Seja para quem gosta de jogar, assistir a conteúdos de streaming ou mesmo apenas o jornal à noite, uma TV de qualidade faz toda a diferença. Nesse sentido, os tamanhos de TV ideal estão relacionado a fatores como a resolução da tela, potência do som, tamanho do cômodo, tecnologia e conectividade.
Portanto, se você está interessado em comprar uma TV para sua casa, leia este artigo até o final. Aqui você vai conferir quais fatores considerar na hora de comprar sua televisão, quais os tamanhos, tipos, tecnologias e recursos disponíveis no mercado e dicas de como integrá-la com o seu cômodo.
Confira os melhores produtos para sua casa:
O que considerar na hora de escolher a melhor TV para sua casa?
Você pode encontrar no mercado diversos modelos de TV com diferentes tamanhos, tecnologias e funcionalidades. Dessa forma, pode ser difícil escolher a ideal.
Portanto, confira a seguir alguns fatores que você precisa considerar na hora de comprar sua televisão.
Tamanho do cômodo
A primeira coisa que você precisa levar em consideração na hora de escolher sua TV é o tamanho do cômodo em que vai instalá-la. Afinal, as medidas do local influenciam diretamente no tamanho ideal da tela da sua TV.
Nesse sentido, caso o cômodo seja mais compacto, o ideal é que você compre uma TV menor. Porém, se o cômodo for mais amplo, você pode adquirir uma TV muito maior.
Assim, você vai evitar que o ambiente fique pesado visualmente e também vai evitar problemas com a circulação de pessoas na hora de assistir sua programação.
Por fim, verifique também o espaço disponível e a forma de decoração do cômodo para decidir qual estilo e design de TV escolher.
Tamanhos de TV: Tipo de cômodo
O tipo de cômodo é outro fator que influencia no tamanho da TV escolhida por conta do espaço disponível, dos móveis presentes no local e do tamanho do cômodo.
Dessa forma, quartos infantis e cozinhas, por exemplo, combinam melhor com TVs que tenham menos de 40 polegadas. Já para cômodos mais espaçosos, como quartos de casal, salas de estar e varandas, TVs com telas maiores são as ideais. Aproveite e aprenda a escolher o melhor tipo de poltrona para sala.
Tamanhos de TV: Resolução da TV
A resolução da TV é um aspecto importantíssimo a se levar em consideração na hora de escolher seu aparelho. Isso porque, quanto maior a resolução, maior a qualidade da imagem da sua televisão.
Ou seja, se você vai utilizar a TV para jogar, assistir a filmes e séries, o recomendado é escolher uma televisão que lhe forneça uma imagem de qualidade.
Entretanto, no caso da tecnologia 4K, é importante conferir primeiro se você tem acesso a conteúdos 4K, como planos de TV por assinatura e equipamentos específicos para esse tipo de tecnologia.
Tamanhos de TV: Tecnologia da tela
A tecnologia da tela da sua televisão influencia diretamente em outros fatores, como qualidade das imagens, consumo de energia e variedade de cores, por isso é algo a se observar na hora de escolher sua TV.
Por exemplo, as telas LED e LCD consomem 40% menos energia, se comparadas a outros tipos de TV, enquanto as QLED têm uma variedade de cores maior. Já as telas OLED são mais caras, mas possuem mais brilho e contraste, além de cores mais vivas.
Tamanhos de TV: Sistema operacional
A depender do sistema operacional da sua TV você poderá contar com diversas facilidades e funcionalidades.
Nesse sentido, a maioria dos modelos de televisão mais novos já possuem sistemas operacionais que lhe permitem acessar aplicativos como a Globoplay, Youtube e Netflix, mas você precisa conferir se sua TV possui essas funcionalidades antes de comprá-la.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Além disso, alguns modelos podem ser controlados por comandos de voz e você pode utilizá-los para controlar outros itens, como tomadas e lâmpadas.
Por fim, a maioria das Smart TVs vêm com sistemas operacionais como AndroidTV, WebOS e Tizen, trazendo uma interatividade ainda maior e podendo ser integrados com o Google Assistente e a Alexa, por exemplo.
Conectividade
Outro fator importante a se considerar ao escolher sua TV é a sua conectividade, pois ela vai influenciar diretamente na forma com que sua televisão se conecta com outros aparelhos.
