 metros e fica linda quando exibe suas flores lilás, que atraem borboletas e beija-flores ao ambiente.
A cerca viva de Murta é uma ótima opção para quem necessita de praticidade e de um muro alto para ter mais privacidade. A demarcação da propriedade fica linda com essa planta que traz um visual homogêneo com um verde belo. Com uma poda certa e boas condições ela cresce até os cinco metros.
Imagem 14: Aquelas plantas que cobrem pergolados também podem te ajudar nessa jornada.
Tenha você também uma cerca viva
A cerca viva é uma ótima pedida para quem quer demarcar sua área, construir um muro, ou até ornamentar o seu ambiente. Muitas plantas não precisam de uma poda regular o que traz praticidade no cuidado com a cerca.
Além disso, elas podem conter os ventos, diminuir a poluição sonora, embelezando o ambiente o transformando em um lugar mais harmônico e natural. A cerca viva pode mudar completamente a área de lazer ficando linda ao cercar um espaço como o da piscina, por exemplo.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 15: Contorne muros.
A cerca viva é prática, barata, e em pouco tempo mostra toda a sua beleza e esplendor ao cercar um espaço, uma casa e onde mais você imaginar.
Imagem 16: Não se esqueça de realizar a manutenção periódica para que sua cerca fique sempre bonita e apresentável.
Inspire-se nesses modelos de cerca viva
Imagem 17: As rosas são ótimas opções para esta ideia, já que elas possuem a propriedade de trepar conforme vai crescendo.
Imagem 18: Mesmo que em dias fora da estação você se depare a galhos.
Imagem 19: A espera para ver a sua cerca florida.
Imagem 20: Com certeza irá valer muito a pena.
Imagem 21: A jasmim leite também traz um belo resultado.
Imagem 22: Aposte em plantas trepadeiras.
Imagem 23: Elas dão vida e deixam o ambiente mais despojado.
Imagem 24: A Ipoméia rubra (Ipomoea horsfalliae) é uma trepadeira que deixa cercas maravilhosas.
Imagem 25: O bambu também está em alta para ser utilizado como cerca viva.
Imagem 26: Use mesmo o bambu verde.
Imagem 27: Ou ele mais maduro.
Imagem 28: Cerquinha instalada ao fundo de jardim vivo de bambus.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Imagem 29: Não importa o seu tamanho, o bambu sempre fica perfeito.
Imagem 30: Aposte em personalizar e realizar desenhos com o próprio tronco da planta.
Imagem 31: Conforme a planta vai crescendo o efeito fica ainda mais belo.
Imagem 32: Então veja mais este resultado.
Cerca viva com flores
Imagem 33: Use plantas com flores.
Imagem 34: Além de ter uma cerca ainda mais bela.
Imagem 35: Você irá atrair diversas borboletas para seu jardim.
Imagem 36: Deixando tudo ainda mais bonito de se ver.
Imagem 37: Faça a aposta das misturas de tons.
Imagem 38: E veja só como fica o resultado final.
Imagem 39: Use tom sobre tom.
Imagem 40: Ou plantas que dão flores isoladas.
Imagem 41: Deixe com que os arcos se formem.
Imagem 42: E mantenha a beleza que um jardim realmente merece.
Imagem 43: Veja essa linda ideia com a murta de cheiro.
Imagem 44: Traga a conexão do campo para sua casa.
Imagem 45: Modelos com azaleias ficam incríveis.
Imagem 46: Independente do formato.
Imagem 47: A forsythia sino dourado também é uma ótima opção.
Inspirações coloridas
Imagem 48: O verde com vermelho fica encantador.
Imagem 49: Mas que tal apostar nas rosas?
Imagem 50: A unha de gato também é uma planta ornamental que fica linda para cerca viva.
Imagem 51: Você também pode misturar tipos de plantas.
Imagem 52: A ixora traz cor e beleza ao seu jardim.
Imagem 53: Então veja esta aplicação em trilhas.
Imagem 54: A decoração com delphinium não tem comparação.
Imagem 55: Faça uma cerca em cima de muros baixos.
Imagem 56: A primavera também pode ser utilizada.
Imagem 57: Veja como fica!
Imagem 58: As rosas dão um ar romântico.
Imagem 59: Veja só mais esta ideia.
Imagem 60: Mas que tal apostar nas hortênsias como flores para sua cerca?
Imagem 61: Ela fica com um efeito diferente de todas as outras.
Imagem 62: E são diversas cores para se inspirar!
O verde também fica lindo
Imagem 63: Deixe seu jardim limpo.
Imagem 64: Use formatos cônicos para dar amplitude à sua cerca viva.
Imagem 65: Mas nada te impede de apostar em modelos retos também.
Imagem 66: Faça pequenos retângulos.
Imagem 67: Deixe as plantas crescerem naturalmente.
Imagem 68: Ou crie personagens como este dragão.
Imagem 69: Mas lembre-se de sempre estar realizando manutenções.
Imagem 70: A poda correta é fundamental para o desenvolvimento saudável da planta.
Imagem 71: Utilize equipamentos específicos para aparar a sua cerca verde.
Imagem 72: Com a planta bem tratada, você pode dar a forma que quiser a ela.
Imagem 73: O restante do jardim apenas complementa a beleza da sua cerca viva.
Imagem 74: O bambu é uma ótima alternativa para quem quer beleza, frescor e praticidade para cercas.
Imagem 75: Para quem está na moda de cactos e suculentas, que tal essa ideia?
Imagem 76: São várias opções de plantio que você pode realizar.
Imagem 77: Mais um belo exemplo com bambus.
Imagem 78: Traga a natureza para a fachada da sua casa na cidade.
Imagem 79: Seja uma casa no campo, na cidade ou no condomínio, a cerca viva fica encantadora.
Imagem 80: E por fim, não poderíamos deixar de mostrar os famosos sítios ou chácaras que adotam este tipo de cerca para suas fachadas.
Deixe um comentário