Você sabe como cuidar de orquídeas? Quem nunca teve uma dessas plantas que são bem charmosas em casa, não é mesmo?
Subdividida em várias espécies, essa planta é o xodó de muitos para compor a decoração de jardins e até mesmo dentro de casa.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Ainda quando lembramos que sua manutenção é mínima, sendo fácil de criar.
Não é à toa que essa planta é a queridinha entre diversos arquitetos, paisagistas e de decoradores de interiores para dar vida aos mais variados tipos de ambientes.
Imagem 01: As orquídeas são capazes de compor qualquer ambiente, trazendo leveza, naturalidade e sofisticação.
Cultivar a orquídea pode ser um passatempo para diversas pessoas, contudo há formas certas de se realizar, inclusive o seu manejo para que o seu desenvolvimento não seja prejudicado.
Preparado para entrar nesse maravilhoso mundo cheio de cores e modelos?
Então vem agora com a gente e aprenda dicas essenciais e ainda contemple várias ideias bem legais para decorar o seu ambiente com orquídeas.
Como cuidar de orquídeas: aprenda a fazer o manejo correto em orquídeas
A primeira dica sobre como cuidar de orquídeas fazendo o manejo de forma correta é saber escolher bem o tipo de vaso a ser colocado na orquídea. O ideal é que você dê preferência para os vasos de barro por serem mais favoráveis para a drenagem da planta.
Porém, nada impede que você utilize outros modelos de vaso também, mas que também sejam eficientes para a drenagem. Dessa forma, você evita que as raízes de suas mudas apodreçam com o excesso de água.
Depois que escolher bem o vaso você já pode seguir para a etapa principal de manejo para que ela cresça de forma saudável e cheia de beleza. Para então, no fundo do seu vaso escolhido adicione cascalhos para que a água possa ser facilmente drenada.
Acrescente a orquídea de sua preferência no vaso. Nesta etapa é importante que você não deixe a planta ultrapassar o limite do vaso. Afinal, isso interfere no seu desenvolvimento.
Em seguida, acrescente nó de pinho ou placas de madeira até que o vaso se complete.
Às vezes será necessário já realizar uma pequena poda em sua orquídea. Portanto, uma outra dica importante é esterilizar bem a tesoura antes de cada poda, para que a sua orquídea não acabe recebendo doenças que podem ser transmitidas.
Nesta etapa, aplique um pouco de canela em pó para que a planta possa ter um processo de cicatrização mais rápido.
Imagem 02: Aprender a realizar o manejo de uma orquídea é fundamental para que a planta possa se desenvolver corretamente aproveitando cada item necessário para o seu fortalecimento.
Fique atento!
A sua orquídea, por mais que seja uma planta que cresce em meio a natureza, é bem sensível. Principalmente, quanto ao assunto de pragas.
Para evitar problemas indesejados, faça uma mistura de detergente neutro com água e utilize um borrifador para aplicar periodicamente sobre a planta e eliminar o problema.
Confira os melhores produtos para sua casa:
E por fim, quando notar que as folhas de suas orquídeas estão com tonalidades mais escuras, é preciso mudá-la de local para que ela possa receber mais luz para o seu desenvolvimento.
Você sabia?
As nossas tão amadas orquídeas são plantas bem versáteis, com a possibilidade de encontrar em diversas cores, mesclas e são bem originais.
Além disso, são várias espécies diferentes para poder escolher na hora de decorar. Ao todo, já foram catalogadas mais de 20 mil espécies diferentes de orquídeas no mundo todo! Apenas aqui no Brasil, temos mais de 3.500 espécies nativas.
É por esse e tantos outros motivos que devemos aprender bem como cuidar de orquídeas, principalmente quando adquirimos alguma para fazer parte do nosso dia a dia, seja na decoração de seu jardim ou até mesmo do interior de sua casa.
Como cuidar de orquídeas em ambientes fechados
É muito comum encontrar esse tipo de planta em locais fechados. Contudo, é preciso tomar cuidado para que a umidade do local não seja insuficiente e cause a proliferação de bactérias e fungos na planta.
Locais como banheiros, áreas externas, proximidades de umidificadores e de aquários são excelentes opções para deixar sua orquídea. Esses locais permitem que a planta não se destaque, sendo uma ótima alternativa sobre como cuidar de orquídeas.
Imagem 03: Vasos bem diferenciados dão um ar de extrema modernidade e autenticidade para a sua decoração e quando conseguimos unir a sua beleza com a de uma orquídea. Não há ambiente que não seja belo para se contemplar. Portanto, a beleza fica ainda mais evidenciada quando trabalhamos com as tonalidades de branco.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Também podemos ressaltar o fato de que as orquídeas precisam de locais em que há ventos fortes para que as suas flores não sejam prejudicadas.