Dessa forma, alguns aparelhos possuem entradas USBs, enquanto outros podem se conectar sem precisar de fios por ter Wi-Fi embutido e Bluetooth.
No entanto, alguns modelos, principalmente os mais antigos, precisam de um adaptador Wireless, enquanto outros só se conectam à internet via cabo de rede.
Sendo assim, verifique os modelos, as configurações e as opções de conectividade, tanto da TV que vai escolher quanto dos aparelhos que vai conectar a ela para que você possa ter mais praticidade e evitar futuros problemas.
Tamanhos de TV: Sistemas de áudio
O sistema de áudio da sua TV vai influenciar na qualidade da sua experiência e na sua imersão no conteúdo assistido. Por isso, na hora de escolher sua televisão, leve em consideração a capacidade sonora dela e o tamanho do cômodo.
Confira os melhores produtos para sua casa:
Afinal, se o cômodo em que você vai instalar a TV for muito amplo, você vai precisar de uma TV com um sistema de áudio muito potente ou vai precisar adquirir um sistema de som à parte. Alguns exemplos são:
- TVs de entrada: Esse tipo de TV não tem um sistema de som muito potente e, portanto, é recomendada para cômodos menores. Caso seu cômodo seja maior, você vai precisar de um sistema de som à parte;
- TVs intermediárias: Possuem um sistema de som um pouco mais potente e, a depender do tamanho do cômodo, ele será suficiente;
- TVs premium: Essas TVs têm um sistema de áudio que pode chegar a 60W e ainda alguns recursos para deixar o som mais limpo, melhorando a imersão no conteúdo.
Além disso, alguns modelos de TV já vêm com um soundbar embutido e outros com recurso de Som e Movimento, fazendo com que os autofalantes sigam os movimentos das cenas.
Custo-benefício
Por último, mas não menos importante, temos o custo-benefício, pois, quanto mais recursos e maior qualidade sua TV tiver, mais cara ela será.
Portanto, na hora de escolher sua televisão, verifique seu orçamento, as tecnologias de que vai precisar e o nível de experiência que vai querer ter com o aparelho.
Afinal, não adianta pagar caro por uma TV cheia de recursos que você nunca vai utilizar, certo?
Quais são os tamanhos de TV?
Você pode encontrar no mercado vários modelos de TV de vários tamanhos, mas o tamanho das telas são dados em polegadas, o que pode tornar difícil saber a largura e altura da tela do aparelho.
Nesse sentido, as medidas podem variar um pouco a depender do fabricante, mas no geral, os tamanhos de TV disponíveis no mercado são os seguintes:
- 24 polegadas: 60 cm de largura x 39 cm de altura;
- 30 polegadas: 61 cm de largura x 43 cm de altura;
- 32 polegadas: 73 cm de largura x 44 cm de altura;
- 40 polegadas: 89 cm de largura x 50 cm de altura;
- 43 polegadas: 94 cm de largura x 53 cm de altura;
- 49 polegadas: 107 cm de largura x 60 cm de altura;
- 50 polegadas: 112 cm de largura x 65 cm de altura;
- 55 polegadas: 121 cm de largura x 68 cm de altura;
- 58 polegadas: 130 cm de largura x 76cm de altura;
- 65 polegadas: 143 cm de largura x 80 cm de altura;
- 75 polegadas: 165 cm de largura x 93 cm de altura.
Ademais, lembre-se de que essas medidas se referem ao tamanho das telas, sem contar com a base.
Por fim, caso você esteja planejando embutir sua TV em um móvel planejado, o recomendado é que você tire as medidas exatas do aparelho antes de comprá-lo, pois, os centímetros de variação entre fabricantes podem fazer diferença nesse caso.
Tipos de TV
Existem vários tipos de TV, cada um com tecnologias que influenciam na qualidade das imagens, na exibição das cores e na estética dos aparelhos. Confira a seguir as mais utilizadas.
LCD
A tecnologia LCD é a mais antiga dessa lista. Seu display conta com cristais líquidos que iluminam a parte traseira da tela.
Nesse sentido, se comparada às outras tecnologias, as TVs LCD são mais econômicas, mas exibem uma imagem um tanto opaca e sem contraste.
LED
Esse modelo de TV conta com um painel LCD, mas sua iluminação traseira, na maioria dos modelos, é feita de luzes de LED.