Então, como outra dica de outro para manter a saúde e a beleza sobre como cuidar de orquídeas é mantê-las longe de locais com muita ventilação.
Imagem 04: Até mesmo para quem mora em apartamentos a orquídea não precisa ser dispensada. Ela fica linda tanto dentro de casa, como também para realizar composições de paisagismo em sua sacada. Fazendo um excelente trabalho naqueles locais em que se deseja relaxar em meio a natureza. Então dá só uma olhada nesse exemplo.
Como cuidar de orquídea: Rega e Adubação
Assim como outros tipos de plantas, as orquídeas também possuem algumas regras de rega e de processo para adubação.
Como esse tipo de planta não é capaz de se adaptar a níveis excessivos de água, é importante que na hora de realizar a montagem do vaso de uma orquídea você consiga realizar uma drenagem eficiente. Este é um dos principais itens sobre como cuidar de orquídeas.
Então, na hora em que for realizar a rega das plantas, aposte no uso de um pulverizador para que não adicione água demais, encharcando o substrato, sendo que ele apenas precisa ficar úmido.
Imagem 05: Para se obter um melhor desempenho para a qualidade de vida de sua planta e não fazer com que suas raízes apodreçam, é preciso tomar cuidado com a quantidade de água durante a rega. Por isso, opte por borrifadores e vasos que tenham uma alta capacidade de drenagem.
Da mesma forma, continuando a seguir essa linha de raciocínio para esta planta, o processo de adubagem também precisa ser planejado de forma trimestral.
Para realizar esse processo trimestral, dê preferência a adubos que tenham composição química caso você vá deixar a sua planta em um ambiente fechado.
Optar por adubos naturais pode atrair insetos para dentro de casa. Por isso, utilize esse tipo de adubagem apenas em áreas externas.
Quer decorar sua casa com orquídeas? Então veja essas ideias!
Já faz um tempo que as orquídeas estão sendo as queridinhas entre paisagistas, arquitetos e decoradores para realizar aquele complemento satisfatório na decoração interna de casas e apartamentos e também de jardins.
Da mesma forma, também é o tipo de planta preferido por pessoas que desejam dar um ar mais natural em casa ao ir em uma floricultura escolher sua planta.
São vários modelos de vasos para que você possa realizar os mais variados tipos de composições, cores de orquídeas diferentes tanto nas opções lisas quanto nas mesclas e, ainda, há mais de 20 mil espécies para que você possa escolher!
Então, para te dar uma força nessa etapa, separamos algumas inspirações de decoração com orquídeas. Confira!
Imagem 06: Para quem gosta de ideias mais modernas, apostar em vasos geométricos para cultivar suas plantas é uma ótima opção. Mescle formatos, tamanhos e até mesmo cores.
Imagem 07: As orquídeas também podem ser utilizadas para decorar a mesa de jantar para aquela sua data especial em casa. As orquídeas brancas conseguem dar glamour e sofisticação com sua beleza simples.
Imagem 08: Os banheiros também podem receber lindos vasos com essas plantas. Perfeitas para dar vida ao local e ainda trazer um pouco de suavidade em um ambiente naturalmente fechado.
Imagem 09: Se você possui algum jardim, aposte na utilização de cachepôs para manter seus vasos com orquídeas suspenso, deixá-la isolada em meio ao ar, faz com que a atenção se volte ainda mais a elas. Uma outra ideia é apostar na utilização de pedaços de troncos suspensos, já que as orquídeas são plantas parasitas.
Como cuidar de orquídeas: mais algumas ideias
Imagem 10: Potinhos que bolos comprados na rua e até mesmo de outros alimentos podem se tornar lindos vasos reciclados.
Imagem 11: E quando colocamos uma cor vibrante em meio a um ambiente monocromático, a orquídea dá outra cara ao ambiente, com muita sofisticação e vida.
Imagem 12: Aquele aparador que você tem e não sabe como decorar, pode dar espaço a um lindo jardim com plantas variadas em vasos. Contudo, você também pode apostar na mistura de várias espécies e cores de orquídeas para dar ainda mais vida ao local.
Imagem 13: Mesmo que você tenha uma decoração mais despojada, você também pode apostar sem medo na utilização de orquídeas. Neste caso, utilize essas plantas suspensas com elementos mais ousados.
Imagem 14: Para quem não quer ter a planta real em casa, então que tal apostar na utilização da orquídea em lindos quadros em sua sala?
Imagem 15: Os copos de plásticos também podem se tornar ótimas opções de vasos para compor com sua decoração mais despojada com as orquídeas sem perder o charme. Então dá só uma olhada nesse exemplo.
Deixe um comentário