Dessa forma, as TVs de LED têm uma resolução melhor e exibem cores mais vibrantes com mais contraste. Além disso, elas são mais finas e mais leves, têm uma durabilidade maior e são mais favorecidas esteticamente.
OLED
A tecnologia OLED é a evolução da LED, trazendo imagens ainda mais nítidas, cores e contraste mais destacados e um alto nível de brilho. As telas das TVs OLED são ainda mais finas e você pode encontrar até modelos com tela curva.
QLED
Os displays QLED (“Quantum dot LED”, que significa “Pontos Quânticos de Luz”), utilizam nanocristais que emitem cores diferentes quando alimentados por uma fonte de luz, que nesse caso, é a camada de LED.
Nesse sentido, as telas QLED podem reproduzir até 1 bilhão de cores, oferecendo um brilho e contrastes muito superiores, comparados aos displays LCD.
Assim, você pode apreciar a qualidade da imagem mesmo em locais com pouca iluminação.
Tipos de resolução de TV
O tipo de resolução da TV vai variar a depender do tamanho do aparelho, pois, quanto maior a tela, mais resolução a TV precisará ter para que as imagens não fiquem borradas. Atualmente, existem 4 tipos de resolução de TV, que são:
- HD (720p): A resolução HD conta com uma tecnologia mais antiga e imagens em alta definição e boa qualidade. É uma boa opção para assistir canais de TV aberta. Para manter a qualidade da imagem, é recomendado que a tela da televisão tenha até 32 polegadas;
- Full HD (1080p): Essa é a resolução mais utilizada atualmente. A qualidade e nitidez da imagem é ainda melhor e ideal para assistir filmes e séries. Para manter a nitidez das imagens, sua tela não pode ter mais de 43 polegadas;
- 4K ou Ultra HD (2160p): A tecnologia 4K tem 4 vezes mais qualidade do que a Full HD, trazendo imagens extremamente nítidas e realistas. Se você quer assistir filmes como se estivesse num cinema, essa tecnologia é a mais recomendada. Essa resolução é ideal para telas de até 60 polegadas.
Recursos extras de TV
Para turbinar ainda mais sua experiência ao assistir TV, você pode contar com recursos extras que podem vir com sua TV, como por exemplo:
- 3D: A tecnologia 3D traz uma experiência ainda mais realista ao fazer com que o que acontece na tela pareça estar acontecendo bem na sua frente, e até mesmo fora dela. Para aproveitar esse recurso, você precisa usar óculos 3D que já vêm inclusos em algumas TVs;
- Inteligência artificial: Uma TV Smart lhe permite fazer muito mais do que assistir. Com essa função você pode se conectar à internet e acessar suas redes sociais, ler e-mails, acessar sites, interagir com outros aparelhos e muito mais;
- Suporte ao HDR: Esse recurso é também conhecido como High Dynamic Range, que significa Grande Alcance Dinâmico. A maioria dos aparelhos mais atuais possuem esse recurso, que tem como função equilibrar os tons das cenas, transmitindo imagens com uma imagem mais realista, mais contraste e detalhes e cores mais vibrantes.
Como deixar sua TV mais discreta no cômodo
Muitas vezes, o aparelho de TV é o destaque de um cômodo, mas você pode querer que ela não chame tanta atenção e diminua a visibilidade do restante da decoração, principalmente se for um modelo de TV muito grande.
Portanto, se você quer integrar melhor sua televisão ao ambiente, fazendo com que ela faça parte da decoração quando não estiver sendo utilizada, siga as seguintes dicas:
- Esconda os cabos: Nada menos discreto do que uma TV cheia de cabos ao redor, certo? Para escondê-los você pode investir em um painel de televisão que tenha saídas para cabos na parte traseira ou até mesmo fazer uma caixa de cabos e colocá-lo na parte de baixo da estante;
- Transforme sua TV em um objeto decorativo: Para isso, basta usar um pendrive com fotos ou um Chromecast com planos de fundo que fiquem rodando ao longo do dia;
- Integre-a ao ambiente: Você pode fazer isso, colocando sua TV em uma parede com fundo escuro, assim, ela não vai se destacar quando estiver desligada. Outra forma de fazer isso é equilibrando-a com outros elementos, como quadros e objetos de decoração.
Lembre-se de conferir nosso post sobre rack para sala.
Deixe um comentário